Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15784
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMELO, Vanice Siqueira de-
dc.date.accessioned2023-06-29T13:55:55Z-
dc.date.available2023-06-29T13:55:55Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationMELO, Vanice Siqueira de. Caminhos fluviais e mobilidade: os rios Guaporé, Mamoré e Madeira e a rota entre o Mato Grosso e o Grão-Pará (séculos XVII e XVIII). Orientador: Rafael Ivan Chambouleyron. 2022. 360 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15784. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15784-
dc.description.abstractIn the mid-eighteenth century, the Guaporé, Mamoré and Madeira rivers became a river way used to establish communication between the Captaincy of Mato Grosso and the State of Grão-Pará and Maranhão. The historiography that analyzed the subject pointed out, notably, the importance of the Portuguese crown in the constitution of this way and the relevance of commercial activities for its consolidation. Although these axes of reflection are important, it is believed that they are not enough to analyze the composition of this river way. In this sense, this thesis argues how this way was also constituted from the mobility and interest of the people who, in expeditions, navigated these rivers and how this displacement was connected to other demands and was constituted, equally, from the interaction with the environment.en
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2023-06-29T13:53:23Z No. of bitstreams: 2 2022_Vanice_Siqueira_TESE.pdf: 3762947 bytes, checksum: 294d3e9b0d05036a2d379517ded50dc6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2023-06-29T13:55:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2022_Vanice_Siqueira_TESE.pdf: 3762947 bytes, checksum: 294d3e9b0d05036a2d379517ded50dc6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-29T13:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2022_Vanice_Siqueira_TESE.pdf: 3762947 bytes, checksum: 294d3e9b0d05036a2d379517ded50dc6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-04-28en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMato Grossopt_BR
dc.subjectEstado do Grão-Pará e Maranhãopt_BR
dc.subjectSéculos XVII e XVIIIpt_BR
dc.subjectCaminho fluvialpt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectState of Grão-Pará and Maranhãoen
dc.subjectSeventeenth and eighteenth centuriesen
dc.subjectRiver wayen
dc.subjectMobilityen
dc.titleCaminhos fluviais e mobilidade: os rios Guaporé, Mamoré e Madeira e a rota entre o Mato Grosso e o Grão-Pará (séculos XVII e XVIII)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7906172621582952pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4651909744392173pt_BR
dc.description.resumoEm meados do século XVIII, os rios Guaporé, Mamoré e Madeira transformaram-se em um caminho fluvial utilizado para estabelecer a comunicação entre a capitania do Mato Grosso e o estado do Grão-Pará e Maranhão. A historiografia que analisou o assunto apontou, notadamente, a importância da Coroa portuguesa na constituição desse caminho e a relevância das atividades comerciais para a sua consolidação. Embora esses eixos de reflexão sejam importantes, acredita-se que não são suficientes para analisar a composição desse caminho fluvial. Nesse sentido, esta tese argumenta que esse caminho foi constituído também a partir da mobilidade e do interesse dos sujeitos que, em expedições, navegaram por esses rios e como esse deslocamento estava conectado a outras demandas e se constituía, igualmente, a partir da interação com o ambiente.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaETNICIDADE E TERRITORIALIDADES: USOS E REPRESENTAÇÕESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoHISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIApt_BR
dc.description.affiliationUFOPA - Universidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4387-5707pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-1150-5912pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_CaminhosFluviaisMobilidade.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons