Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Wilson Júnior Bastos da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T18:32:15Z | - |
dc.date.available | 2023-04-11T18:32:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wilson Júnior Bastos da. Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15505. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15505 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aimed to discuss how the teaching of African History and Ethnic-Racial Diversity, prescribed by law 10639/03, has an important contribution to an anti-racist education. Thus, we mobilize, through the dialectical process between teaching and learning as pedagogical tools, knowledge that involved the ancestry that walks with memory and, as a means, the orality to work on the valorization of an identity linked to the African continent. For this, we searched through the interface between “Griot Technology” from ancestry and the orality technology of cyberspace podcast, to put our purpose into practice. Our studies were based on “Irmã Maria Angelica Dantas school”, in Paragominas, which in its Political Pedagogical Project includes the “Project Black is the Root of Freedom” for discussions on ethnic-racial relations. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-04-11T18:32:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AprendendoHistoriaGuardioes.pdf: 10045668 bytes, checksum: 6c127295c5c2eab261c10f4491a018bb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-04-11T18:32:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AprendendoHistoriaGuardioes.pdf: 10045668 bytes, checksum: 6c127295c5c2eab261c10f4491a018bb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-11T18:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AprendendoHistoriaGuardioes.pdf: 10045668 bytes, checksum: 6c127295c5c2eab261c10f4491a018bb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source | Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | History of Africa | en |
dc.subject | Ancestry | en |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Griot technology | en |
dc.subject | Ethnic-Racial Relations | en |
dc.title | Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário de Ananindeua | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Wesley Garcia Ribeiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6566232471845658 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação teve por objetivo fazer uma discussão sobre como o ensino de História da África e a Diversidade Étnico-Racial, preconizadas pela lei 10639/03, tem uma importante contribuição para uma educação antirracista. Assim, mobilizamos através do processo dialético entre ensino e aprendizagem como ferramentas pedagógicas conhecimentos que envolveram a ancestralidade que caminha com memória e como meio a oralidade para trabalharmos a valorização de uma identidade ligada ao continente africano. Para isto, buscamos através da interface entre “Tecnologia Griot” advinda da ancestralidade e a tecnologia da oralidade do ciberespaço podcast colocarmos em prática nosso propósito. Tivemos como base de nossos estudos a Escola Irmã Maria Angélica Dantas, em Paragominas, que em seu Projeto Político Pedagógico é inserido o “Projeto Negro é a Raiz da Liberdade” para as discussões sobre as relações étnicos-raciais. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.description.affiliation | Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Angélica Dantas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-2734-5442 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AprendendoHistoriaGuardioes.pdf | 9,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons