O ensino de História e a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades docentes na adoção de práticas inclusivas no município de Bragança no nordeste paraense

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2023-05-26

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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PIMENTEL, Marcelo Victor Barbosa. O ensino de História e a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades docentes na adoção de práticas inclusivas no município de Bragança no nordeste paraense. Orientador: Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15995. Acesso em:.

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O presente trabalho de dissertação de mestrado tem como objetivo enveredar pelas fronteiras entre o Ensino de História e o conceito de educação inclusiva, destacando a importância de nós, historiadores e professores de História, olharmos a temática da inclusão como fazendo parte do nosso campo de investigação e do planejar de nossas práticas enquanto profissionais da educação - como já o fazem outras áreas de conhecimento. Se pensarmos que a história das pessoas com deficiência foi legada a vários esquecimentos em detrimentos das narrativas oficiais, só ganhando relativa visibilidade na segunda metade do século XX, com a História vinda de baixo, e a influência das obras marxistas, podemos associar tal apagamento ao olhar que estes indivíduos adquiriam no meio social. O esquecimento, a segregação, a integração e mais recentemente, a inclusão, são etapas que marcam a trajetória sócio-histórica desses indivíduos, a qual precisa ser abraçadas pelas pesquisas daqueles que se dedicam ao Ensino da História (se pensarmos a carência da nossa formação curricular dos cursos de licenciatura em História para essa temática essa necessidade aumenta exponencialmente). Outro desafio a que esta pesquisa se propõe está em coletar informações com professores e graduandos de História, assim como outros profissionais da educação, da cidade de Bragança, no Estado do Pará, para criarmos um panorama de como essa inclusão de pessoas com deficiência nas escolas da rede pública estadual tem se desenvolvido nas aulas de História longo dos últimos anos, além de refletir através das pesquisas que tangem a temática, e das próprias experiências docentes, quais as possíveis contribuições que podemos dar para uma melhor abordagem dessa temática no ensino de História, e de pesquisas que porventura possam surgir nessa mesma perspectiva.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br

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PIMENTEL, Marcelo Victor Barbosa. O ensino de História e a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades docentes na adoção de práticas inclusivas no município de Bragança no nordeste paraense. Orientador: Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15995. Acesso em:.