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Tipo: Dissertação
Data do documento: 15-Dez-2021
Autor(es): COSTA, Camila Frota da
Afiliação do(s) Autor(es): ESMAC - Escola Superior Madre Celeste
Primeiro(a) Orientador(a): LINHARES, Anna Maria Alves
Título: As mulheres existem: teoria feminista, estudos de gênero e história das mulheres na formação de professores de História
Citar como: COSTA. Camila Frota da. As mulheres existem: teoria feminista, estudos de gênero e história das mulheres na formação de professores de História. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15462. Acesso em:.
Resumo: Essa dissertação analisa a formação de professoras(es) de história, tendo em vista a abordagem de teorias feministas, história das mulheres e estudos de gênero, temas que preparariam a(o) professora(o) para o espaço escolar, permeado pela diversidade de arranjos familiares, gênero, orientação sexual, raça e classe. Os Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará, campus Ananindeua e Belém, são as principais fontes desta pesquisa, utilizadas para avaliar se existe o compromisso em superar o modelo de ensino baseado em uma visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina da história. A formação docente é um campo em que se faz necessária uma revisão, principalmente após os ataques de movimentos conservadores direcionados a escola, as(os) professoras(es) precisam ser preparadas(os) para driblar o cerceamento e proporcionar uma educação inclusiva e emancipatória. Entre esses movimentos, destaca-se o Escola Sem Partido, que cada vez mais tem ganhado espaço em meio ao cenário político do país, sendo a BNCC um exemplo do êxito alcançado por eles, uma vez que o documento foi esvaziado de conteúdos sobre gênero, diversidade e sexualidade. Uma proposta de intervenção foi elaborada a partir da disciplina de América Pré-Colombiana, em que o plano de ensino foi estruturado de forma a privilegiar autoras e obras feministas. As aulas ministradas ao longo desta disciplina foram objeto de análise da pesquisa. O produto desta dissertação se apresenta na dimensão propositiva, consiste em uma coletânea de podcasts sobre ensino de história, feminismo e história das mulheres, tendo como público alvo professora(es) de história dispostas(os) a repensar a prática docente a partir desses temas.
Abstract: This paper aims the analysis of History teachers' education regarding the feminist theories, Women's History and gender studies which are fundamental to the teacher's qualifications concerning the school environment, permeating through diverse family structures, gender and sexual orientation, race, and social classifications. The History Degree's Educational Projects of The Federal University of Pará, taking both Belém and Ananindeua's campi, are the main sources of this research, having been used to evaluate if there is a commitment to surpassing the teaching methodologies based on a "unique History", traditional, linear, ethnocentric and male-centered core. Giving the recent attacks towards the teaching freedom in schools by conservative movements and having been convinced of the necessity of a teacher's formation revision, it has been considered by the authors that teachers must be prepared to dodge these curbings and provide an evermore inclusive and emancipatory education. This paper has been written in a time which the No-party School Movement, anachronicaly, has grown in the politics' scenario in Brazil, with evident reflexes in BNCC, once the document has been emptied of contents regarding gender, diversity and sexuality. From these premises above mentioned, an intervention has been proposed in the pre-Columbian America subject, in which the educational project has been structured in way that women authors and feminist works are favored. The classes taught during this subject have been analysed and are part of this work. this experience has inspired the production of a podcast series about History teaching, feminism and Women's History, having History teachers willing to rethink their practices from these themes' perspective as the target audience. The series, in a propositional form, is the second produt from this paper.
Palavras-chave: Ensino de História
Currículo
Formação docente
Teoria feminista
Gênero
Curriculum
Thacher formation
Feminist theory
Gender
History teaching
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

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