Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15424
Tipo: Dissertação
Data do documento: 10-Out-2022
Autor(es): CONCEIÇÃO, Robenare Marques dos Santos
Afiliação do(s) Autor(es): Fundação Carlos Gomes
Primeiro(a) Orientador(a): PONTES, Ivan Risafi de
Título: Friedrich Nietzsche e John Coltrane: a manifestação das pulsões Apolíneo e Dionisíaco na improvisação musical do Jazz
Citar como: CONCEIÇÃO, Robenare Marques dos Santos. Friedrich Nietzsche e John Coltrane: a manifestação das pulsões Apolíneo e Dionisíaco na improvisação musical do Jazz. Orientador: Ivan Risafi de Pontes. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15424. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo mostrar, através da análise abordada em O Nascimento da Tragédia, que a improvisação musical praticada na música instrumental jazzística é passível de ser pensada como o resultado do emparelhamento das pulsões apolínea e dionisíaca, apontando uma zona de convergência entre Nietzsche e o Jazz. Friedrich Nietzsche é o autor principal a ser pesquisado a partir de sua obra O Nascimento da Tragédia. Ela inaugura um vasto legado que vai perdurar nas décadas seguintes do séc. XIX, marcando o início de um filosofar sem precedentes e o ponto de partida de sua filosofia. Logo, o estudo e a pesquisa a serem apresentados neste trabalho dissertativo, foram os resultados das reflexões em torno da primeira obra publicada do filósofo alemão. No entanto, além de O Nascimento da Tragédia, incluiu-se ao referencial bibliográfico deste trabalho as demais obras de Nietzsche, entre elas: Os Escritos Preparatórios: O Drama Musical Grego, Sócrates e a Tragédia e A Visão Dionisíaca do Mundo; Richard Wagner em Bayreuth; Ecce Homo; A Gaia Ciência; Humano, Demasiado Humano; Crepúsculo dos Ídolos; O Caso Wagner e Nietzsche contra Wagner, além das anotações e as cartas em que Nietzsche trata da música, ademais far-se-á a consulta de trabalhos dissertativos de pesquisadores que se dedicaram ao estudo filosófico sobre a relação entre a filosofia de Nietzsche e a música. Portanto, pretende-se expor uma análise de uma das obras jazzísticas mais importantes na historiografia do jazz – A Love Supreme, gravada em 1964 por John Coltrane, com a finalidade de ser envolvida nesta pesquisa para descrever a relação entre as pulsões geradoras da arte, para, a partir da relação descrita, ser possível de observar uma convergência entre o pensamento de Nietzsche sobre a arte e o artista da antiga tragédia grega com John Coltrane e seu processo criativo musical. Desse modo, além de Friedrich Nietzsche, como interlocutor no estudo e reflexão filosófica na música, é importante mostrar um panorama histórico do saxofonista John Coltrane, conhecido mundialmente nos anos 60 do séc. XX e de grande influência na geração de músicos de jazz que vieram posteriormente e por sua influência na estruturação da improvisação musical. A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa é a de abordagem exploratória, por buscar aproximar-se com o fenômeno identificado: a relação entre o pensamento filosófico abordado por Friedrich Nietzsche no Livro O Nascimento da Tragédia e a Improvisação Musical aplicada na música instrumental jazzística, levando a conhecer mais a seu respeito e, dessa forma, contribuir no desenvolvimento de conceitos e ideias no campo da filosofia, estética e música.
Abstract: This research aims to show, through the analysis discussed in The Birth of Tragedy, that musical improvisation practiced in jazz instrumental music is likely to be thought of as the result of the pairing of Apollonian and Dionysian impulses, pointing to a zone of convergence between Nietzsche and Jazz. Friedrich Nietzsche is the main author to be researched from his work The Birth of Tragedy. It inaugurates a vast legacy that will last in the following decades of the 19th century, marking the beginning of an unprecedented philosophizing and the starting point of his philosophy. Therefore, the study and research to be presented in this dissertation were the results of reflections around the first published work of the German philosopher. However, in addition to The Birth of Tragedy, other works by Nietzsche were included in the bibliographic reference of this work, among them: The Preparatory Writings: The Greek Musical Drama, Socrates and Tragedy and The Dionysian Vision of the World; Richard Wagner in Bayreuth; Ecce Homo; The Gaia Science; Human, All Too Human; Twilight of the Idols; The case of Wagner and Nietzsche against Wagner, in addition to the notes and letters in which Nietzsche deals with music, will also be consulted on dissertation works by researchers who have dedicated themselves to the philosophical study of the relationship between Nietzsche's philosophy and the song. Therefore, we intend to present an analysis of one of the most important jazz works in jazz historiography - A Love Supreme, recorded in 1964 by John Coltrane, with the purpose of being involved in this research to describe the relationship between the generative impulses of art, for, from the relationship described, it is possible to observe a convergence between Nietzsche's thinking about art and the artist of ancient Greek tragedy with John Coltrane and his musical creative process. Thus, in addition to Friedrich Nietzsche, as an interlocutor in the study and philosophical reflection on music, it is important to show a historical overview of saxophonist John Coltrane, known worldwide in the 60s of the 20th century and of great influence on the generation of jazz musicians that came later and for its influence on the structuring of musical improvisation. The methodology to be used in this research is an exploratory approach, as it seeks to approach the identified phenomenon: the relationship between the philosophical thought approached by Friedrich Nietzsche in the book The Birth of Tragedy and Musical Improvisation applied to jazz instrumental music, leading to know more about it and, in this way, contribute to the development of concepts and ideas in the field of philosophy, aesthetics and music.
Palavras-chave: Nietzsche
John Coltrane
improvisação musical
pulsões apolínea-dionisíaca
musical improvisation
pollonian-Dionysian impulses
Área de Concentração: FILOSOFIA
Linha de Pesquisa: ESTÉTICA, ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Filosofia (Mestrado) - PPGFIL/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FriedrichNietzscheJohn.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons