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Livro didático, oralidade e podcast na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos

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Data

13-05-2022

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Editora(s)

Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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CRUZ, Mayara Alexandra Oliveira. Livro didático, oralidade e podcast: ancoragens e deslocamentos na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos.Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15641. Acesso em:.

DOI

A emergência e a popularização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), consolidadas pelo avanço da Comunicação Mediada por Computador (CMC), provocou a inserção dos gêneros digitais nos livros didáticos de língua portuguesa (LDLP). Nesse direcionamento, a pesquisa procura compreender a didatização do gênero discursivo digital podcast nos livros didáticos de língua portuguesa. Desse modo, o principal objetivo deste estudo é compreender como professores de língua portuguesa, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas, mobilizam o gênero digital podcast proposto nos livros didáticos de língua portuguesa em função do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho é situado no campo do Ensino e Aprendizagem de Línguas e Culturas (EALC). Os principais estudiosos mobilizados são Bakhtin (1997) e seu Círculo, Rojo (2012, 2015), Bunzen (2009) e Villarta-Neder e Ferreira (2020). A abordagem metodológica é baseada na análise documental de livro didático, utilizado pelos professores da rede pública, assim como na pesquisa colaborativa, considerando a necessidade de maior articulação entre a universidade e a escola. Em relação ao tratamento do podcast no LDLP, verificou-se uma abordagem insuficiente e superficial. Ressalta-se que, devido ao contexto pandêmico, fez-se necessária a realização de encontros formativos online, no modo remoto, com docentes dos anos finais do Ensino Fundamental, para a geração de dados. Os resultados revelam a presença de diversos gêneros orais nas práticas de ensino, bem como das ferramentas digitais e dos gêneros digitais. Contudo, tais dados revelam também que existem esforços a serem empreendidos no que concerne à compreensão e ao uso mais propositivo do livro didático, à utilização do gênero discursivo podcast em sala de aula e à formação docente voltada para as novas tecnologias em prol do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, apresenta-se uma proposta didática sobre o gênero podcast fundamentada na realização de um trabalho pedagógico que amplie e fortaleça a competência dos alunos para o uso cada vez mais efetivo das práticas digitais e orais a partir de uma sistematização reflexiva e contextualizada.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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1 CD-ROM

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CRUZ, Mayara Alexandra Oliveira. Livro didático, oralidade e podcast: ancoragens e deslocamentos na formação de professores de língua portuguesa: ancoragens e deslocamentos.Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15641. Acesso em:.