Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14875
Tipo: Tese
Data do documento: 19-Abr-2021
Autor(es): SANTOS, Neuma Texeira dos
Afiliação do(s) Autor(es): UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
Primeiro(a) Orientador(a): SANTO, Adilson Oliveira do Espírito
Primeiro(a) coorientador(a): BRAGA, Roberta Modesto
Título: Modelagem matemática e teoria da complexidade: diálogo multitemático no ensino superior
Citar como: SANTOS, Neuma Texeira dos. Modelagem matemática e teoria da complexidade: diálogo multitemático no ensino superior. Orientador: Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo. 2021. 139 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14875. Acesso em:.
Resumo: A pesquisa realizada nesta tese doutoral foi motivada pelo interesse de compreender se as atividades de Modelagem Matemática no Ensino Superior, discutidas a partir dos sete saberes da complexidade de Edgar Morin, possibilitam a desfragmentação do conhecimento e a religação de saberes, visto que a educação do século XXI necessita de um pensar complexo, movida pelo sentimento de pertencimento a uma unidade planetária. Desta forma buscou-se, por meio das temáticas, monitoramento no manguezal, marrecas (dendrocygna autumnalis) em diversos contextos, pandemia da covid-19, redes sociais, fake news, infográficos e divulgação científica, articular saberes desenvolvendo atividades presenciais e online. A seleção dos dados empíricos foi inspirada no procedimento metodológico da análise de conteúdo, e a discussão dos dados organizada a partir das etapas de Modelagem, propostas pelo professor Rodney Bassanezi. O texto foi organizado no formato agregação, reunindo três artigos conectados e independentes, acompanhados de um texto integrador, introdução e considerações gerais. O primeiro artigo trata de uma reflexão teórica acerca dos fundamentos epistemológicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, para identificar o entrelaçamento com a Modelagem, que possibilite a religação de saberes. No segundo artigo foi realizada uma atividade empírica, com a temática ambientação no manguezal. Esta atividade de campo culminou na abordagem multitemática do terceiro artigo. A investigação mostrou que a abordagem de Modelagem, que proporciona o pensar complexo, está pautada na perspectiva transdisciplinar. Diante da complexidade das problemáticas que se vive neste século é necessário agir além das fronteiras, permitindo que Modelagens Matemáticas existam e potencializem a articulação de saberes, para o exercício pleno de uma cidadania planetária.
Abstract: The research accomplished in this doctoral thesis was motivated by the interest in understanding whether the activities of Mathematical Modeling in College Education, discussed from the seven knowledge of Edgar Morin's complexity, allow the defragmentation of knowledge and the reconnection of knowledge, since the education of the 21st century needs a complex thinking, moved by the feeling of belonging to a planetary unity. In this way, the themes sought to monitor mangrove swamps, ducks (dendrocygna autumnalis) in different contexts, the Covid-19 pandemic, social networks, fake news, infographics and scientific dissemination, to articulate knowledge by developing face-to-face and on-line activities. The selection of empirical data was inspired by the methodological procedure of content analysis, and the discussion of data organized from the Modeling steps, proposed by Professor Rodney Bassanezi. The text was organized in the aggregation format, bringing together three connected and independent articles, accompanied by an integrating text, introduction and general considerations. The first article deals with a theoretical reflection on the epistemological foundations of Edgar Morin's theory of complexity, in order to identify the intertwining with Modeling, which enables the reconnection of knowledge. In the second article, an empirical activity was carried out, with the theme of setting in the mangrove. This field activity culminated in the multi-thematic approach of the third article. The research has shown that the Modeling approach, which provides complex thinking, is based on a transdisciplinary perspective. Facing the complexity of the problems experienced in this century, it is necessary to act beyond borders, allowing Mathematical Modeling to exist and enhance the articulation of knowledge, for the full exercise of a planetary citizenship.
Palavras-chave: Articulação de saberes
Divulgação científica
Infográficos
Perspectiva transdisciplinar
Sete saberes da complexidade
Articulation of knowledge
Scientific divulgation
Infographics
Transdisciplinary perspective
Seven knowledge of complexity
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: MODELAGEM MATEMÁTICA
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Modelagem MatematicaTeoria.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons