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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15091
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 5-Ago-2021 |
Autor(es): | COSTA, Rafaella Contente Pereira da |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia |
Primeiro(a) Orientador(a): | SIMÕES, Maria do Perpétuo Socorro Galvão |
Título: | Narrativas de Bragança nas vozes do rádio |
Citar como: | COSTA, Rafaella Contente Pereira da. Narrativas de Bragança nas vozes do rádio.Orientadora: Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões. 2021. 153 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15091. Acesso em:. |
Resumo: | A tese “Narrativas de Bragança nas Vozes do Rádio” busca compreender como as narrativas orais foram utilizadas e apropriadas pela Rádio Educadora na década de sua implantação, 1960, na cidade de Bragança-PA, mostrando a atuação da emissora no processo de repasse de saberes tradicionais locais durante as aulas radiofônicas e, como não poderia deixar de ser, na programação da Educadora. Diante dos conceitos de memória e narrativas orais, perpassados pelas teorias decoloniais, procuro mostrar a ideia de que essa rádio está inserida na memória do bragantino como elemento de representação da cultura oral da região. Neste sentido, escolher as narrativas orais como fonte principal de estudo tem o objetivo de atribuir centralidade aos sujeitos. As memórias individuais e coletivas são recursos centrais na manutenção da tradição dos povos marcando, com as narrativas orais, a presença de saberes repassados por gerações, logo, na perpetuação dos seus saberes ancestrais. O rádio, como dispositivo de comunicação, atuou nos processos de visibilidade para a cultura e identidade bragantina, neste sentido, a visão decolonial contribuiu para que a Rádio Educadora fizesse parte do cotidiano dos moradores de Bragança, não como apenas uma emissora, mas como uma instituição que faz parte do conjunto de elementos que caracterizam a identidade do lugar, observada nas narrativas que circulam na cidade e nas vilas e comunidades do município. Para esta tese foram considerados os conceitos de Simões, Halbwachs, Castells, Bosi, Bakhtin, Vygotsky, Walsh, Mignolo e Quijano. |
Abstract: | The thesis "Bragança's Narratives in Voices of the Radio" seeks to understand how oral narratives were used and appropriated by Rádio Educadora in the decade of its implementation, 1960, in the city of Bragança (PA), showing the role of the station in the process of transferring local traditional knowledge during the radio classes and, of course, in the Educadora's programming. Faced with the concepts of memory and oral narratives, permeated by decolonial theories, I try to show the idea that this radio is inserted in bragantine's memory as an element of representation of the region's oral culture. In this sense, choosing oral narratives as the main source of study aims to assign centrality to the subjects. Individual and collective memories are central resources in maintaining the tradition of peoples, marking, with oral narratives, the presence of knowledge passed down through generations, therefore, in the perpetuation of their ancestral knowledge. The radio, as a communication device, acted in the processes of visibility for Bragantine culture and identity. In this sense, the decolonial vision contributed to the Rádio Educadora being part of the daily lives of Bragança's residents, not as just a broadcaster, but as an institution that is part of the set of elements that characterize the identity of the place, observed in the narratives that circulate in the city and in the towns and communities of the municipality. For this thesis, the concepts of Simões, Halbwachs, Castells, Bosi, Bakhtin, Vygotsky, Walsh, Mignolo e Quijano. |
Palavras-chave: | Narrativas Narratives Rádio Educadora Memória Memory Mídia Media |
Área de Concentração: | ESTUDOS LITERÁRIOS |
Linha de Pesquisa: | LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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