Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Wilson Júnior Bastos da-
dc.date.accessioned2023-04-11T18:32:15Z-
dc.date.available2023-04-11T18:32:15Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationSILVA, Wilson Júnior Bastos da. Aprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial. Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15505. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15505-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to discuss how the teaching of African History and Ethnic-Racial Diversity, prescribed by law 10639/03, has an important contribution to an anti-racist education. Thus, we mobilize, through the dialectical process between teaching and learning as pedagogical tools, knowledge that involved the ancestry that walks with memory and, as a means, the orality to work on the valorization of an identity linked to the African continent. For this, we searched through the interface between “Griot Technology” from ancestry and the orality technology of cyberspace podcast, to put our purpose into practice. Our studies were based on “Irmã Maria Angelica Dantas school”, in Paragominas, which in its Political Pedagogical Project includes the “Project Black is the Root of Freedom” for discussions on ethnic-racial relations.en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-04-11T18:32:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AprendendoHistoriaGuardioes.pdf: 10045668 bytes, checksum: 6c127295c5c2eab261c10f4491a018bb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-04-11T18:32:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AprendendoHistoriaGuardioes.pdf: 10045668 bytes, checksum: 6c127295c5c2eab261c10f4491a018bb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-11T18:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AprendendoHistoriaGuardioes.pdf: 10045668 bytes, checksum: 6c127295c5c2eab261c10f4491a018bb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.sourceDisponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectHistory of Africaen
dc.subjectAncestryen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectGriot technologyen
dc.subjectEthnic-Racial Relationsen
dc.titleAprendendo História com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVALpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Wesley Garcia Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2125737316069934pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6566232471845658pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve por objetivo fazer uma discussão sobre como o ensino de História da África e a Diversidade Étnico-Racial, preconizadas pela lei 10639/03, tem uma importante contribuição para uma educação antirracista. Assim, mobilizamos através do processo dialético entre ensino e aprendizagem como ferramentas pedagógicas conhecimentos que envolveram a ancestralidade que caminha com memória e como meio a oralidade para trabalharmos a valorização de uma identidade ligada ao continente africano. Para isto, buscamos através da interface entre “Tecnologia Griot” advinda da ancestralidade e a tecnologia da oralidade do ciberespaço podcast colocarmos em prática nosso propósito. Tivemos como base de nossos estudos a Escola Irmã Maria Angélica Dantas, em Paragominas, que em seu Projeto Político Pedagógico é inserido o “Projeto Negro é a Raiz da Liberdade” para as discussões sobre as relações étnicos-raciais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.description.affiliationEscola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Angélica Dantaspt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2734-5442pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AprendendoHistoriaGuardioes.pdf9,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons