Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15373
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorVIDAL, Eduardo de Figueiredo-
dc.date.accessioned2023-02-28T16:32:13Z-
dc.date.available2023-02-28T16:32:13Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.citationVIDAL, Eduardo de Figueiredo. O Grivo faz obra de atrovo: experiência estética em “Cara-de-Bronze”, de João Guimarães Rosa. Orientador: Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. 2021. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15373. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15373-
dc.description.abstract“Cara-de-Bronze” is one of the seven narratives of Corpo de baile (1956), by João Guimarães Rosa (1908-1967), it contains elements that make it unique among the others, because it hybridizes the lyrical, epic and drama, presents paratexts and footnotes that enhance its poetic language and its virtual meanings. As a theoretical and methodological alternative, the investigations of Hans Robert Jauss (1921-1997) in the field of Aesthetic Experience (1979; 1986) and Literary Hermeneutics (1983) support us in the interpretive process of the work, because according to the theorist, every experience with art results from aesthetic pleasure, which is manifested through three functions: poiesis, aisthesis and katharsis, that is, the producing, receiving and communicative functions of art. In this way, the present research aims to interpret how the three functions of the aesthetic experience in "Cara-de-Bronze" occur, which are manifested in the relationship of the character Grivo, creator of the work, with the cowboys and with the farmer Cara-de-Bronze, her spectators. The hermeneutic method considers the diachronic aspect of the reception of the work, so the dialogues with critical texts about Rosa’s narrative make up the last moment of the interpretation, they will go through the classical reception — Benedito Nunes ([1967] 2009) and Dirce Riedel (1971) — the contemporary — Sofia Elaine Cerni Baú (1996), Clara Rowland (2003), Parreira Duarte (2006) and Yudith Rosenbaum (2011). With this, we seek to expand the interpretative horizon of the narrative “Cara-de-Bronze”, by João Guimarães Rosa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2023-02-28T16:31:32Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Grivofazobra.pdf: 1072594 bytes, checksum: 0e30d7ea1aa33b3caa92b865e63d58fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2023-02-28T16:32:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Grivofazobra.pdf: 1072594 bytes, checksum: 0e30d7ea1aa33b3caa92b865e63d58fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-28T16:32:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Grivofazobra.pdf: 1072594 bytes, checksum: 0e30d7ea1aa33b3caa92b865e63d58fa (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-01-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subject“Cara-de-Bronze”pt_BR
dc.subjectJoão Guimarães Rosapt_BR
dc.subjectHans Robert Jausspt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectAesthetic experiencept_BR
dc.titleO Grivo faz obra de atrovo: experiência estética em “Cara-de-Bronze”, de João Guimarães Rosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.contributor.advisor1HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928175455054278pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1562992128139019pt_BR
dc.description.resumo“Cara-de-Bronze” é uma das sete narrativas de Corpo de baile (1956), de João Guimarães Rosa (1908-1967), ela contém elementos que a torna singular em meio às demais, porque hibridiza os gêneros lírico, épico e dramático, apresenta paratextos e notas de pé de páginas que potencializam sua linguagem poética e seus virtuais sentidos. Como alternativa teórica e metodológica, as investigações de Hans Robert Jauss (1921-1997) no campo da Experiência estética (1979; 1986) e da Hermenêutica literária (1983) nos subsidiam no processo interpretativo da obra, pois segundo o teórico, toda experiência com a arte resulta do prazer estético, que se manifesta por meio de três funções: poiesis, aisthesis e katharsis, ou seja, as funções produtora, receptora e comunicativa da arte. Dessa forma, a presente pesquisa objetiva interpretar como ocorre às três funções da experiência estética em “Cara-de-Bronze”, que se manifestam na relação do personagem Grivo, criador da obra, com os vaqueiros e com o fazendeiro Cara-de-Bronze, expectadores dela. O método hermenêutico considera o aspecto diacrônico da recepção da obra, por isso os diálogos com textos críticos sobre a narrativa rosiana compõem o último momento da interpretação, eles percorrerão da recepção clássica — Benedito Nunes ([1967] 2009) e Dirce Riedel (1971) — a contemporânea — Sofia Elaine Cerni Baú (1996), Clara Rowland (2003), Parreira Duarte (2006) e Yudith Rosenbaum (2011). Com isto, busca-se ampliar o horizonte interpretativo da narrativa “Cara-de-Bronze”, de João Guimarães Rosa.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoESTUDOS LITERÁRIOSpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3971-9007pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_Grivofazobra.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons