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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 19-feb-2020
Autor(es): PEREIRA, Ana Trindade
Primer Orientador: CARVALHO, Jacira Nunes
Título : Letramento em saúde acerca de infecções sexualmente transmissíveis em população jovem de áreas periféricas no contexto amazônico
Citación : PEREIRA, Ana Trindade. Letramento em saúde acerca de infecções sexualmente transmissíveis em população jovem de áreas periféricas no contexto amazônico. Orientadora: Jacira Nunes Carvalho. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Belém, 2020. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15360. Acesso em:.
Resumen: Letramento Funcional em Saúde (LSF) é definido como a capacidade de se obter, processar e compreender as informações e serviços básicos de forma a tomar decisões apropriadas quanto a própria saúde e cuidados médicos (CHEHUEN NETO et al., 2019). Com esta expectativa elegemos estudar LSF relativo às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e que muito tem a ver com o comportamento dos indivíduos. A região Amazônica passa por um crescimento acelerado das IST, inexistindo estudos que abordem as possíveis causas para esse comportamento. Objetivo: Avaliar o letramento em saúde a cerca de IST na população de jovens usuários do SUS que vivem em áreas periféricas em contexto Amazônico. Metodologia: Trata-­se de estudo descritivo de campo, com abordagem qualitativa. A população foi composta por 34 jovens, que residem no Distrito D`água do bairro de Montese com idade entre 15 a 24 anos. Foi aplicado o Instrumento “Alfabetização em saúde”, traduzido e adaptado por Lisiane Paskulin et al. (2011) para uso em contexto brasileiro. Os dados sociodemográficos iniciais foram analisados por estatística descritiva. A análise qualitativa dos conteúdos das respostas de questões abertas foi categorizada segundo suas diferentes dimensões, considerando a natureza e sua frequência foi distribuída em cinco dimensões: O entendimento sobre Infecção Sexualmente Transmissível; Busca de informações sobre IST; Compreensão das informações sobre IST; Partilha das informações recebidas; As repercussões das informações para os jovens. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do ICS ­ UFPA parecer, nº 3.567.868. Resultados: No que se refere à caracterização dos participantes entre os jovens, 82,35% tinham idade entre 15 a 18 anos, houve preponderância do sexo feminino, na orientação sexual, 85,29% respondeu ser heterossexual e no estado conjugal, 61,77% era solteiro. Referente à escolaridade, 44,20% declararam ter ensino médio completo e 64,70% das famílias possuía renda entre 1­2 salários mínimos, sendo que 82,35% dos jovens não trabalhavam. Sobre o número de parceiros 52,95% dos jovens responderam ainda não ter iniciado vida sexual o que apontou para identificação de abstinência sexual entre os jovens como um fator de proteção a exposição para IST. Foi identificado insuficiente o letramento funcional em saúde, mais especificamente as dificuldades dos jovens em relacionar causas e efeitos, desconhecimento dos sinais e sintomas e uma despreocupação quanto à gravidade da situação epidemiológica das patologias de transmissão sexual. A resposta dos jovens nas diferentes dimensões do LFS analisadas revelou aparente conformidade e passividade acerca de informações sobre IST. Considerações finais: Como resultado revelou-­se, na população estudada, insuficiente letramento funcional em saúde em todas as dimensões. Diante disso, constatou­-se a necessidade de melhorias no que diz respeito em educação para saúde e no envolvimento de diversos espaços como a escola e Unidade Básica de saúde atuando com ações para melhorar o estado de letramento em saúde dos jovens.
Resumen : Functional Health Literacy (FHL) is defined as the ability to obtain, process and understand basic information and services in order to make appropriate decisions regarding health and medical care (CHEHUEN NETO et al., 2019). The Amazon region is experiencing an accelerated growth of STIs, with no studies addressing the possible causes for this behavior. Objective: To evaluate health literacy about STIs in the population of young SUS users who live in peripheral areas in the Amazon context. Methodology: This is a descriptive field study, with a qualitative approach. The population consisted of 34 young people, who live in the District of Water of the Montese neighborhood, aged between 15 and 24 years. The Instrument for Health Literacy was applied, translated and adapted by Lisiane Paskulin et al. (2011) for use in the Brazilian context. The initial sociodemographic data were analyzed using descriptive statistics. The qualitative analysis of the contents of the answers to open questions was categorized according to its different dimensions, considering the nature and its frequency was distributed in five dimensions: The understanding about Sexually Transmitted Infection; Search for information about STI; Understanding of STI information; Sharing the information received; The repercussions of information for young people. The project was approved by the Research Ethics Committee of the ICS - UFPA opinion, n°. 3,567,868. Regarding to the characterization of participants among young people, 82.35% were aged between 15 and 18 years old, there was a preponderance of females, in sexual orientation, 85.29% said they were heterosexual and in marital status, 61, 77% were single. Regarding education, 44.20% reported having completed high school and 64.70% of families had an income between 1-­2 minimum wages, being 82.35% of young people not working. About the number of partners, 52.95% of young people answered that they had not yet started sexual life, which pointed to the identification of sexual abstinence among young people as a protective factor against exposure to STIs. Functional health literacy was identified as insufficient, more specifically the difficulties of young people in relating causes and effects, lack of knowledge about signs and symptoms and an unconcern regarding the severity of the epidemiological situation of sexually transmitted diseases. The young people's responses in the different dimensions of the analyzed FHLrevealed apparent conformity and passivity about information about STIs. Final considerations: As a result, insufficient functional health literacy in all dimensions was revealed in the studied population. Therefore, there was a need for improvements with regard to health education and the involvement of various spaces such as the school and the Basic Health Unit, acting with actions to improve the health literacy status of young people.
Palabras clave : Alfabetização em saúde
Jovens
Infecções sexualmente transmissíveis
Enfermagem
Letramento funcional em saúde
Health literacy
Young
Sexually transmitted infections
Nursing
Functional health literacy
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: POLÍTICAS DE SAÚDE E O CUIDADO DE ENFERMAGEM AMAZÔNICO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE DOENCAS CONTAGIOSAS
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Dissertações em Enfermagem (Mestrado) - PPGENF/ICS

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