Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15323
Tipo: Tese
Data do documento: 14-Set-2021
Autor(es): DOLZANE, Harley Farias
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
UEPA - Universidade do Estado do Pará
ESMAC - Escola Superior Madre Celeste
Primeiro(a) Orientador(a): FERRAZ, Antônio Máximo von Sohsten Gomes
Título: Tornar-se: uma apredizagem poética pelos romances de Clarice Lispector
Citar como: DOLZANE, Harley Farias. Tornar-se: uma aprendizagem poética pelos romances de Clarice Lispector. Orientador: Antônio Máximo von Sohsten Ferraz. 2021. 337 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15323. Acesso em:.
Resumo: “A mais premente necessidade de um ser humano era tornar-se um ser humano”. A constatação que se encontra em Uma aprendizagem ou livro dos prazeres (1969), já nos lança na questão que norteia este diálogo com a obra romanesca de Clarice Lispector: a necessidade de “tornar-se um ser humano”. É possível interpretar essa necessidade de chegar a ser o que se é como procura que movimenta todo o gesto da escritura da autora brasileira. No procurar dá-se a tensão e a tessitura de um diálogo original que a totalidade da obra de Clarice, sobretudo por seus romances, estabelece com as raízes do pensamento ocidental e oriental. A partir desse diálogo é que se projeta o presente trabalho que pretende interpretar cada um dos romances de Clarice Lispector como manifestação da Aprendizagem Poética, quer dizer, como um trajeto possível de que dispõe o leitor para a compreensão de si na questão de ser. Deste modo, o trabalho articula uma ontologia que se põe a procura do sentido do ser como movimento criativo possibilitador de aberturas de/para outras possibilidades de realizações. Ao mesmo tempo, no ensaio de uma trama hermenêutica e ficcional que perpassa cada um dos romances da autora, propicia-se a percepção da maneira pela qual tal dinâmica se destina a cada ser humano (leitor) como convite para a própria realização na auto-procura em meio a linguagem (logos).
Abstract: "The most pressing need for a human being was to become a human being." The observation that is found in Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (1969), brings us to the question that guides this dialogue with Clarice Lispector's novel: the need to “become a human being”. It is possible to interpret this need to become what one is as the search that moves the entire gesture of the Brazilian author's writing. In that search, there is tension and the texture weaving of an original dialogue that the entirety of Lispector's work, especially through her novels, establishes with the roots of Western and Eastern thought. It is from this dialogue that the present work is designed, intending to interpret each of Clarice Lispector's novels as a manifestation of Poetic Learning, that is, as a possible path that the reader has at his or her disposal to understand himself ou herself into the question of the meaning of being. In this way, the work articulates an ontology that sets itself the search for the meaning of being as a creative movement that enables openings from/to other possibilities of achievement. At the same time, in the rehearsal of a hermeneutic and fictional plot that permeates each of the author's novels, the perception of the way in which such dynamic is intended for each human being (reader) is provided as an invitation to self-realization searches through language (logos).
Palavras-chave: Aprendizagem
Learning
Hermenêutica
Hermeneutics
Ficção
Fiction
Lispector, Clarice, 1925 - 1977 - Uma aprendizagem ou livro dos prazeres - Crítica e interpretação
Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_TornarAprendizagemPoetica.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons