Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15184
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 28-Jul-2022 |
Autor(es): | FREITAS, Camilla Dias de |
Primeiro(a) Orientador(a): | GONÇALVES, Arlete Marinho |
Título: | TELELIBRAS: ferramenta de ancoragem dos parâmetros formacionais da Libras para alunos de licenciaturas |
Citar como: | FREITAS, Camilla Dias de. TELELIBRAS: ferramenta de ancoragem dos parâmetros formacionais da Libras para alunos de licenciaturas. Orientadora: Arlete Marinho Gonçalves. 2022. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15184. Acesso em:. |
Resumo: | Conhecer os parâmetros das línguas de sinais é indispensável para a boa sinalização, por este motivo o tema é recorrente nas ementas curriculares da disciplina Libras, obrigatória nos cursos de Licenciaturas em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil. Ocorre que, nem todos os discentes que têm um contato inicial com a temática consegue desenvolver a sinalização correta dos sinais, muitas vezes por não compreenderem os atributos dos Parâmetros da Libras. Neste caso, há a necessidade de reforços cognitivos que possam auxiliá-los a organizar sua aprendizagem de forma significativa. Este é o objetivo do TeleLibras, ser uma ferramenta de ancoragem para aprendizagem significativa dos parâmetros formacionais da Libras para alunos de Licenciaturas. O processo acontece por meio de uma plataforma digital, com materiais audiovisuais e atividades para os discentes com os conteúdos dos Parâmetros da Libras. Idealizado para alcançar a premissa da educação contemporânea, o TeleLibras está alicerçado aos postulados da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (1968), que estabelece o conceito da ancoragem como fenômeno em que uma nova informação se ancora a uma informação já existente na estrutura cognitiva do aprendiz, gerando um conceito totalmente novo, ou, expandido sobre algo já conhecido. Os estudos científicos que sustentaram o aporte teórico deste trabalho são de autoria de Soares (2014), Stokoe (1960), Karnopp (2008), Choi et al (2011) e Benassi, Duarte, Padilha (2012) e Ausubel (1968). A metodologia da pesquisa foi através da abordagem qualitativa do tipo documental e aplicada. Fez-se uso da técnica de aplicação de questionário semiestruturado. Os participantes da pesquisa aplicada foram alunos do curso de Licenciatura em Química da UFPA, que haviam encerrado a disciplina Libras como componente curricular. A validação final ficou a cargo de cinco docentes de Libras de Universidades públicas e privadas. O resultado apontou que o TeleLibras é uma ferramenta de extrema importância para o processo da aprendizagem significativa, podendo ser utilizado pelos professores e alunos como suporte e ancoragem do conteúdo parâmetro de Libras. |
Abstract: | It is essential to know the parameters of sign languages for good signaling, for this reason the theme is recurrently mentioned in the curricular menus of the Libras discipline, mandatory in Licentiate courses in all Brazilian Universities. Occurs that not all students who have an initial contact with the subject can develop the correct signaling of the signs, mostly because they do not understand the attributes of the Libras Parameters. In this case, there is a need for cognitive reinforcement that help them to organize their learning in a meaningful way. This is the objective of TeleLibras, to be an anchoring tool for meaningful learning of the training parameters of Libras for undergraduate students. The process takes through a digital platform, with audiovisual materials and activities for students with the contents of the Libras Parameters. Designed to achieve the premise of contemporary education, TeleLibras is based on the postulates of the Theory of Meaningful Learning by David Paul Ausubel (1968), which establishes the concept of anchoring as a phenomenon in which new information is anchored to information that already exists in the learner's cognitive structure, generating a totally new concept, or, expanded on something already known. The scientific studies that supported the theoretical contribution of this work are authored by Soares (2014), Stokoe (1960), Karnopp (2008), Choi et al (2011), Benassi, Duarte, Padilha (2012) and Ausubel (1968) . The research methodology was through the qualitative approach of the documentary and applied type. The technique of applying a semi-structured questionnaire was used. The participants of the applied research were students of the Degree in Chemistry at UFPA, who had finished the course Libras as a curricular component. The final validation was carried out by 5 Libras teachers from public and private universities. The result showed that TeleLibras is an important tool for the teaching and meaningful learning process, and can be used by teachers and students as support and anchoring of the parameter content of Libras. |
Palavras-chave: | Libras Plataforma digital Educação superior Parâmetros da Libras Teoria da Aprendizagem Significativa Digital platform University education Libra parameters Meaningful Learning Theory |
Área de Concentração: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Linha de Pesquisa: | CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_TelelibrasFerramentaAncoragem.pdf | 8,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_TelelibrasFerramentaAncoragem.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons