Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15914
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 27-jun-2023 |
Autor(es): | BRITO, Anderson da Silva |
metadata.dc.description.affiliation: | VOXDATA TELECOM |
Primer Orientador: | SEIXAS, Netília Silva dos Anjos |
Título : | VED - Vídeo-Ensaio Discente: incentivo às experimentações audiovisuais no ensino superior |
Citación : | SILVA, Anderson Brito da. VED - Vídeo-Ensaio Discente: Incentivo às experimentações audiovisuais no ensino superior. Orientadora: Netília Silva dos Anjos Seixas Silva. 2023. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15914. Acesso em:. |
Resumen: | A presente pesquisa de mestrado teve como foco a análise da interação entre o avanço tecnológico no campo audiovisual e a educação de nível superior. Diante da constante evolução dos dispositivos de formação, os estudantes universitários se deparam com desafios persistentes ao lidar com as emergentes tecnologias no ambiente acadêmico. O uso do vídeo como recurso didático pode ser fundamental no contexto prático do processo de ensino-aprendizagem. Com a meta de aprimorar as competências audiovisuais dos alunos no ensino superior, a pesquisa deu origem ao VED - Vídeo-Ensaio Discente. O VED é um produto educacional elaborado entre 2021 e 2023, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), uma subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o qual se concentra na linha de pesquisa voltada à Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE). O VED se configura como um recurso educacional em formato audiovisual, cuja finalidade consiste em facilitar a produção de vídeos e estimular a criação de abordagens criativas e inovadoras no ensino superior. Foi desenvolvido com o propósito de habilitar os discentes a compreender a relevância global da mídia em movimento em diversas situações da vida acadêmica e profissional. Adicionalmente, o VED busca contribuir para a autonomia dos estudantes na produção de vídeos, permitindo-lhes participar de maneira mais ativa no processo educativo e refletir sobre suas próprias contribuições acadêmicas. A pesquisa adotou uma abordagem que englobou tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: fase de concepção (incluindo revisão da literatura e pesquisa exploratória), etapa de elaboração (abrangendo pré-produção, produção e pós-produção), período de validação (mediante a aplicação junto a graduandos de uma turma da UFPA), fase de análise (envolvendo a coleta e análise de dados) e estágio de finalização (abrangendo a manutenção e formatação do produto final). O VED se apresenta como uma variante de vídeo-ensaio, amalgamando elementos de um ensaio escrito com recursos visuais, constituindo uma opção para aprimorar a compreensão do conteúdo e as aptidões técnicas, tais como edição de vídeo e trabalho em equipe. O objetivo subjacente da pesquisa foi fomentar a adoção da tecnologia audiovisual como uma estratégia para auxiliar a trajetória acadêmica dos alunos, promovendo a geração de conhecimento e a elevação da qualidade da aprendizagem. |
Resumen : | The present master's research focused on analyzing the interaction between technological advancements in the audiovisual field and higher education. Given the constant evolution of instructional devices, university students face persistent challenges in dealing with emerging technologies in the academic environment. The use of video as a didactic resource can be pivotal in the practical context of the teaching and learning process. With the goal of enhancing students' audiovisual skills in higher education, the research gave rise to the Student Video Essay (VED). The VED is an educational product developed between 2021 and 2023, within the scope of the Graduate Program in Creativity and Innovation in Higher Education Methodologies (PPGCIMES), a subunit of the Center for Innovation and Technologies Applied to Teaching and Extension (NITAE²) at the Federal University of Pará (UFPA). This program focuses on research related to Creativity and Innovation in Educational Processes and Products (CIPPE). The VED is designed as an audiovisual educational resource, aimed at facilitating video production and encouraging the creation of creative and innovative approaches in higher education. It was developed with the purpose of enabling students to understand the global relevance of moving media in various academic and professional situations. Additionally, the VED aims to contribute to students' autonomy in video production, allowing them to participate more actively in the educational process and reflect on their own academic contributions. The research adopted an approach that encompassed both qualitative and quantitative aspects, using the following methodological procedures: the conception phase (including literature review and exploratory research), the elaboration stage (including pre-production, production, and post production), the validation period (through application to a group of undergraduate students at UFPA), the analysis phase (involving data collection and analysis), and the finalization stage (encompassing maintenance and formatting of the final product). The VED presents itself as a variant of a video essay, blending elements of a written essay with visual resources, offering an option to enhance content comprehension and technical skills such as video editing and teamwork. The underlying objective of the research was to promote the adoption of audiovisual technology as a strategy to assist students' academic journey, fostering knowledge generation, and improving the quality of learning. |
Palabras clave : | Audiovisual Experimento discente Vídeo-ensaio Ensino superior Student experiment Video-Essay Higher Education |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_VEDVideoEnsaio.pdf | Dissertação | 45,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto_VEDVideoEnsaio_Encarte.pdf | ENCARTE | 43,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto_VEDVideoEnsaio_Video.mp4 | VÍDEO | 242,85 MB | MP4 | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons