Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15569
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCUNHA, Gabriel da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-04T19:44:38Z-
dc.date.available2023-05-04T19:44:38Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationCUNHA, Gabriel da Silva. O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA. Orientador: Thiago Broni de Mesquita. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the concept of authoritarianism and how it mobilizes issues such as revisionism and denialism about the Brazilian military dictatorship. To achieve this objective, a case study was carried out with the history professors of the School of Application of the Federal University of Pará, an institution chosen as the locus of research due to the difficulties arising from the new coronavirus pandemic. The research also analyzes how these narratives are present in different environments and how they present themselves in their workplace, in addition to discussing the different resources and strategies that can be used by teachers in teaching about the Brazilian military dictatorship. As a product, a blog was created, with posts built from the analysis of bibliographic references, experiences reported by the participating teachers and the analysis of internet pages dedicated to providing resources about the Brazilian military dictatorship.en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-05-04T19:44:30Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AutoritarismoQuestaoEstudo.pdf: 4534745 bytes, checksum: 9d8181fb5acab62d5ce976a32a4a1507 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-05-04T19:44:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AutoritarismoQuestaoEstudo.pdf: 4534745 bytes, checksum: 9d8181fb5acab62d5ce976a32a4a1507 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-04T19:44:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_AutoritarismoQuestaoEstudo.pdf: 4534745 bytes, checksum: 9d8181fb5acab62d5ce976a32a4a1507 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.sourceDisponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProfHistóriapt_BR
dc.subjectDitadura Militar Brasileirapt_BR
dc.subjectCultura históricapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectBrazilian Military Ditactorshipen
dc.subjectHistorical cultureen
dc.titleO autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.contributor.advisor1MESQUITA, Thiago Broni de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9103271903652224pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2485058173285138pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo debater o conceito de autoritarismo e como o mesmo mobiliza questões como o revisionismo e o negacionismo sobre a ditadura militar brasileira. Para realizar tal objetivo, foi realizado um estudo de caso com os professores de história da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, instituição escolhida como lócus da pesquisa por conta das dificuldades oriundas da pandemia do novo coronavírus para este trabalho e pela possibilidade de analisar as experiências de um número maior de professores. A pesquisa também analisa de que modo essas narrativas estão presentes em diferentes ambientes e como se apresentam em seu local de trabalho, além de discutir os diferentes recursos e estratégias que podem ser utilizadas pelos professores no ensino sobre a ditadura militar brasileira. Como produto, foi feito um blog, com postagens construídas a partir das análises das referências bibliográficas, experiências relatadas pelos professores participantes e da análise de páginas dedicadas a disponibilizar recursos sobre a ditadura militar brasileira.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0009-0000-4099-8061pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_AutoritarismoQuestaoEstudo.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons