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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 30-Sep-2022
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Luís Fernando Ribeiro
metadata.dc.description.affiliation: SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Mirinzal
metadata.dc.contributor.advisor1: FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de
Title: O diário de leitura como instrumento para a experiência com o texto literário: uma incursão pelo conto fantástico demônios, de Aluísio Azevedo
Citation: ALMEIDA, Luis Fernando Ribeiro. O diário de leitura como instrumento para a experiência com o texto literário : uma incursão pelo conto fantástico demônios, de Aluísio Azevedo. Orientador: Luis Fernando de Faria Júnior. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14970. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discute as contribuições do uso do diário de leitura para a experiência com o texto literário, precisamente em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Entre os objetivos desta incursão, pode-se destacar discutir as relações entre literatura e sociedade, e seus desdobramentos no contexto escolar; e apresentar os conceitos basilares do diário de leitura. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, à luz dos estudos sobre as características do texto literário, procedimentos de leitura, relação autor-texto-leitor, entre outras pesquisas do campo do ensino-aprendizagem, foi possível observar que, em contexto escolar, o tratamento dado ao texto literário deve proporcionar, do ponto de vista prático, uma imersão nas tênues tessituras da malha do texto, caminhando pelas estradas dos não ditos, das ausências, dos eufemismos, enfim, que o leitor seja capaz de ver aquilo que, pela linguagem literária, está para além das ações cotidianas. Como aporte teórico para justificar a relevância da experiência do leitor em face da instância literária, adotou-se os pressupostos da Estética da Recepção, a partir dos estudos de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Para os autores, o texto fornece pistas ao leitor, sugere, dá margens para interpretações diversas, mediante o processo de percepção. Partindo desse pressuposto e buscando responde ao questionamento: Qual estratégia de ensino facilitaria a leitura literária em contexto escolar?, optou-se pelo uso do diário de leitura, baseado nos estudos de Machado (1998) e Cosson (2021). Para os autores citados, o diário é uma forma de interação verbal, onde o aluno registra/expõe suas impressões a respeito do texto lido. Como exemplificação do uso do diário de leitura, elaborou-se, como efeito decorrente das proposições levantadas acerca da importância da leitura literária, uma sequência didática tendo como texto motivador o conto fantástico Demônios, do maranhense Aluísio Azevedo (1857-1913). Como aspecto tributário da temática abordada e pela construção detalhada da sequência didática para o trabalho com a leitura, foi possível constatar que o diário de leitura é uma forma peculiar de registro das impressões do leitor mediante o contato com o texto objeto de sua intervenção leitora, ou seja, pelo registro é possível criar, recriar e intervir no encaminhamento da narrativa ficcional, por exemplo; e que ele, do ponto de vista da funcionalidade é prático para o trabalho em sala de aula, uma vez que flexibiliza o trabalho docente, ao passo que o aluno (leitor) pode organizar sua própria rotina de leitura. Entre os autores utilizados para este trabalho, destacamos Pound (2013), Coelho (2000), Compagnon (2010), Todorov (2009), Terra (2014), Cosson (2014), Silva (2013), Colomer (2007), Aguiar (2017), Rezende (2013), Zilberman (1991), Dalvi (2013), Machado (2018), Pimentel (2011), Tinoco (2013), Moisés (2004), entre outras fontes, que pensaram as caraterísticas da linguagem literária e seu aspecto dialógico dentro da tríade autor-texto-leitor; bem como reflexões sobre as metodologias para o desenvolvimento da competência leitora entre alunos da Educação Básica.
Abstract: This work discusses the contributions of the use of the reading diary to the experience with the literary text, precisely in classes of the 9th year of Elementary School. Among the objectives of this incursion, we can highlight the discussion of the relationship between literature and society, and its consequences in the school context; and present the basic concepts of the reading diary. Starting from a bibliographic research, in the light of studies on the characteristics of the literary text, reading procedures, author-text-reader relationship, among other researches in the teaching-learning field, it was possible to observe that, in a school context, the treatment given the literary text must provide, from a practical point of view, an immersion in the tenuous fabrics of the text's mesh, walking along the roads of the unsaid, of absences, of euphemisms, in short, that the reader is able to see what, through literary language, is beyond everyday actions. As a theoretical contribution to justify the relevance of the reader's experience in the face of the literary instance, the assumptions of the Aesthetics of Reception were adopted, based on the studies of Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser. For the authors, the text provides clues to the reader, suggests, gives margins for different interpretations, through the process of perception. Based on this assumption and seeking to answer the question: Which teaching strategy would facilitate literary reading in a school context?, we chose to use the reading diary, based on the studies of Machado (1998) and Cosson (2021). For the cited authors, the diary is a form of verbal interaction, where the student registers/exposes his impressions about the text read. As an example of the use of the reading diary, as an effect resulting from the propositions raised about the importance of literary reading, a didactic sequence was elaborated having as a motivating text the fantastic tale Demons, by Aluísio Azevedo (1857-1913). As a tributary aspect of the theme addressed and the detailed construction of the didactic sequence for working with reading, it was possible to verify that the reading diary is a peculiar way of recording the reader's impressions through contact with the text object of his reading intervention, that is, through the record it is possible to create, recreate and intervene in the routing of the fictional narrative, for example; and that, from the point of view of functionality, it is practical for work in the classroom, since it makes teaching work more flexible, while the student (reader) can organize their own reading routine. Among the authors used for this work, we highlight Pound (2013), Coelho (2000), Compagnon (2010), Todorov (2009), Terra (2014), Cosson (2014), Silva (2013), Colomer (2007), Aguiar (2017), Rezende (2013), Zilberman (1991) and Dalvi (2013), Machado (2018), Pimentel (2011), Tinoco (2013), Moisés (2004), among other sources, who thought about the characteristics of literary language and its dialogic aspect within the authortext-reader triad; as well as reflections on methodologies for the development of reading competence among Basic Education students.
Keywords: Leitura (Elementar)
Reading (Elementary)
Estudantes do ensino fundamental
School children
Letramento
Contos brasileiros
Short stories, Brazilian
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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