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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15526
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 14-Fev-2022 |
Autor(es): | ZIMMER, Paulyane Nascimento |
Primeiro(a) Orientador(a): | FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de |
Título: | EDEUCAÇÃO MUSICAL PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: compondo caminhos à prática docente em Castanhal-PA |
Citar como: | ZIMMER, Paulyane Nascimento. Educação Musical para crianças com autismo: compondo caminhos à prática docente em Castanhal-PA. Orientador: Áureo Déo de Freitas Júnior. 2022. 348 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15526. Acesso em:. |
Resumo: | A qualidade do ensino da musica nas series iniciais e os desafios da inclusão, revelam a importância de se fornecer oportunidades de capacitação. Este estudo objetivou construir uma proposta de capacitação para professores de Música ao ensino de alunos com Transtomo do Espectro Autista (TEA), na Educação Infantil e, para tal: (a) formatar uma proposta de capacitação para docentes de Música com enfoque ao Ensino de Música para crianças com TEA na Educação Infantil; (b) aplicar a capacitação para professores de música em atuação em Castanhal/PA; e, (c) avaliar seu impacto na prática dos cursistas, durante a pesquisa.Trata-se de um estudo experimental com fundamentação técnico-científica, de corte transversal e com enfoque teórico-prático, dentro dos parâmetros metodológicos da pesquisa-ação. À amostra obtida pela técnica de mostragem não paramétrica inclui 3 professores formadores e 13 cursistas. Foram formatados cinco módulos (O transtomo do Espectro Autista e desenvolvimento humano na infância, EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO: materíais e técnicas para o ensino de música e inclusão; A Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon aplicada ao Autismo; EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO: Planejamento e avaliação; e, Prática supervisionada ao Ensino de música para crianças com TEA). Um site e seis protocolos foram elaborados para coleta de dados: Questionário sócio demográfico e de sondagem de conhecimentos do cursista; Avaliação estrutural dos módulos a capacitação MusiTEA; Questionário para validação do site MusiTEA; Ficha para avaliação « lapidar das ementas dos módulos da capacitação MusiTEA; Ficha de avaliação do plano de aula (Prática Supervisionada); e, Ficha de avaliação de prática supervisionada (MusiTEA) — Atividade gravada MLT. As ementas dos módulos, protocolos e site foram validados por pares de juízes independentes até a obtenção minima de 80% de concordância. Os dados coletados passaram por análise exploratória, abordando a estatistica descritiva, assim como, a vtilização do Teste de Wilcoxon, hipóteses nula e altemativa: HO=0,5 e HI>0,5 e a>0, adotando a = 0,05 (erro adotado 5%) e nível de significância de 95% Foi utilizado o programa Excel para estatística descritiva, realização de tabelas, gráficos e limpeza dos dados. Observou-se um bom desempenho dos cursistas entre a aplicação dos módulo 1 e 2 (T * = 46,5 > Títabelado) = , rejeita HO). Entretanto, não foram verificadas melhorias entre os módulos 1 e 3 (T * = 17,5 > T(tabelado) = O, não rejeita HO); registrando-se uma “queda” entre a aplicação dos módulos 2 e 3 (T * = 10 > T(tabelado) = 2, não rejeita HO). Já em comparação dos módulos 1 e 4, este último apresentou melhor rendimento (T * = 37 > Títabelado) = 8, rejeita HO). As oscilações de desempenho subsidiam que HO não deve ser rejeitada em prol de HI, não se podendo afirmar que o curso melhorou o desempenho dos cursistas, embora os dados descritivos revelem o alcance substancial da capacitação. O Tetomo dos participantes para ministrar aulas em formato híbrido durante a ocorrência do módulo 3 mostrou-se um dos impactos do cenário Pandêmico. Sugere-se replicação do estudo com um n maior e lapidar dos módulos. |
Abstract: | The quality of music education in the early grades and the challenges of inclusion reveal the importance of providing training opportunities. This study aimed to build a training proposal for Music teachers to teach students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early (Childhood Education and, to this end: (a) to format a training proposal for Music teachers with a focus on Teaching Music for children with ASD in Eariy Childhood Education; (b) apply training for musie teachers working in Castanhal/PA; and, (c) evaluate its impact on the course participants' practice during the rescarch. This is an experimental study with a Technical-scientific basis, cross-sectional and with a theoretical-practical focus, within the methodological parameters of action rescarch. The sample obtained by the non-parametric sampling technique includes 3 teacher trainers and 13 course participants, Five modules were formatied (Autism Spectrum Disorder and human development in childhood; MUSICAL EDUCATION AND AUTISM: materials and techniques for teaching music and inclusion; Edwin Gordon's Music Leaming Theory applied to Autism; MUSICAL EDUCATION AND INCLUSION: Planning and cvaluation; and, Superviscd Practice in Teaching Music to Chiláren with ASD). À website and six protocols were developed for data collection: Socio- demographic questionnaire and survey of the students knowledge; Structural assessment of the MusiTEA training modules; Questionnaire for validation of the MusiTEA website; Form for evaluating and adjustment of the MusiTEA training modutes; Lesson plan evaluation sheet (Supervised Practice); and, Supervised Practice Assessment Sheet (MusiTEA) - Recorded MLT Activity. The modules, protocols and website were validated by pairs of independent judges until obtaining a minimum of 80% agreement. The collected data on the use of exploratory analysis, descriptive analysis, as well as the Wilcoxon Test with null and attemative hypothes: HO-0.5 and 0.5 and 0.5 and 0.5, a = 0 05 (adopted 5%) and significance level of 95%. The Excel program was used for descriptive statistics, creation of tables, graphs and data cleaning, The good performance of the course participants was observed between the application of modules 1 and 2 (T * = 46.5 > Títabled) = S, rejects HO). However, there were mo improvements between modules | and 3 (T * = 17.5 > T(tabled) = 0, does not reject HO); registering a “fall” between the application of modules 2 and 3 (T * = 10 > Títable) = 2, does mot reject HO). In comparison with modules 1 and 4, the latter showed better performance (T * = 37 > Títabled) = 8, rejects HO). The performance oscillations support that HO should not be rejected in favor of HI, and it cannot be said that the course improved the course participants' performance, although the descriptive data reveal the substantial scope of the training. The retum of participants to teach classes in a hybrid format during the occurrence of module 3 proved to be one of the impacts of the Pandemic scenario. It s suggested to replicate the study 'with a larger n and review the modules. |
Palavras-chave: | Autismo Capacitação de professores Educação musical Educação Infantil |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA |
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