Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15784
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MELO, Vanice Siqueira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T13:55:55Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T13:55:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Vanice Siqueira de. Caminhos fluviais e mobilidade: os rios Guaporé, Mamoré e Madeira e a rota entre o Mato Grosso e o Grão-Pará (séculos XVII e XVIII). Orientador: Rafael Ivan Chambouleyron. 2022. 360 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15784. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15784 | - |
dc.description.abstract | In the mid-eighteenth century, the Guaporé, Mamoré and Madeira rivers became a river way used to establish communication between the Captaincy of Mato Grosso and the State of Grão-Pará and Maranhão. The historiography that analyzed the subject pointed out, notably, the importance of the Portuguese crown in the constitution of this way and the relevance of commercial activities for its consolidation. Although these axes of reflection are important, it is believed that they are not enough to analyze the composition of this river way. In this sense, this thesis argues how this way was also constituted from the mobility and interest of the people who, in expeditions, navigated these rivers and how this displacement was connected to other demands and was constituted, equally, from the interaction with the environment. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2023-06-29T13:53:23Z No. of bitstreams: 2 2022_Vanice_Siqueira_TESE.pdf: 3762947 bytes, checksum: 294d3e9b0d05036a2d379517ded50dc6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2023-06-29T13:55:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2022_Vanice_Siqueira_TESE.pdf: 3762947 bytes, checksum: 294d3e9b0d05036a2d379517ded50dc6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-29T13:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2022_Vanice_Siqueira_TESE.pdf: 3762947 bytes, checksum: 294d3e9b0d05036a2d379517ded50dc6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-04-28 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mato Grosso | pt_BR |
dc.subject | Estado do Grão-Pará e Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Séculos XVII e XVIII | pt_BR |
dc.subject | Caminho fluvial | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade | pt_BR |
dc.subject | State of Grão-Pará and Maranhão | en |
dc.subject | Seventeenth and eighteenth centuries | en |
dc.subject | River way | en |
dc.subject | Mobility | en |
dc.title | Caminhos fluviais e mobilidade: os rios Guaporé, Mamoré e Madeira e a rota entre o Mato Grosso e o Grão-Pará (séculos XVII e XVIII) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7906172621582952 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4651909744392173 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em meados do século XVIII, os rios Guaporé, Mamoré e Madeira transformaram-se em um caminho fluvial utilizado para estabelecer a comunicação entre a capitania do Mato Grosso e o estado do Grão-Pará e Maranhão. A historiografia que analisou o assunto apontou, notadamente, a importância da Coroa portuguesa na constituição desse caminho e a relevância das atividades comerciais para a sua consolidação. Embora esses eixos de reflexão sejam importantes, acredita-se que não são suficientes para analisar a composição desse caminho fluvial. Nesse sentido, esta tese argumenta que esse caminho foi constituído também a partir da mobilidade e do interesse dos sujeitos que, em expedições, navegaram por esses rios e como esse deslocamento estava conectado a outras demandas e se constituía, igualmente, a partir da interação com o ambiente. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | ETNICIDADE E TERRITORIALIDADES: USOS E REPRESENTAÇÕES | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-4387-5707 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-1150-5912 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_CaminhosFluviaisMobilidade.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons