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Tipo: Tese
Data do documento: 30-Set-2022
Autor(es): VILLA-GARCÍA, Leidy Yurani
Afiliação do(s) Autor(es): Universidad Del Valle, UNIVALLE, Colômbia
Primeiro(a) Orientador(a): ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
Primeiro(a) coorientador(a): ZAMBRANO, Alfonso Claret
Título: O conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdos (TPACK) na prática docente em ciências naturais: a projeção do TPACK dos formadores nas intenções de ensino dos professores em formação na UFPA-Belém
Agência de fomento: 
Citar como: VILLA-GARCÍA, Leidy Yurani. O conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdos (TPACK) na prática docente em ciências naturais: a projeção do TPACK dos formadores nas intenções de ensino dos professores em formação na UFPA-Belém. Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida. 2022. 218 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15584. Acesso em:.
Resumo: Esta tese se propôs a avançar no conhecimento sobre o desenvolvimento do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) na formação de licenciandos, identificando a influência do TPACK dos formadores de professores que orientam as disciplinas da prática docente, nas intenções de ensino dos professores em formação. Neste caso específico, o estudo aborda três aspectos centrais: (i) identificação das contribuições teórico-metodológicas evidenciadas pelo estado da arte (nacional e internacional) sobre o TPACK, construída até o ano de 2020; (ii) identificação e análise das contribuições teórico-metodológicas que são evidenciadas no TPACK dos professores mentores no programa da Licenciatura em Ciências Naturais da UFPA e (iii) identificação e análise das contribuições teórico-metodológicas do TPACK dos professores mentores que são evidenciadas nas intenções de ensino dos professores em formação na Licenciatura da UFPA. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com abordagem interpretativa, com estudo de caso instrumental. Dentre os resultados, foi possível caracterizar contribuições teórico-metodológicas que sustentam os elementos do TPACK na prática docente e os indicadores para sua identificação, identificar as contribuições teórico-metodológicas na prática do professor mentor, por meio da análise das decisões e ações dos professores que orientam as disciplinas da prática docente durante o planejamento e o ensino, e, por fim, foram identificadas as contribuições teórico-metodológicas nas intenções docentes dos futuros professores. Com isso, a análise nos leva a verificar que há uma projeção do TPACK dos professores mentores nas intenções docentes dos professores em formação. Assim, a pesquisa oferece um ponto de vista sobre a inclusão da reflexão na dinâmica da prática docente em um contexto específico, a fim de potencializar a construção do TPACK e contribuir para melhorar os processos em que aprendemos a ensinar Ciências a partir da experiência. Entre os resultados relevantes, podemos identificar as contribuições teórico-metodológicas que ampliam o marco conceitual do TPACK e permitem analisar o TPACK que está sendo construído por meio da prática docente na licenciatura. Esses resultados podem ser utilizados por formadores de professores em programas de pós-graduação, graduação e cursos de educação básica, bem como em programas e cursos abertos, com o intuito de que professores em formação e em atuação possam identificar seu TPACK e desenvolvê-lo.
Abstract: This thesis proposes to advance the knowledge about the development of the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) in the training of bachelors, identifying the influence of the TPACK of the teacher educators who guide the disciplines of the teaching practice, in the teaching intentions of the teachers in training. on this specific case, the study addresses three central aspects: (i) Identification of the theoretical-methodological contributions evidenced by the state of the art (national and international) on the TPACK built before year 2020, (ii) Identification and analysis of the theoretical-methodological contributions that are evidenced in the TPACK of the mentor professors in the Natural Sciences Bachelor's program at UFPA, and the (iii) identification and analysis of the theoretical-methodological contributions of the TPACK of the mentor professors that are evidenced in the teaching intentions of the professors in training in the UFPA Bachelor's degree. The research used a qualitative methodology with an interpretive approach, as an instrumental case study, with which it was possible: characterize theoretical-methodological contributions that support the elements of TPACK in teaching practice and the indicators for their identification; identify the theoretical-methodological contributions in the practice of the mentor teacher through the analysis of the decisions and actions of the teachers who guide the disciplines of teaching practice during planning and teaching; and, finally, the theoretical-methodological contributions in the teaching intentions of the future teachers were identified. With this, the analysis leads us to verify that there is a projection of the TPACK of the mentor teachers in the teaching intentions of the teachers in training. Thus, the research offers a point of view on the inclusion of reflection in the dynamics of teaching practice in a specific context, in order to enhance the construction of the TPACK and contribute to improve the processes in which we learn to teach science from the experience. Among the relevant results, we can identify the theoreticalmethodological contributions that expanded the conceptual framework of the TPACK and allow us to analyze the TPACK that is being built through teaching practice in the Bachelor's degree. These results can be used by teacher trainers in postgraduate, undergraduate and basic education programs, as well as in open programs and courses with the intention that teachers in training and in service can identify their TPACK and develop it.
Resumen: Esta tesis propone avanzar en el conocimiento sobre el desarrollo del Conocimiento Tecnológico Pedagógico del Contenido (TPACK) en la formación de licenciados, identificando la influencia del TPACK de los formadores de profesores que orientan las disciplinas de la práctica docente, en las intenciones de enseñanza de los profesores en formación. En este caso, especifico, el estudio aborda tres aspectos centrales: (i) Identificación de las contribuciones teorico-metodologicas evidenciadas por el estado del arte (nacional e internacional) sobre el TPACK construida hasta el año 2020, (ii) Identificación y análisis de las contribuciones teorico-metodologicas que son evidenciadas en el TPACK de los profesores mentores en el programa de la Licenciatura en Ciencias Naturales de la UFPA, y la (iii) identificación y análisis de las contribuciones teorico-metodologicas del TPACK de los profesores mentores que son evidenciadas en las intenciones de enseñanza de los profesores en formación en la Licenciatura de la UFPA. La investigación utilizo una metodología cualitativa con abordaje interpretativo, como estudio de caso instrumental, con el cual fue posible: caracterizar contribuciones teorico-metodologicas que sustentan los elementos del TPACK en la práctica docente y los indicadores para su identificación; identificar las contribuciones teoricometodologicas en la práctica del profesor mentor por medio del analice de las decisiones y acciones de los profesores que orientan las disciplinas de práctica docente durante la planeación y la enseñanza; y, finalmente, fueron identificadas las contribuciones teorico-metodologicas en las intenciones de enseñanza de los futuros profesores. Con eso, el análisis nos lleva a verificar que hay una proyección del TPACK de los profesores mentores en las intenciones docentes de los profesores en formación. Así, la investigación ofrece un punto de vista sobre la inclusión de la reflexión en la dinámica de la práctica docente en un contexto especifico, a fin de potencializar la construcción del TPACK y contribuir para mejorar los procesos en que aprendemos a enseñar ciencias a partir de la experiencia. Entre los resultados relevantes, podemos identificar las contribuciones teorico-metodologicas que ampliaron el marco conceptual del TPACK y permiten analizar el TPACK que está siendo construido por medio de la práctica docente en la Licenciatura. Esos resultados pueden ser utilizados por formadores de profesores en programas de posgraduación, pregrado y programas de educación básica, bien como, en programas y cursos abiertos con la intensión de que los profesores en formación y en servicio puedan identificar su TPACK y desarrollarlo.
Palavras-chave: Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)
Prática docente
Formação inicial
Indicadores
Ensino de ciências
Technological pedagogical content knowledge (TPACK)
Teaching practice
Indicators
Initial training
Science teaching
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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