Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15740
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCATUNDA, Eronice Visgueira Sampaio-
dc.date.accessioned2023-06-22T15:28:20Z-
dc.date.available2023-06-22T15:28:20Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.citationCATUNDA, Eronice Visgueira Sampaio. Testemunhos escritos da amazônia: a gestão de acervos do poder judiciário no pará (1991-2021). Orientador: William Gaia Farias. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15740. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15740-
dc.description.abstractThe research of this thesis aimed at analyzing the process of management, organization and processing of the Court of Justice of Pará (TJPA) taking in account the covenants between public institutions and the literary society as strategy to assure preservation of the collection and democratization of access to the society in general, using the year 1991-2021 as a time cutout where it begins with the ordeal of the Archives Act. The central point of this research was to demonstrate the importance of the TJPA historical documents under custody of the Federal University of Pará considering three pillars: teaching, research and extension. In this way, some actions and their lines of action, extents and concerns are emphasized. The implications of an adequate document management may enhance a democratic construction out of preservation of judiciary collection that, more than inform, bring in their registers ways of life, cultures, economics, politics and society, and create necessary discussions that reveal themselves in the present and are updated as historical resources to the teaching, research and extension. Therefore, it is possible to notice that this range of possibilities is being developed by students, technical staff and teachers of different teaching institutions, demonstrating the strengthening link between the document collections, teaching, research and extension.en
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2023-06-22T14:01:20Z No. of bitstreams: 2 2022_ERONICE_VISGUEIRA_DISSERTACAO.pdf: 2633212 bytes, checksum: 2e5c9d6f157c699a366b73057e00de0b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2023-06-22T15:28:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2022_ERONICE_VISGUEIRA_DISSERTACAO.pdf: 2633212 bytes, checksum: 2e5c9d6f157c699a366b73057e00de0b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-22T15:28:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2022_ERONICE_VISGUEIRA_DISSERTACAO.pdf: 2633212 bytes, checksum: 2e5c9d6f157c699a366b73057e00de0b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-09-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão documentalpt_BR
dc.subjectAcervopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectJudiciáriopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectDocument managementen
dc.subjectCollectionen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectJudiciaryen
dc.subjectAmazonen
dc.titleTestemunhos escritos da amazônia: a gestão de acervos do poder judiciário no pará (1991-2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, William Gaia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2553754490715388pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2511256499224808pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desta dissertação objetivou analisar o processo de gestão, organização e tratamento do acervo judiciário do Tribunal de Justiça do Pará-TJPA, considerando os convênios com instituições públicas e sociedade literária como estratégia de garantia da preservação do acervo e democratização do acesso a documentação à sociedade em geral, utilizando como recorte de tempo o ano de 1991-2021, onde inicia-se com a provação da Lei de Arquivos. O problema central da pesquisa é demonstrar a importância dos documentos históricos judiciário do TJPA, sob a guarda da Universidade Federal do Pará considerando as ações desenvolvidas nos três pilares de sustentação desta Instituição de Ensino: ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, no decorrer do trabalho há ênfase em algumas ações, considerando linhas de atuação, seus alcances e percalços. As implicações de uma gestão documental administrativa adequada podem enriquecer a construção democrática a partir da preservação dos acervos judiciários, que mais do que informar, trazem em seus registros modos de vidas, culturas, economia, política e sociedade, e geram discursos necessários que se revelam no presente e são atualizados como fontes históricas para o ensino, pesquisa e extensão. Portanto, é possível perceber que este leque de possibilidades vem sendo desenvolvido por discentes, técnicos e docentes de diferentes instituições de ensino demonstrando o estreitamento das relações entre acervos documentais, ensino, pesquisa e extensão.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaCIDADE, FLORESTA E SERTÃO: CULTURA, TRABALHO E PODERpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoHISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIApt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_TestemunhosEscritosAmazonia.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons