Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15522
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 5-Oct-2020
metadata.dc.creator: COSTA, Rayme Tiago Rodrigues
metadata.dc.description.affiliation: IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: CHARLET, Eliane Cristina Soares
Title: De Dandara a Firmina: o ensino de História do Brasil a partir de Mulheres Negras no Ensino Médio Integrado
Citation: COSTA, Rayme Tiago Rodrigues. De Dandara a Firmina: O ensino de História do Brasil a partir de Mulheres Negras no Ensino Médio Integrado. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet. 2023. 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15522. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Uma única história tem sido contada sobre a população negra e sobre as mulheres negras no ensino de história do Brasil, uma história de invisibilidade e lugares subalternos, onde a população negra é desumanizada e as mulheres negras reduzidas a condição de mulatas, domésticas e mães pretas. Esta narrativa é resultado de um processo histórico consciente de desumanização formatado pelo ocidente na modernidade/colonialidade para gerar domínio e consolidação de poder. Nesse sentido, esta dissertação busca ser uma resposta a esse contexto, objetivando construir uma narrativa no ensino de história do Brasil a luz da trajetória de cinco mulheres negras, Dandara, Chica da Silva, Mônica, Luiza Mahin e Maria Firmina dos Reis, mobilizando suas perspectivas para entender o contexto colonial (Séc. XVI-XIX) visibilizando personagens e contextos marginalizados e apresentar a metodologia e as ideias na qual se fundamentam essa experiência, tendo o sistema web “Mulheres Negras no Ensino de História” como produto das atividades realizadas. A pesquisa ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA) da cidade de Paragominas, concomitantemente as aulas de história para a turma de Informática do segundo ano do ensino médio, no ano de 2018. Para isso, foi necessário descolonizar as formas de ver, a interseccionalidade, o gênero, e o jogo de escalas da micro-história foram utilizadas como ferramentas procedimentais, além dos conhecimentos discentes para perceber as mulheres negras do presente e do passado. A metodologia utilizada foi da aula-oficina (BARCA, 2004) onde os alunos após serem ambientados sobre os contextos, foram divididos em grupos e tiveram acesso a fontes sobre cada personagem, apresentando em forma de seminário seu contexto e biografia, as quais foram utilizadas para produzir o sistema web. Compreender o passado colonial pelas lentes de mulheres negras materializou e aproximou a história do cotidiano dos educandos, muitos realizaram uma apropriação das personagens como elementos simbólicos para a positivação da negritude, passando a observar as mulheres negras ao seu derredor e as suas problemáticas, além de uma complexificação do ser mulher e da crítica sobre a feminilidade branca.
Abstract: A single story has been told about the black population and black women in the teaching of Brazilian history, a history of invisibility and subordinate places, where black people is dehumanized and black women reduced to the conditions of mulattos, domestic workers and black mothers. This narrative is result of a conscious historical process of dehumanization shaped by the West in modernity/coloniality to generate dominance and consolidation of power. In this sense, this master’s dissertation seeks to be a response to this context, aiming at to build a narrative in the teaching of Brazilian history in light of the trajectory of five black women, Dandara, Chica da Silva, Mônica, Luiza Mahin and Maria Firmina dos Reis, mobilizing their perspectives to understand the colonial context (16h-19th century), visualizing marginalized characters and contexts and presenting the methodology and the ideas on which this experience is based, having the web system “Women Black in History Teaching” as a product of the activities carried out. This research was developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, campus located in the city of Paragominas, concurrently the history classes for the second year high School of informatics class, in 2018. For this, it was necessary to decolonize ways of seeing, intersectionality, gender and the scale games of microhistory were used as procedural tools, combined with student’s knowledge to understand the black women from the present and the past. The methodology used was the classroom-workshop (BARCA, 2004) where the students, after being acclimated about the contexts, they were divided into groups and had access to sources about each character, presenting in the form of a seminar its context and biography, which were used to produce the web system. Understanding the colonial past through the lenses of black women materialized and approached the history of the students' daily lives, a lot of them made an appropriation of the characters as symbolic elements for the positivity of blackness, starting to observe black women around them and their issues, in addition to analyze critically what is to be a woman and criticism of white femininity.
Keywords: Trajetórias negras
Ensino de História
Mulheres negras
Ensino Médio Integrado
ProfHistória
Black trajectories
History teaching;
Black women
Integrated High School
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Ananindeua
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_DandaraFirminaEnsino.pdf2,19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons