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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15309
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 1-Ago-2022 |
Autor(es): | SANTOS, Sávio Felipe Dias |
Primeiro(a) Orientador(a): | OLIVEIRA, Marília de Fátima Vieira de |
Primeiro(a) coorientador(a): | FERREIRA, Glenda Roberta Oliveira Naiff |
Título: | Educação interprofissional na formação em saúde do curso de graduação em enfermagem |
Título(s) alternativo(s): | Interprofessional education in health training of the nursing graduation course |
Citar como: | SANTOS, Sávio Felipe Dias. Educação interprofissional na formação em saúde do curso de graduação em enfermagem. Orientadora: Marília de Fátima Vieira de Oliveira; Coorientadora: Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira. 2022. 69 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15309. Acesso em:. |
Resumo: | Objetivo: no caráter geral, o estudo se propôs a conhecer, no âmbito dos Projetos Pedagógicos do Curso de graduação em enfermagem de universidades públicas, conteúdos que abordem a Educação Interprofissional, já em relação ao caráter específico o estudo buscou caracterizar os cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas federais, estaduais e municipais, quanto a distribuição regional e a proposta curricular em relação a Educação Interprofissional e também analisar os Projetos Pedagógicos Curriculares do curso de graduação de enfermagem e os fatores/aspectos relacionados a oferta de Educação Interprofissional. Método: trata-se de um estudo observacional, com corte transversal, que realizou um inquérito a partir de fontes documentais (Projetos Pedagógicos Curriculares). A fonte de dados foi a plataforma eletrônica do Ministério da Educação e ocorreu durante o período de março e abril de 2022 a partir de um instrumento de coleta de dados, a elegibilidade das instituições que fariam parte do escopo da pesquisa foram cursos de graduação em enfermagem, em grau de bacharelado, na modalidade presencial, que estivesse em atividade e com os Projetos Pedagógicos Curriculares disponíveis no endereço eletrônico. Em relação a análise foi usado testes não paramétricos para as variáveis categóricas e de normalidade para escolha do teste das variáveis quantitativas, já para verificar se houve diferença na proporção foram utilizados os testes qui-quadrado e o teste G. Resultados: fizeram parte dos resultados 88 Instituições de Ensino Superior das 140 Instituições encontradas no banco de dados do Ministério da Educação, dessa amostra, 47 (53,4%) eram de instituições públicas federais, 34 (38,6%) de instituições públicas estaduais e 7 (8%) de instituições municipais. Desse total apenas 13 apresentaram a Educação Interprofissional alicerçada em seus Projetos Pedagógicos e Curriculares, sendo divididos, no Brasil, 5 Instituições (38,4%) na região nordeste e 2 Instituições (15,4%) em cada uma das demais regiões e a categoria administrativa desse grupo se apresentaram da seguinte forma, 7 Instituições (53,8%) eram públicas federais e 6 Instituições (46,2%) eram públicas estaduais. Por outro lado, em relação aos aspectos administrativos/conceitos do curso e a oferta de EIP, apenas somente o tipo de oferta de curso teve relação com a oferta de EIP, com significância estatística (p=0,02), por outro lado, a proporção de EIP ofertada foi maior entre a oferta de cursos anuais (28,1%) quando comparado ao semestral (7,1%). Conclusão: efetivar a Educação Interprofissional nas políticas nacionais de educação e saúde é um processo indispensável para estrutura teórica e metodológica dos currículos e consequentemente para os projetos curriculares dos cursos de graduação da saúde e da enfermagem, uma vez que a formação desses profissionais deve assegurar uma melhor atenção à saúde. |
Abstract: | Objective: in general, the study proposed to know, within the scope of the Pedagogical Projects of the undergraduate nursing course of public universities, contents that address Interprofessional Education, in relation to the specific character, the study sought to characterize the undergraduate courses in of public federal, state and municipal universities, regarding the regional distribution and the curricular proposal in relation to Interprofessional Education and also to analyze the Curricular Pedagogical Projects of the undergraduate nursing course and the factors/aspects related to the offer of Interprofessional Education. Method: this is an observational, cross-sectional study that carried out a survey based on documentary sources (Curricular Pedagogical Projects). The data source was the Ministry of Education's electronic platform and took place during the period of March and April 2022 from a data collection instrument, the eligibility of the institutions that would be part of the scope of the research were undergraduate nursing courses, in a baccalaureate degree, in the face-to-face modality, that was in activity and with the Curricular Pedagogical Projects available at the electronic address. In relation to the analysis, non-parametric tests were used for categorical and normality variables to choose the test of quantitative variables, and to verify if there was a difference in the proportion, the chi-square tests and the G test were used. Results: they were part of the results 88 Higher Education Institutions Out of the 140 institutions found in the Ministry of Education database, of this sample, 47 (53.4%) were from federal public institutions, 34 (38.6%) from state public institutions and 7 (8%) of municipal institutions. Of this total, only 13 presented Interprofessional Education based on their Pedagogical and Curricular Projects, being divided, in Brazil, 5 Institutions (38.4%) in the northeast region and 2 Institutions (15.4%) in each of the other regions and the administrative category of this group were presented as follows, 7 Institutions (53.8%) were federal public and 6 Institutions (46.2%) were state public. On the other hand, regarding the administrative aspects/concepts of the course and the offer of EIP, only the type of course offer was related to the offer of EIP, with statistical significance (p=0.02), on the other hand, the proportion of EIP offered was higher among the offer of annual courses (28.1%) when compared to the semester (7.1%). Conclusion: implementing Interprofessional Education in national education and health policies is an essential process for the theoretical and methodological structure of the curricula and, consequently, for the curricular projects of undergraduate courses in health and nursing, since the training of these professionals must ensure a better health care. |
Palavras-chave: | Enfermagem Ensino superior Educação interprofissional Currículo Nursing University education Interprofessional education Curriculum |
Área de Concentração: | ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
Linha de Pesquisa: | EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E GESTÃO PARA A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Enfermagem (Mestrado) - PPGENF/ICS |
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