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dc.creatorPORTÉGIO, Suziany de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-13T17:25:48Z-
dc.date.available2023-07-13T17:25:48Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.citationPORTÉGLIO, Suziany de Oliveira. A comissão mista no processo decisório da Medida Provisória da Reforma do Ensino Médio (MPV Nº 746/2016. Orientador: Bruno de Castro Rubiatti .2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15798. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15798-
dc.description.abstractThe present dissertation has as object of analysis the parliamentary action that took place inside the Mixed Commission of Provisional Measure nº 746/2016, which dealt with the High School Reform, such reform establishes new guidelines for the Brazilian educational formative process. With the intention of answering how parliamentarians acted in proposing and approving amendments to the text proposed by the Executive, we first seek to make a historic rescue regarding the institutional design of the coalition presidential government in operation in Brazil, giving space to the debate that positive theories bring to the address parliamentary performance. Then, we talk about the role of the commission system and the use of provisional measures in the Brazilian decision-making process, pointing out its relevance in the legislative scenario. Finally, when we understand the mixed commissions as specific spaces for project deliberation; we started to study the amendment work that took place inside the Joint Commission of Provisional Measure nº 746/2016; where it was possible to observe that the opposition proposed a significant amount of amendments in an MPV of paramount importance for the Executive's agenda, that is, members outside the coalition seek (and manage) to change the Executive's proposal. The Legislature acts on the Executive's proposal by changing its points and placing its preferences, even in the face of an instrument for the exclusive use of the Executive. In addition to concluding that the mixed commissions have an important role in the decision-making process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2023-07-13T14:45:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ComissãoMistaProcesso.pdf: 867276 bytes, checksum: 41e0d5ab88fc51d8c08405f354fd9675 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Aline Borges (aline@ufpa.br) on 2023-07-13T17:25:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ComissãoMistaProcesso.pdf: 867276 bytes, checksum: 41e0d5ab88fc51d8c08405f354fd9675 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-13T17:25:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ComissãoMistaProcesso.pdf: 867276 bytes, checksum: 41e0d5ab88fc51d8c08405f354fd9675 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-03en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.brpt_BR
dc.subjectComissão mistapt_BR
dc.subjectMedida provisóriapt_BR
dc.subjectReforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectAtuação parlamentarpt_BR
dc.subjectJoint commissionen
dc.subjectProvisional measureen
dc.subjectHigh school reformen
dc.subjectParliamentary performanceen
dc.titleA comissão mista no processo decisório da Medida Provisória da Reforma do Ensino Médio (MPV Nº 746/2016)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.contributor.advisor1RUBIATTI, Bruno de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3593569714396077pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474738540874266pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de análise a atuação parlamentar ocorrida no interior da Comissão Mista da Medida Provisória nº 746/2016, que tratou da Reforma do Ensino Médio, tal reforma estabelece novas diretrizes para o processo formativo educacional brasileiro. Na intenção de responder como atuaram os parlamentares na proposição e aprovação de alterações ao texto proposto pelo Executivo, buscamos primeiro fazer um resgate histórico quanto ao desenho institucional do governo presidencialista de coalizão em funcionamento no Brasil, dando espaço ao debate que as teorias positivas trazem ao tratar da atuação parlamentar. Em seguida, falamos do papel do sistema de comissões e o uso das medidas provisórias no processo decisório brasileiro, apontando sua relevância no cenário legislativo. Por fim, ao entendermos as comissões mistas como espaços específicos de deliberação de projetos; passamos estudar o trabalho de emendamento ocorrido no interior da Comissão Mista da Medida Provisória nº 746/2016; onde foi possível observar que a oposição propôs uma quantidade expressiva de emendas em uma MPV de suma importância para a agenda do Executivo, ou seja, os membros externos à coalizão buscam (e conseguem) alterar a proposta do Executivo. O Legislativo age sobre a proposta do Executivo alterando seus pontos e colocando suas preferências, mesmo diante de um instrumento de uso exclusivo do Executivo. Além de concluirmos que as comissões mistas possuem protagonismo importante no processo decisório.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaINSTITUIÇÕES POLÍTICAS E POLÍTICAS PÚBLICASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.description.affiliationCOLÉGIO UNAMEApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3167-4804pt_BR
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