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Tipo: Tese
Data do documento: 27-Out-2022
Autor(es): DUARTE, Wellington Evangelista
Afiliação do(s) Autor(es): SEDUC - PA
Primeiro(a) Orientador(a): NUNES, José Messildo Viana
Título: Criações didáticas: um estudo sobre os materiais didáticos alternativos em pesquisas em nível de mestrado e doutorado no brasil no período de 2010 a 2020
Agência de fomento: 
Citar como: DUARTE, Wellington Evangelista. Criações didáticas: um estudo sobre os materiais didáticos alternativos em pesquisas em nível de mestrado e doutorado no Brasil no período de 2010 a 2020. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2022. 106 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15582. Acesso em:.
Resumo: A presente tese tem por objetivo analisar as relações da transposição didática interna nas criações didáticas envolvendo materiais didáticos alternativos como recurso de ensino e aprendizagem em pesquisas em nível de mestrado e doutorado no Brasil no período de 2010 a 2020. Para alcançar este objetivo, apoiamo-nos na vertente teórica da transposição didática interna e nas criações didáticas, tendo como questão norteadora “os materiais didáticos alternativos podem evidenciar criações didáticas susceptíveis para a institucionalização do saber a partir de um processo de transposição didática interna?”. A metodologia de investigação utilizada foi a metanálise qualitativa, com a produção dos dados sendo feita em dois repositórios nacionais: na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Banco de Teses da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na qual foram selecionadas as pesquisas em que os materiais eram utilizados a partir de uma prática docente nos anos inicias do ensino fundamental. De nossas análises, destacamos que é possível evidenciar uma criação didática a partir de atividades manipulativas, desde que esse texto do saber consiga contemplar algumas particularidades para que essa utilização leve o aluno ao encontro da sua construção com o saber, e mesmo que o professor consiga implementar seu texto de saber nos dois momentos da TDI, ocasionando a criação didática, esse movimento sozinho não garante a institucionalização do saber envolvido na atividade proposta, pois perpassa pela maneira que o material é concebido como ferramenta didática pelo professor para ensinar um dado objeto matemático. Portanto, vale ressaltar que a utilização de qualquer material requer intencionalidade didática, pois sem objetivos definidos, não há garantia de aprendizagem.
Abstract: The present thesis has by objective analyze the relationships of internal didactic transposition in the didactic creations involving alternative teaching materials as a teaching and learning resource in research at master's and doctoral levels in Brazil from 2010 to 2020. To achieve this objective, we rely on the theoretical aspect of internal didactic transposition and didactic creations, having as a guiding question "can alternative didactic materials evidence didactic creations susceptible to the institutionalization of knowledge from a process of internal didactic transposition?" he research methodology used was qualitative meta-analysis, with the production of data being carried out in two national repositories: in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in the Theses Bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, in which the research in which the materials were used from a teaching practice in the early years of elementary school. From our analyses, we emphasize that it is possible to evidence a didactic creation from manipulative activities, as long as this text of knowledge is able to contemplate some particularities so that this use leads the student to meet his construction with knowledge, and even if the teacher manages to implement its text of knowledge in the two moments of TDI, causing the didactic creation, this movement alone does not guarantee the institutionalization of the knowledge involved in the proposed activity, as it permeates the way the material is conceived as a didactic tool by the teacher to teach a given mathematical object . Therefore, it is worth mentioning that the use of any material requires didactic intention, because without defined objectives, there is no guarantee of learning.
Palavras-chave: Materiais didáticos alternativos
Transposição didática interna
Criações didáticas
Educação matemática
Alternative teaching materials
Internal didactic transposition
Didactic creations
Math education
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS, SABERES E VALORES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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