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Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Dez-2021
Autor(es): ALMEIDA, Rogério Araújo de
Afiliação do(s) Autor(es): Prefeitura de Santo Antonio do Tauá
Primeiro(a) Orientador(a): ALMEIDA, Conceição Maria Rocha de
Título: Expressões populares e podcasts: uma proposta para o ensino de História na Educação Básica (Santo Antônio do Tauá/Pa, 2019/2021)
Citar como: ALMEIDA, Rogério Araújo de. Expressões populares e podcasts: uma proposta para o ensino de História na Educação Básica (Santo Antônio do Tauá/Pa, 2019/2021). Orientadora: Conceição Maria Rocha de Almeida. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15510. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho reflete teórica e metodologicamente acerca da comunicação dos estudantes, o que falam e o que ouvem, pormenorizando as expressões populares, além de analisar seu entendimento no ensino de História, considerando os embasamentos da História Social da Linguagem, Ensino de História, Literacia Histórica, Expressões Populares como ferramenta metodológica e a produção de podcasts, este último tem como objetivo levar os assuntos discutidos por alunos para além dos muros da escola, o que se mostrou bastante promissor, pois, em poucos dias nas plataformas de hospedagens deste tipo mídia os podcasts tiveram alguns acessos, vale ressaltar que não houve divulgação nem para os discentes coparticipantes dos podcasts. A priori, a conversa com a turma, explicando-lhes o que eram expressões populares e a natureza da pesquisa, foi o estopim deste projeto que foi realizado com discentes de uma turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Cornélio Peixoto, situada em Santo Antônio do Tauá – PA. Os dados sobre os educandos, coletados a partir de questionários serviram em partes para compreendê-los, além de auxiliar na análise sobre o que falam e o que ouvem, particularizando as expressões populares. Nesta peregrinação, várias conversas com os alunos foram realizadas, e a partir destas percebi que usavam expressões populares as quais eu não conhecia e que depois de algumas explicações dadas por eles pude entender que eram usadas somente pelos munícipes do Tauá. Com essa nota sobre, expressões populares locais, oportunizou-se também as discutir, motivando os estudantes a buscarem entender a historicidade delas em suas falas e suas relações com o ensino de história.
Abstract: This work aims to reflect theoretically and methodologically about students' communication, what they say and what they hear, detailing popular expressions, in addition to analyzing their understanding in the teaching of History, considering the foundations of the Social History of Language, History Teaching, Literacy Historical, Popular Expressions as a methodological tool and the production of podcasts, the latter aims to take the subjects discussed by students beyond the walls of the school, proving to be quite promising since in a few days on the hosting platforms of this type of media the podcasts had some hits, it is worth mentioning that there was no disclosure even to the students who participated in the podcasts. A priori, the conversation with the class, explaining to them what popular expressions were and the nature of the research, was the trigger for this project, which was carried out with students from a seventh year class of the Municipal School of Elementary Education Major Cornélio Peixoto, located in Santo Antônio do Tauá - PA. The data on the students collected from questionnaires served in parts to understand them, in addition to assisting in the analysis of what they say and what they hear, particularizing popular expressions. On this pilgrimage, several conversations were held with the students, and from these I realized that they used popular expressions that I did not know and that after some explanations given by them I could understand that they were used only by the citizens of Tauá. With this note on local popular expressions, it was also possible to discuss them, motivating students to seek to understand their historicity in their speeches and their relationship with the teaching of history.
Palavras-chave: Ensino de História
Linguagem
Expressões populares
Sala de aula
Podcasts
History teaching
Language
Popular expressions
Classroom
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

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