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Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências

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08-06-2022

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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ABREU, Josyane Barros. Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências. Orientadora: Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas. 2022. 141 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15583. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa é motivada por inquietações provenientes desde as minhas primeiras experiências docentes, ainda na graduação, as quais persistem em me acompanhar ainda no tempo presente. Fruto delas, busco compreender em que termos experiências formativas, partilhadas por professores de Ciências, no interior de uma formação continuada, inspirada nos Ateliês Biográficos de Projeto, expressam a problematização da docência e ensaiam Inovações Didáticas. Trata de uma pesquisa-formação, pautada no método (auto)biográfico, que explora histórias de vida e de formação de 14 (quatorze) professores que ensinam Ciências, numa formação continuada em serviço. Os resultados foram possíveis porque os participantes da pesquisa buscaram, de forma própria, a formação continuada, por já sentirem-se insatisfeito com a forma em que ensinavam. Mesmo assim, chegam no curso desejando aprender “pacotes de receitas” para melhor ensinar seus alunos. No entanto, são surpreendidos por experiências que os conduziram à problematização de suas práticas docentes, despertando neles um olhar mais reflexivo e inquisitivo para si, pessoal e profissionalmente, encaminhando-os à investigação de suas próprias práticas e ao reconhecimento de limitações em suas atuações, o que despertou neles o desejo de experimentar novas/outras feituras em seus fazeres docentes. Disso, emergem novos começos, que despertam nos participantes o sentimento de incompletude e os guiam a um processo de autoconhecimento, que os responsabiliza pelo seu poder (auto)formador e transformador, permitindo-lhes agir sobre si mesmo e a operar escolhas didáticas próprias, que ensaiam, no seu fazer docente, a Inovação Didática. Diante dos fatos relatados, defendo que a Inovação Didática se constitui como produto e processo de autoconhecimento dos professores por meio de experiências autobiográficas formadoras, partilhadas em dinâmicas de formação continuada e problematizadoras da docência, constituindo-se caminho possível para produzir olhares inovativos sobre a prática docente a aberto ao devir.

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Área de concentração

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Linha de pesquisa

DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

CNPq

CNPQ::OUTROS::CIENCIAS, CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

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Fonte

1 CD-ROM

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