Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDIN, Hortência Keize Araújo-
dc.date.accessioned2023-05-04T20:00:18Z-
dc.date.available2023-05-04T20:00:18Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationCARDIN, Hortência Keize Araújo. Decolonizando a África: o uso da tecnologia educacional para uma educação antirracista no ensino de História. Orientador: José do Espírito Santo Dias Júnior. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15570. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15570-
dc.description.abstractThe Teaching of History was directly affected by the sanction of Law nº 10.639 / 2003 which makes the theme of “Afro-Brazilian History and Culture” mandatory in the official curriculum of the Teaching Network, the Teaching of History along its trajectory was guided by a curriculum based on a Eurocentric world view, which resulted in the reproduction of stereotypes about the African continent and its descendants, thus, the objective of this research is to show the importance of teaching history from a decolonial perspective and that can contribute significantly to the formation of an anti-racist historical conscience. The research was carried out with 6th grade students and based on the data obtained, new practices and approaches were proposed for the Teaching of African History, which culminated in the final product of this dissertation in the context of the Postgraduate Program in Teaching History ( PROFHISTÓRIA) with the production of an Educational Technology, materialized through a board game called "Decolonizing Ancient Africa" that presents the diversity of Africa and Afro-Brazilian culture, thus contributing for the educational system to become more and more more focused on the education of ethnic-racial relations from an anti-racist education.en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-05-04T20:00:09Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DecolonizandoAfricaUso.pdf: 3370043 bytes, checksum: a1763e12fc36f6500a42d9012bbf52fc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-05-04T20:00:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DecolonizandoAfricaUso.pdf: 3370043 bytes, checksum: a1763e12fc36f6500a42d9012bbf52fc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-04T20:00:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DecolonizandoAfricaUso.pdf: 3370043 bytes, checksum: a1763e12fc36f6500a42d9012bbf52fc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.sourceDisponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProf.Históriapt_BR
dc.subjectJogos Educacionaispt_BR
dc.subjectHistória africanapt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectAfrican historyen
dc.subjectAntiracismen
dc.titleDecolonizando a África: o uso da tecnologia educacional para uma educação antirracista no ensino de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994103518602397pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8313185727355446pt_BR
dc.description.resumoO Ensino de História foi diretamente afetado pela sanção da Lei nº 10.639/2003 que torna obrigatória a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino, o Ensino de História ao longo da sua trajetória foi pautado em um currículo com base em uma visão eurocêntrica de mundo, o que acarretou na reprodução de estereótipos acerca do continente africano e de seus descendentes, desta forma, o objetivo dessa pesquisa é mostrar a importância do ensino de história a partir de uma perspectiva decolonial e que possa contribuir de forma significativa para a formação de uma consciência histórica antirracista. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano e a partir de dados obtidos, foram propostas novas práticas e abordagens para o Ensino de História da África, que culminaram no produto final dessa dissertação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História com a produção de uma Tecnologia Educacional, materializada através de um jogo de tabuleiro denominado de “Decolonizando a África Antiga” que apresente a diversidade da África e da cultura afro-brasileira, contribuindo assim para que o sistema educacional torne-se cada vez mais voltado para a educação das relações étnicorraciais a partir de uma educação antirracista.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.description.affiliationCEPF - Centro Educacional Paula Frassinettipt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DecolonizandoAfricaUso.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons