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dc.creatorFONSECA, Vera Lúcia de Assis da Fonseca-
dc.date.accessioned2022-12-21T15:06:05Z-
dc.date.available2022-12-21T15:06:05Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationFONSECA, Vera Lucia Assis da. Um modelo de previsão de vendas em uma empresa de médio porte na cidade de Manaus: um estudo de caso. Orientador: Rui Nelson Otoni Magno. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15103 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15103-
dc.description.abstractThe sales forecasting process has been structured over time with new technologies and tools, for data consolidation and handling. The companies, which previously had no focus on the sales forecasting process, were not impacted by the lack of it, but currently, adjustments are necessary for its insertion, because there is consensus that only intuitivity, usually directed by past experiences or subjectivities, or optimized results or underestimated them. Walking in the above, this research aims to identify a sales forecast model appropriate to the portfolio of a medium-sized beverage company. In the study of this dissertation, the explanatory research technique was applied with exploratory and descriptive analyses, and minitab® and Excel software was also used® to perform the analyses through statistical abstracts, tables and figures, so that there was the assertive choice of the model to be applied to the business. Qualitative and quantitative forecastmodels, graphic analysis, residue scans and forecast error calculations were evaluated. The mean deviations and MAPEs (Mean Absolute Percent Error) of the models were compared: moving average, exponential smoothing, linear trend and holt winter and, as conclusion, the models with the lowest prediction errors were: moving average N=2 with MAPE=14.8%, exponential smoothing with MAPE=15.2% and linear trend with MAPE=15.4%. The choice was for the exponential smoothing model, although not the slightest error is easy to apply and weights the historical data.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2022-12-21T15:05:42Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloPrevisaoVendas.pdf: 1184910 bytes, checksum: 0950f19b2bc41f5c7e70441f60c451fd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ivone Costa (mivone@ufpa.br) on 2022-12-21T15:06:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloPrevisaoVendas.pdf: 1184910 bytes, checksum: 0950f19b2bc41f5c7e70441f60c451fd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-21T15:06:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloPrevisaoVendas.pdf: 1184910 bytes, checksum: 0950f19b2bc41f5c7e70441f60c451fd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-02-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet, via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.brpt_BR
dc.subjectPrevisão de vendaspt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectAcuracidadept_BR
dc.subjectModelo de previsãopt_BR
dc.titleUm modelo de previsão de vendas em uma empresa de médio porte na cidade de Manauspt_BR
dc.title.alternativeA Sales forecast model in a medium-sized company in the city of Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.contributor.advisor1MAGNO, Rui Nelson Otoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9017163598972975pt_BR
dc.description.resumoO processo de previsão de vendas vem se estruturando ao longo do tempo com novas tecnologias e ferramentas, para consolidação e manuseio de dados. As empresas, que antes não possuíam foco no processo de previsão de vendas, não se viam impactadas pela falta dele, mas, atualmente, adequações são necessárias para a inserção do mesmo, pois há consenso de que somente a intuitividade, normalmente direcionada por experiências passadas ou subjetividades, ou otimizavam resultados ou os subestimavam. Caminhando no exposto, esta pesquisa visa identificar um modelo de previsão de vendas adequado ao portfólio de uma empresa de bebidas de médio porte. No estudo desta dissertação foi aplicada a técnica de pesquisa explicativa com análises exploratórias e descritivas, também foram utilizados os softwares Minitab® e Excel® para realizar as análises através de resumos estatísticos, tabelas e figuras, para que houvesse a escolha assertiva do modelo para ser aplicado ao negócio. Foram avaliados modelos de previsão qualitativos e quantitativos, análise gráfica, de resíduos e cálculos de erro de previsão. Foram comparados os desvios médios e os MAPEs (Mean Absolute Percent Error) dos modelos: média móvel, suavização exponencial, tendência linear e holt winter e, como conclusão, os modelos com menores erros de previsão foram: média móvel N=2 com MAPE=14,8%, suavização exponencial com MAPE=15,2% e tendência linear com MAPE=15,4%. A escolha foi pelo modelo de suavização exponencial, apesar de não ser o menor erro é de fácil aplicação e pondera os dados históricos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Processospt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENGENHARIA DE PROCESSOSpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia de Processos (Mestrado) - PPGEP/ITEC

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