Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15579
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorPEREIRA, Raíssa Abraçado-
dc.date.accessioned2023-05-08T15:48:37Z-
dc.date.available2023-05-08T15:48:37Z-
dc.date.issued2022-04-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Raíssa Abraçado. Entretenimento, consumo e sociabilidade no K-POP: construções e experiências sociais no fandom Army em Belém do Pará. Orientadora: Manuela do Corral Vieira. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15579. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15579-
dc.description.abstractThis present research seeks to analyze, through entertainment as an experience and construction of the social, the consumption of South Korean pop and the practices of sociability in the Army fandom, which is the fandom of the main K-pop group today, BTS (Bangtan Sonyeodan). From a netnographic communication-anthropological approach and with ethnographic inspirations, we joined the field with participant observation of the fandom Army, aiming to understand how the consumption practices of these fans impact and contribute to the development of sociabilities and interaction practices among the fan community and between fan and BTS group. The analyzes are based, mainly, on theoretical contributions about consumption, sociability, fan culture and material culture. The methodological procedures include the application of online questionnaires, in-depth interviews via Google Meet and field observations on social networks. It is considered, from the analysis of reports and field observations, the importance of fans for the K-pop entertainment industry, because we identify them as the main agents for the dynamics of the industry and consumption, as well as the sociability that in this sphere is necessary for the codes to be familiar in the most diverse contexts.en
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Fátima Pereira (anafatima@ufpa.br) on 2023-05-08T15:44:16Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO RAISSA ABRAÇADO ATUALIZADA 1.pdf: 5549761 bytes, checksum: aefe1d0b7eb38c3c5823b2518f85fb61 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2023-05-08T15:48:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO RAISSA ABRAÇADO ATUALIZADA 1.pdf: 5549761 bytes, checksum: aefe1d0b7eb38c3c5823b2518f85fb61 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-08T15:48:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO RAISSA ABRAÇADO ATUALIZADA 1.pdf: 5549761 bytes, checksum: aefe1d0b7eb38c3c5823b2518f85fb61 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-04-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.brpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectBTSpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectFandomen
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectSociabilitiesen
dc.titleEntretenimento, consumo e sociabilidade no K-POP: construções e experiências sociais no fandom Army em Belém do Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Manuela do Corral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1758973354834768pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7696617730261917pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar, por meio do entretenimento enquanto experiência e construção do social, o consumo do pop sul-coreano e as práticas de sociabilidade no fandom Army, o qual é o fandom do principal grupo de K-pop da atualidade, o BTS (Bangtan Sonyeodan). A partir de uma abordagem comunicacional-antropológica netnográfica e com inspirações etnográficas, aderimos ao campo com observação participante do fandom Army, visando compreender como as práticas de consumo desses fãs impactam e contribuem para o desenvolvimento das sociabilidades e das práticas de interação entre a comunidade de fã e entre fã e grupo BTS. As análises se baseiam, principalmente, nos aportes teóricos sobre consumo, sociabilidade, cultura de fãs e cultura material. Os procedimentos metodológicos incluem a aplicação de questionários online, realização de entrevistas em profundidade via Google Meet e observações de campo nas redes sociais. Considera-se, a partir das análises dos relatos e observações de campo, a importância dos fãs para a indústria do entretenimento do K-pop, pois os identificamos como os principais agentes para a dinâmica da indústria e do consumo, assim como a sociabilidade que nessa esfera é necessária para que os códigos sejam familiares nos mais diversos contextos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazôniapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-2034-5359pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EntretenimentoConsumoSociabilidade.pdf5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.