Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15509
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 14-Abr-2022 |
Autor(es): | LIRA, Vascilene da Silva |
Primeiro(a) Orientador(a): | NUNES, Francivaldo Alves |
Título: | Mostra de História em processo de interação escolar no Ensino Médio: um estudo sobre ensino aprendizagem na escola estadual “Benício Lopes”, Castanhal-Pa |
Citar como: | LIRA, Vascilene da Silva. Mostra de História em processo de interação escolar no Ensino Médio: um estudo sobre ensino aprendizagem na escola estadual “Benício Lopes”, Castanhal-Pa. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15509. Acesso em:. |
Resumo: | A Mostra de História, realizada na Escola Estadual Benício Lopes (localizada no município de Castanhal-PA), se apresenta como uma proposta de instrumento pedagógico, que objetiva auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em História, utilizando as abordagens teóricas pautadas na Cultura Escolar e na Educação Histórica, a partir do conhecimento prévio e da bagagem trazida pelo discente sobre diferentes temáticas curriculares decorrentes de suas experiências pessoais. Nesse interim, a pesquisa visa contribuir para aprendizagem histórica significativa, no intuito de contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica crítica-reflexiva dos alunos; busca, ainda, auxiliar em suas próprias percepções e atuação sobre o mundo em que vivem. Essa proposta se utiliza ainda do formato de Feiras/Mostras escolares, para promover maior interação escolar dos alunos participantes, instigando-os a maior proximidade e o interesse na disciplina escolar de História |
Abstract: | The History Exhibition, held at the Benício Lopes State School (located in the municipality of Castanhal-PA), presents itself as a proposal for a pedagogical instrument that aims to assist in the teaching-learning process within the Teaching of History, using theoretical approaches based on the School Culture and Historical Education, appropriating the prior knowledge and baggage brought by the student on different themes, resulting from their personal experiences and linking them to school historical knowledge, relating these themes within a political-social as well as a theoretical context -methodological in the perspective of contributing to a significant historical learning, thus contributing to the formation of a critical-reflective historical conscience on the part of the students, seeking to help in their own perception of the world and action on it. This proposal also uses the format of School Fairs / Exhibitions in order to promote greater school interaction of the participating students, instigating a greater proximity to the discipline of history, arousing their interest in a more didactic and attractive way. |
Palavras-chave: | Ensino de História Mostra de História Cultura escolar Educação histórica Feiras Mostras escolares History teaching History exhibition School culture Historical education Exhibits School fairs |
Área de Concentração: | ENSINO DE HISTÓRIA |
Linha de Pesquisa: | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Ananindeua |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MostraHistoriaProcesso.pdf | 16,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons