Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14959
Tipo: Dissertação
Data do documento: 15-Dez-2014
Autor(es): PRAZERES, Maria de Jesus Corrêa dos
Primeiro(a) Orientador(a): GUERRA, Gutemberg Armando Diniz
Primeiro(a) coorientador(a): ASSIS, William Santos de
Título: Cultivando sonhos: a Escola Nacional de Formação da CONTAG no Estado do Pará, Brasil
Agência de fomento: 
Citar como: PRAZERES, Maria de Jesus Corrêa dos. Cultivando sonhos: a Escola Nacional de Formação da CONTAG no Estado do Pará, Brasil. Orientador: Gutemberg Armando Diniz Guerra; Coorientador: William Santos de Assis. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar os processos de formação desenvolvidos pela ENFOC no Estado do Pará e suas interferências nas práticas sindicais. Nesta, priorizou-se o Estudo de Caso, privilegiando o enfoque qualitativo. Na mesma não houve preocupações fundamentais com tratamentos estatísticos e de quantificação dos dados em termos de representação numérica. O recorte temporal foi de 2006-2013, período em que a ENFOC no estado se expandiu, se tornando referência no cenário sindical brasileiro ao introduzir como metodologia de ensino as Jornadas Pedagógicas, além de ter sido pioneiro na realização de Cursos Regionais, Microrregionais e Municipais. Baseou-se em documentos históricos e entrevistas com diferentes atores que integram o MSTTR. Foram realizadas 15 entrevistas. Considerando as reflexões fomentadas por esta escola no que diz respeito às transformações de práticas sindicais incoerentes com a luta do movimento, fez-se o questionamento de quais seriam as interferências dos processos formativos desenvolvidos pela ENFOC nas práticas daqueles que integram o MSTTR paraense, enfocando a democratização dos espaços sindicais e a renovação de lideranças. A pesquisa apontou que esta escola, ao introduzir debates que estão diretamente ligados às suas práticas e ações, tem promovido alterações nas organizações sindicais no sentido de ampliar a participação dos trabalhadores rurais nas instâncias deliberativas e consultivas do movimento, motivou a renovação de dirigentes e lideranças nas organizações sindicais tanto no nível municipal como no estadual e, sobretudo, foi um indicador de mudanças e de fortalecimento da base sindical. Evidenciam-se elementos de positividades e de limites desta escola no estado. Por fim, apresentam-se novas questões a serem consideradas e refletidas pelas organizações sindicais.
Abstract: The present research aimed to analyze the training processes developed by ENFOC in the State of Pará and its interference in trade union practices. In this, priority was the Case Study, focusing on the qualitative approach. In the study, there were no fundamental concerns with the processing and quantification of statistical data in terms of numerical representation. The time frame was 2006-2013, during which the ENFOC expanded in the state, becoming a reference in the Brazilian labor scenario by introducing the "Pedagogical Days" as teaching methodology, and has been a pioneer in conducting Regional, Micro-Regional and Municipal Courses. It is based on historical documents and interviews with different actors that integrate the MSTTR. 15 interviews were conducted. Considering the reflections promoted by this school in regard of changes of union practices that are inconsistent with the struggle of the movement, there was the question of what would be the interferences of the formation processes developed by ENFOC in the practices of those who are part of the MSTTR of the State of Pará, focusing on the democratization of trade union spaces and the renewal of leadership. The survey showed that this school introduced debates that are directly linked to their practices and actions, leading to a contribution to a change in trade union organizations to increase the participation of rural workers in the deliberative and consultative bodies of the movement, as well as motivating the renewal of managers and leaders in trade union organizations both at the municipal and state levels, and, above all, was an indicator of the change and the strengthening the union base. There is evidence of positivity and limitation elements of this school in the state. Finally, there is a presentation of new issues to be considered and reflected by the unions
Palavras-chave: Educação popular - Pará
Sindicatos - Trabalhadores rurais - Pará
Camponeses - Pará
Área de Concentração: AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Linha de Pesquisa: DINÂMICAS ECONÔMICAS, CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIA
SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Sigla da Instituição: UFPA
EMBRAPA
Instituto: Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Agriculturas Amazônicas (Mestrado) - PPGAA/INEAF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoCultivandoSonhosEscola.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons