Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTELO, Caroline de Cássia Sousa-
dc.date.accessioned2023-04-17T18:14:04Z-
dc.date.available2023-04-17T18:14:04Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.citationCASTELO, Caroline de Cássia Sousa. Poética paridas: a dança como política de aparecimento. 2022. 145 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências das Artes. Programa de Pós-graduação em Artes, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15537. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15537-
dc.description.abstractThis memorial thesis, divided into a poetic-series, aimed to understand dance as a policy of appearance from the processes of dialectical creation (thesis, antithesis and synthesis): Cinderela (2018), Nas Brenhas (2020) and Subterrânea ( 2021). The first two deliveries were poetic births from the life stories of the Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará, a pioneer association in the human rights militancy of prostitutes in Brazil, which has been active since 1990. The creation of the works : Cinderela, Nas Brenhas and Subterrânea reveal narratives about Love, motherhood, violence, militancy, work, about orgasms and displeasures within the prostitute. Through the metodological paths and veins. I assume myself as a creator- intabitant (FERREIRA, 2012) in walkability (SPECK, 2013), immersing myself as a creator of life/dance with the street, finding on street corners and crossoroads authors such a Judith Butler (2018), André Lepecki (2012), Di Monteiro (2016), Bia Medeiros e Natasha de Albuquerque (2016), Thereza Rocha e Márcia Tiburi (2012), Juliana Moraes (2013), among so many others Who helped me to think of the street and dance as a policy of apperance of a disappearing people. To immerse yourself is also to immerse yourself in the uterus, in the intimate, in th secrets of the lives os those Who live there, of processes thar are created in the anxiety of what is lived, moved to “make it appear”pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2023-04-17T18:13:35Z No. of bitstreams: 1 Tese_PoeticaParidasDanca.pdf.pdf: 6216129 bytes, checksum: 61d7e144b477c2e8b11dc1f3c46aa7c0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2023-04-17T18:14:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_PoeticaParidasDanca.pdf.pdf: 6216129 bytes, checksum: 61d7e144b477c2e8b11dc1f3c46aa7c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-17T18:14:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_PoeticaParidasDanca.pdf.pdf: 6216129 bytes, checksum: 61d7e144b477c2e8b11dc1f3c46aa7c0 (MD5) Previous issue date: 2022-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDança - Parápt_BR
dc.subjectDança Contemporâneapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titlePoéticas paridas: a dança como política de aparecimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.contributor.advisor1MENDES, Ana Flávia de Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6144243746546776pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953106101170523pt_BR
dc.description.resumoEsta tese-memorial, dividida em uma série poética, teve como objetivo compreender a dança como uma política de aparecimento a partir dos processos de criação dialético (tese, antítese e síntese): Cinderela (2018), Nas Brenhas (2020) e Subterrânea (2021). Os dois primeiros partos foram poéticas paridas das histórias de vida do Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará, uma associação precursora na militância dos direitos humanos das prostitutas no Brasil, que atua desde 1990. Revela narrativas sobre amor, maternidade, violência, militância, trabalho, sobre orgasmos e desprazeres dentro do meretrício. Subterrânea (2021), por sua vez, é uma narrativa pessoal atravessada pelo meu desencontro com a maternidade, onde discuto a potência de uma dança abortada, descamada e petrificada. Os processos de criação transam com as perspectivas metodológicas de Ferreira (2012) e Speck (2016), assumo-me uma habitante-criadora (FERREIRA, 2012) em caminhabilidade (SPECK, 2016), embrenhando-me pelas ruas do bairro da Campina, conhecendo e me reconhecendo enquanto criadora de vida/dança com a rua, encontrando nas esquinas e encruzilhadas autores como Judith Butler (2018), André Lepecki (2011), Di Monteiro (2018), Bia Medeiros e Natasha de Albuquerque (2016), Thereza Rocha e Márcia Tiburi (2012), Juliana Moraes (2013), entre tanto outros que me ajudaram a pensar a dança com a rua e como política de aparecimento. Embrenhar-se também é entranhar-se pelos úteros, pelo íntimo, pelos segredos da vida de quem ali habita, de processos que se criam na ânsia do vivido, movidos em “fazê-lo aparecer”pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_PoeticaParidasDanca.pdf.pdf6,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons