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Tipo: Dissertação
Data do documento: 11-Jul-2022
Autor(es): FERNANDES, Ticianne Alcântara de Oliveira
Primeiro(a) Orientador(a): ABEN-ATHAR, Cintia Yolette Urbano Pauxis
Título: Elaboração e validação semântica de tecnologia educacional sobre sífilis para mulheres ribeirinhas da Amazônia
Citar como: FERNANDES, Ticianne Alcântara de Oliveira. Elaboração e validação semântica de tecnologia educacional sobre sífilis para mulheres ribeirinhas da Amazônia. Orientadora: Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben-Athar. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15329. Acesso em:.
Resumo: A população ribeirinha tende a apresentar alta prevalência de infecções sexualmente transmissíveis, relacionadas às vulnerabilidades comportamentais e sociais, com destaque à baixa escolaridade, o que dificulta a promoção de saúde sexual. Neste sentido, as tecnologias educacionais em saúde, quando validadas, são aliadas no processo de disseminação de informações de qualidade e seguras. Objetivo: Este estudo teve por objetivo elaborar e validar a semântica de uma cartilha sobre sífilis com base no conhecimento de mulheres ribeirinhas. Metodologia: Trata­-se de uma pesquisa metodológica realizada em três etapas, sendo elas respectivamente: elaboração da tecnologia educacional em saúde;aplicação do teste piloto na ilha do Maracujazinho, no município do Acará e validação da semântica pelo público-­alvo na ilha do Combu, em Belém do Pará. Resultado: A etapa de elaboração foi realizada com base no diagnóstico situacional, para seleção de tema gerador, e por uma revisão integrativa da literatura, que identificou a tecnologia educacional em saúde impressa do tipo cartilha como adequada para abordar a temática. No teste piloto, realizado com 22 mulheres ribeirinhas, ocorreu a avaliação da tecnologia onde foi obtido índice de validade semântica igual a 1, ou seja, com 100% de concordância das respostas em todos os blocos de perguntas do questionário de avaliação. Na terceira etapa efetivou­-se a validação semântica com 23 mulheres da ilha do Combu, onde se obteve índice de validade semântica igual a 1, ou seja, 100% de concordância utilizando o mesmo questionário de avaliação do teste piloto. Conclusão: A tecnologia educacional necessitou de adequação apenas na qualidade do papel de impressão, seus demais quesitos foram considerados apropriados e satisfatórios. A cartilha pode ser considerada válida semanticamente para abordar o tema sífilis com mulheres ribeirinhas. Futuramente a cartilha receberá validação de confiabilidade e estabilidade do conteúdo por juízes especialistas da área da saúde e de outras formações de nível superior.
Abstract: The riverside population tends to have a high prevalence of sexually transmitted infections, related to behavioral and social vulnerabilities, especially low education, which makes it difficult to promote sexual health. In this sense, educational health technologies, when validated, are allies in the process of disseminating quality and safe information. Objective: This study aimed to elaborate and validate the semantics of a booklet on syphilis based on the knowledge of riverside women. Study methods: This is a methodological research carried out in three stages, namely: development of educational technology in health; application of the pilot test on the island of Maracujazinho, in the municipality of Acará and validation of the semantics by the target audience on the island of Combu, in Belém do Pará. Result: The elaboration stage was carried out based on the situational diagnosis, for the selection of the generating theme, and by an integrative literature review, which identified the booklet­-type printed health educational technology as adequate to address the theme. In the pilot test, carried out with 22 riverside women, the technology was evaluated, where a semantic validity index equal to 1 was obtained, that is, with 100% agreement of the answers in all blocks of questions of the evaluation questionnaire. In the third stage, the semantic validation was carried out with 23 women from the island of Combu, where a semantic validity index of 1 was obtained, that is, 100% agreement using the same evaluation questionnaire as the pilot test. Conclusion:The educational technology needed adjustment only in the quality of the printing paper, its other requirements were considered appropriate and satisfactory. The booklet can be considered valid semantically to address the issue of syphilis with riverside women. In the future, the booklet will receive validation of the reliability and stability of the content by expert judges in the area of health and other higher education.
Resumen: La población ribereña tiende a tener una alta prevalencia de infecciones de transmisión sexual, relacionadas con vulnerabilidades conductuales y sociales, especialmente la baja escolaridad, lo que dificulta la promoción de la salud sexual. En ese sentido, las tecnologías educativas en salud, cuando están validadas, son aliadas en el proceso de difusión de información segura y de calidad. Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo elaborar y validar la semántica de un cuadernillo sobre sífilis a partir del saber de mujeres ribereñas. Métodos de estudio: Se trata de una investigación metodológica realizada en tres etapas, a saber: desarrollo de tecnología educativa en salud; aplicación de la prueba piloto en la isla de Maracujazinho, en el municipio de Acará y validación de la semántica por el público objetivo en la isla de Combu, en Belém do Pará. Resultado: La etapa de elaboración fue realizada con base en el diagnóstico situacional, para la selección del tema generador, y por revisión integrativa de la literatura, que identificó la tecnología educativa en salud impresa tipo cuadernillo como adecuada para abordar el tema. En la prueba piloto, realizada con 22 mujeres ribereñas, se evaluó la tecnología, donde se obtuvo un índice de validez semántica igual a 1, es decir con 100% de concordancia de las respuestas en todos los bloques de preguntas del cuestionario de evaluación. En la tercera etapa se realizó la validación semántica con 23 mujeres de la isla de Combu, donde se obtuvo un índice de validez semántica de 1, es decir 100% de concordancia utilizando el mismo cuestionario de evaluación de la prueba piloto. Conclusión: La tecnología educativa solo necesitó ser adaptada en cuanto a la calidad del papel de impresión, sus demás requerimientos se consideraron adecuados y satisfactorios. El cuadernillo puede considerarse válido semánticamente para abordar el tema de la sífilis con mujeres ribereñas. En el futuro, el cuadernillo recibirá la validación de la confiabilidad y estabilidad del contenido por parte de jueces expertos en el área de la salud y otra educación superior.
Palavras-chave: Estudos de validação
Tecnologia educacional
Educação em saúde
Sífilis
Validation studies
Educational technology
Health education
Syphilis
Estudios de validación
Mulheres
Educación para la salud
Ribeirinhos
Combú, Ilha (PA)
Área de Concentração: ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Linha de Pesquisa: POLÍTICAS DE SAÚDE E O CUIDADO DE ENFERMAGEM AMAZÔNICO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE DOENCAS CONTAGIOSAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Enfermagem (Mestrado) - PPGENF/ICS

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