Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15500
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 25-sep-2020
Autor(es): MIRANDA, Caroline Barroso
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Primer Orientador: LINHARES, Anna Maria Alves
Título : “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história
Citación : MIRANDA, Caroline Barroso. “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no Livro Didático de História. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15500. Acesso em:.
Resumen: Essa dissertação busca refletir sobre os conceitos do pensamento feminista negro, o saber histórico escolar, a história das mulheres negras e suas representações em imagens nos livros didáticos de história do 8º ano do ensino do fundamental II. Utilizando como fonte de pesquisa e reflexão o livro didático de história e narrativa localizada das alunas negras nesse material didático, de modo que se possa compreender como se dá as representações das mulheres negras nesses livros didáticos entre os anos de 2001 a 2017 e como as alunas negras se veem representadas no livro didático de história, no ensino de história e na sociedade. Busca-se, ainda, compreender de que modo as estruturas interseccionalizadas de raça, gênero e classe influenciam nas rupturas e permanências, características do processo histórico, e nas representações imagéticas das mulheres negras nos livros didáticos. Compreender de que maneira o racismo, o sexismo e o classismo, no Brasil, afetam a narrativa histórica na representação das mulheres negras nos livros didáticos de história, analisando de que forma essas sujeitas ganharam espaço e visibilidade na produção do livro didático ao longo dos anos. Além de procurar promover justiça social através do processo de ensino-aprendizagem de história e do ponto de vista específico das alunas negras, o seu lugar de fala, suas auto definições e empoderamento enquanto futuras mulheres negras.
Resumen : This thesis aims to reflect on the concepts of black feminist thought, the school History knowledge, the History of black women and their representations in images in the History textbooks of the 8th year of fundamental education (or brazilian middle school). Using as source of research and reflection the History textbook and its black female students narrative so that it is possible to understand how the representations of black women in these textbooks occur between the years 2001 to 2017 and how the black female students see themselves represented in the History textbook, in History teaching and in society. It also seeks to understand how the intersectionalized structures of race, gender and class influence the ruptures and permanences, characteristics of the historical process, and the imagery representations of black women in textbooks. Understanding how racism, sexism and classism in Brazil affect the historical narrative in the representation of black women in History textbooks, analyzing how these women have gained ground and visibility in the production of textbooks over the years. Also it seeks to promote social justice through the History teaching-learning process and from the specific standpoint of black female students, their place of speech, their self-definitions and empowerment as future black women.
Palabras clave : Pensamento feminista negro
Ponto de vista das mulheres negras
Livro Didático de História
Ensino de História
ProfHistória
Saber histórico escolar
Black feminist thought
Black women standpoint
History Textbook
History teaching
School history knowledge
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_LugarMeninaNegra.pdf9,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons