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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15142
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 31-Ago-2021 |
Autor(es): | ALMEIDA, Valéria Patrícia de Farias Cuellar |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | PESSOA, Fátima Cristina da Costa |
Título: | Os movimentos de participação e de resistência aos ciclos de formação na rede pública municipal de Belém: uma análise discursiva e ergológica |
Citar como: | ALMEIDA, Valéria Patrícia de Farias Cuellar. Os movimentos de participação e de resistência aos ciclos de formação na rede pública municipal de Belém: uma análise discursiva e ergológica. Orientadora: Fátima Cristina da Costa Pessoa. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15142. Acesso em: . |
Resumo: | A Rede Municipal de Ensino de Belém – RMEB, desde 1997, adotou como modelo de escolaridade os chamados Ciclos de Formação, com a principal justificativa de que a referida adoção sanaria o ainda presente fracasso escolar, conforme constam nas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental (DCEF) – Ciclos III e IV, documento constituidor das prescrições basilares dos Ciclos. Assim, passamos a observar uma prática muito recorrente por parte da Secretaria Municipal de Educação de Belém – SEMEC, em culpar – direta ou indiretamente – os(as) trabalhadores(as) da educação pela ocorrência desse fracasso escolar, compondo – dessa forma – nosso primeiro estranhamento. A segunda inquietação surgiu durante uma roda de conversa com colegas de profissão em torno da palavra “prescrições”. Após uma rápida pesquisa, percebemos a grande distância entre o trabalho prescrito e o trabalho realizado. O outro estranhamento equivale à percepção de que, quando a autora desta pesquisa ocupava o cargo de docente, o nível de resistência aos Ciclos era grande. Todavia, quando passou a ocupar o cargo de auxiliar de coordenação, após processo de readaptação funcional, essa resistência se tornou mínima. Dessa forma, propomos uma pesquisa articulada entre os estudos da linguagem e os estudos do trabalho cujo principal objetivo foi saber em que medida o dizer do(a) trabalhador(a) educacional sugere um movimento de participação ou resistência endereçados aos Ciclos de Formação, na RMEB. Para esse fim, sustentamo-nos nas noções discursivas de Dominique Maingueneau (2006, 2008a, 2008b, 2015), especialmente em relação: ao Interdiscurso constituído pelo atravessamento de outros discursos; à Cena Enunciativa cujo caráter reflexivo é representado pela tomada de palavra, pela prática discursiva dos sujeitos que inscrevem seus ditos na história, revelando o lugar de onde fala, social e ideologicamente construídos; e à Interincompreensão generalizada, marcada pelo falta de entendimento discursivo no dizer do outro, ou seja, comunidades que se ouvem, mas que não se compreendem. Noções que mantém entre si uma forte sintonia, ao constituírem uma verdadeira rede de sentido. O estudo do trabalho ancora-se em uma base ergológica focada – principalmente – nos postulados de Yves Schwartz (2004, 2010, 2016) acerca de suas teorias sobre atividade, normas antecedentes, debate de normas, trabalho prescrito e trabalho vivo. Fundamentos diretamente relacionados, já que atividade são ocorrências permanentes de debates de normas (DI FANTI; BARBOSA, 2016), também conhecida como renormalizações. O trabalho prescrito é representado pelas normas antecedentes, engessadas, as quais são sempre retrabalhadas, movimento que vai ao encontro novamente das renormalizações. O trabalho vivo, portanto, refere-se ao desdobramento do saber prescrito, relacionado diretamente com o que é, efetivamente, executado. A pesquisa classificada em exploratória e explicativa, conforme Gil (2012), compreendeu um caminho metodológico envolvendo a pesquisa documental das DCEF e a escuta dos(as) profissionais da educação (docentes, coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as)), direcionados por roteiro de entrevista, elencando os assuntos mais evidenciados em momentos de tensão, observados na rotina profissional. Nosso espaço de resultados foi constituído por meio do jogo de relações identificadas pela enunciação dos(as) participantes da pesquisa, a qual emoldurou um cenário de muitos desencontros, confrontos, assim como também entre a SEMEC e o espaço escolar, configurando saberes e práticas, distanciados, acerca do Sistema de Ciclos, marcados – fortemente – por uma forma desalinhada de compreender e de realizar os Ciclos. |
Abstract: | Since 1997 the Municipal Education Network of Belém has adopted the Training Cycles as a schooling model. The main justification is that this adoption would remedy the still present school failure, as stated in the Curriculum Guidelines for Elementary Education – Cycles III and IV. This document constitutes the basic prescriptions of the Cycles. Thus, we began to observe a very recurrent practice at the Municipal Education Department of Belém - in blaming - directly or indirectly - education workers for this school failure, making up - in this way - our first concern. The second concern arose during a round of conversation with professional colleagues around the word “prescriptions”. After a quick survey, we realized the great distance between the prescribed work and the work performed. The other concerns are related to the fact that, when the author of this research was a professor, the level of resistance to Cycles was high. However, when she started to occupy the position of assistant coordinator, after a process of functional readaptation, this resistance became minimal. Thus, we propose an articulated research between language studies and work studies, whose main objective was to know to what extent the educational worker's speech suggests a movement of participation or resistance regarding the Formation Cycles. To this end, we rely on the discursive notions of Dominique Maingueneau (2006, 2008a, 2008b, 2015), especially in relation to: the Interdiscourse constituted by the crossing of other discourses; to the Enunciative Scene whose reflexive character is represented by the taking of speech, by the discursive practice of the subjects who inscribe their sayings in history, revealing the place from which they speak, socially and ideologically constructed; and the generalized Inter-incomprehension, marked by the lack of discursive understanding in the other's words, that is, communities that listen to one another, but that do not understand each other. These notions maintain a strong harmony with each other, as they constitute a true network of meaning. This work is anchored on an ergological basis focused – mainly – on the postulates of Yves Schwartz (2004, 2010, 2016) regarding his theories about activity, antecedent norms, norms debate, prescribed work and live work. Directly related fundamentals, as activity are permanent occurrences of debates on standards (DI FANTI; BARBOSA, 2016), also known as renormalizations. The prescribed work is represented by antecedent, plastered norms, which are always reworked, a movement that again meets the renormalizations. Living work, therefore, refers to the unfolding of prescribed knowledge, directly related to what is actually performed. This research is classified as exploratory and explanatory, according to Gil (2012), and comprises a methodological path involving documental research by the Curriculum Guidelines for Elementary Education and listening to education professionals (teachers, pedagogical coordinators and directors). The study was guided by an interview script, in which we listened to the most evident issues in moments of tension observed in the professional routine. Our results were constituted through the game of relationships identified by the enunciation of the research participants, which framed a scenario of many disagreements, clashes, as well as between the Municipal Education Department of Belém and the school space, configuring knowledge and practices, distanced, about the System of Cycles, marked – strongly – by a misaligned way of understanding and carrying out the Cycles. |
Palavras-chave: | Sistema de Ciclos Cycle System Trabalhadores(as) da educação Education workers Rede Municipal de Ensino de Belém Belém Municipal Education Network Diretrizes Curriculares Curriculum Guidelines |
Área de Concentração: | ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Linha de Pesquisa: | ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
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