Iniciação científica na Amazônia: bases históricas e epistemológicas dos clubes de ciências de Abaetetuba- PA e Moju- PA

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2022-05-23

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva. Iniciação científica na Amazônia: bases históricas e epistemológicas dos clubes de ciências de Abaetetuba- PA e Moju- PA. Orientadora: Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2022. 197 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14886. Acesso em:.

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Iniciação científica, divulgação científica, cultura científica, feiras de ciências, formação inicial e continuada à docência... Essas são algumas das ações que têm sido desenvolvidas por Clubes de Ciências no Pará. O primeiro Clube de Ciências surgiu em meados de 1979 no estado, denominado Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará - CCIUFPA e desde então suas ações têm contribuído para a disseminação de vários outros espaços em municípios vizinhos e em regiões longínquas do estado que se consolidaram com personalidade e identidade, portanto, embora as ações caminhem para o mesmo objetivo que é o de iniciação científica de professores e alunos, esses Clubes foram incentivados a se desenvolverem e se constituírem a partir da demanda de seu público e comunidade, o que os torna singulares dentro de seu contexto de atuação. Nesta pesquisa, é dado enfoque às bases históricas e epistemológicas da iniciação científica dos Clubes de Ciências de Abaetetuba-PA e Moju-PA. Nesta direção, a problemática de pesquisa é expressa: “em que termos se configuram as atividades dos Clubes de Ciências da região geográfica imediata de Abaetetuba-PA, tendo em vista as bases históricasepistemológicas da iniciação científica por eles desenvolvida?”, e como objetivo: investigar as bases históricas epistemológicas das atividades de iniciação científica desses espaços aí mencionados, a partir dos históricos investigados desde sua fundação aos dias atuais. Nesta perspectiva, defendo a tese que os Clubes de Ciências de Moju-PA e Abaetetuba-PA constroem e desenvolvem práticas pedagógicas consoantes às demandas da contemporaneidade, cujos aspectos históricos, teórico-metodológicos e epistemológicos da iniciação científica situam-se, predominantemente, no desenvolvimento cultural voltado à trilogia Ciência-Conhecimento-Sociedade, contribuindo para a formação da cidadania crítica e responsável dos estudantes e o desenvolvimento profissional de professores. Para isso, adoto a pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, onde experiências de vida de alunos, professores, coordenadores e colaboradores desses espaços se entrelaçam em informações documentadas em trabalhos científicos e registros internos (de atas de reuniões, projetos de iniciação científica, históricos, entre outros.) constituindo narrativas orais e escritas. Neste sentindo, para análise das informações, adoto a análise textual discursiva e desta forma, as narrativas levantadas se constituíram em textos de campo que a partir de novas e outras interpretações formam este metatexto. Desta análise construo três eixos emergentes: i) “LEVANDO ADIANTE OS AFLUENTES: consolidação dos Clubes de Ciências de Moju-PA e Abaetetuba-PA”; ii) “ESSE RIO IRRIGOU CULTURA: divulgação e popularização da Ciência”; iii) AS MUDANÇAS DAS ÁGUAS: ações dos Clubes de Ciências em prol da formação integrativa ciência-sociedade-tecnologia”; Os resultados mostram que os Clubes de Ciências de Moju-PA e Abaetetuba-PA constroem e desenvolvem práticas pedagógicas consoantes às demandas da contemporaneidade, onde os aspectos históricos da iniciação científica situam-se no desenvolvimento cultural, educacional, tecnológico e da Ciência contribuindo, desta forma, para a formação crítica do cidadão e para a profissionalização docente. Desta maneira, concluo que estudar a iniciação científica nos Clubes de Ciências, por meio de narrativas é retomar a experiência, reviver histórias vividas e contadas por aqueles que olham para a Ciência e o seu ensino com novas perspectivas para a educação básica, assim recontam a história da Ciência no âmbito educacional projetando novas perspectivas para a formação do cidadão deste século no contexto Paraense e no país.

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva. Iniciação científica na Amazônia: bases históricas e epistemológicas dos clubes de ciências de Abaetetuba- PA e Moju- PA. Orientadora: Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2022. 197 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14886. Acesso em:.