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Tipo: Dissertação
Data do documento: 22-Jan-2021
Autor(es): SOUZA, Irisvaldo Laurindo de
Afiliação do(s) Autor(es): ICE - Intercom Comunicação Empresarial
Primeiro(a) Orientador(a): SARMENTO-PANTOJA, Tânia Maria Pereira
Título: A contística das águas como escrita do desastre e da catástrofe: vidas viradas pelo avesso na Pan-Amazônia
Agência de fomento: 
Citar como: SOUZA, Irisvaldo Laurindo de. A contística das águas como escrita do desastre e da catástrofe: vidas viradas pelo avesso na Pan-Amazônia. Orientadora: Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15245. Acesso em: .
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado resulta de uma pesquisa que investigou a representação das águas na literatura amazônica, com foco na contística que tem como leitmotiv os desastres hidrológicos típicos da região. Dentre eles a “llocllada” andina, as terras caídas, as enchentes e a maré fluviomarinha conhecida como pororoca. O corpus é constituído por seis histórias curtas de quatro autores: “Terra caída”, de Alberto Rangel (2008), que integra o livro Inferno verde; “La llocllada” e “Sob as primeiras estrelas” [Cielo sin nubes], do escritor peruano Francisco Izquierdo Ríos (1975; 2010); “A enchente”, do escritor amazonense Arthur Engrácio (1995); e ainda “Poraquê” e “Mamí tinha razão”, do escritor paulista radicado no Pará João Meirelles Filho (2017). Esta pesquisa adota o método comparativo e sua forma de abordagem é qualitativa, com base bibliográfica. A hipótese principal foi observar de que modo a disrupção das águas impacta a experiência do sujeito amazônico tanto em sua relação direta com a natureza como em suas relações com a ordem social vigente. O eixo teórico que orienta a investigação é o conceito de catástrofe, tomado do pensamento filosófico contemporâneo mas diretamente articulado com a doutrina aristotélica da potência humana. A segunda chave teórica utilizada é o conceito de desastre, trazido do pensamento sociológico e também vinculado epistemologicamente à potência do ato natural na doutrina de Aristóteles. Com esse instrumental empreende-se a leitura analítica da contística das águas como alegorização do modus vivendi do homem amazônico e de sua exposição, problemática e por vezes traumática, às potências que regem as ações da Natureza e os fatos da Cultura. A interpretação crítica de textos literários de autores de diferentes épocas e filiações estéticas proporciona assim uma reflexão sobre as fraturas que os desastres das águas provocam no cotidiano e na experiência de sujeitos individuais e coletivos na Pan-Amazônia, bem como sobre os traumas que lhes são impostos na modernidade tardia em função do avanço da civilização do capital na fronteira amazônica.
Abstract: This master's thesis is the result of a research that investigated the representation of waters in the Amazonian literature, focusing on contouring that has as its leitmotiv the typical hydrological disasters of the region. Among them the Andean "llocllada", the fallen lands, the floods and the fluviomarine tide known as pororoca. The corpus consists of six short stories by four authors: "Terra caída", by Alberto Rangel (2008), part of the book Inferno Verde; "La llocllada" and "Sob as primeiras estrelas" [Cielo sin nubes], by the Peruvian writer Francisco Izquierdo Ríos (1975; 2010); "A flood", by the Amazonian writer Arthur Engrácio (1995); and "Poraquê" and “Mamí tinha razão", by the Paulista writer living in Pará João Meirelles Filho (2017). This research adopts the comparative method and its approach is qualitative, based on bibliography. The main hypothesis was to observe how water disruption impacts the Amazonian subject's experience both on his direct relationship with nature and on his relations with the prevailing social order. The theoretical axis that guides the investigation is the concept of catastrophe, taken from contemporary philosophical thought but directly articulated with the Aristotelian doctrine of human power. The second theoretical key used is the concept of disaster, brought from sociological thought and also epistemologically linked to the power of the natural act in Aristotle's doctrine. With this instrumental, the analytical reading of water contouring is undertaken as an allegorization of the Amazonian man's modus vivendi and of his problematic and sometimes traumatic exposure to the powers that govern the actions of Nature and the facts of Culture. The critical interpretation of literary texts by authors from different periods and aesthetic affiliations thus provides a reflection on the fractures that water disasters cause in daily life and in the experience of individual and collective subjects in the Pan-Amazon, as well as on the traumas imposed on them in late Modernity as a result of the advance of the capital's civilization on the Amazonian border.
Palavras-chave: Contos
Tales
Enchente
Floods
Catástrofes naturais
Natural catastrophes
Amazônia
Amazon
RANGEL, Alberto, 1871, 1945 - Inferno Verde - Crítica e Interpretação
IZQUIERDO RIOS, Francisco - 1910 - 1981 - Selva y otros cuentos - crítica e interpretação
ENGRÁCIO, Arthur, 1927 - 1997 - A Vingança do Boto - Crítica e interpretação
MEIRELLES FILHO, João Castro, 1960 - O Abridor de Letras - Crítica e interpretação
IZQUIERDO RIOS, Francisco, 1910 - 1981 - Chove em Iquitoss - crítica e interpretação
Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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