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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 2023
Autor(es): TORQUATO, Jamille Gabriela da Silva
FURTADO, Maria Roberta Miranda
SILVA, Emmanuelle Pantoja
RAMOS, Edson Marcos Leal Soares
RAMOS, Maely Ferreira Holanda
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Autorregulação emocional e estados afetivos de alunos de pós-graduação stricto sensu
Título(s) alternativo(s): Emotional self-regulation and affective states of stricto sensu graduate students
Citar como: TORQUATO, Jamille Gabriela da Silva et al. Autorregulação emocional e estados afetivos de alunos de pós-graduação stricto sensu. Revista do PEMO, online, v. 5, e10621, 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10621. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16059. Acesso em:.
Resumo: Objetivou-se identificar os níveis de adaptação das estratégias de regulação emocional e as probabilidades de associação entre a autorregulação emocional para tristeza, alegria e raiva, e estados afetivos de alunos de pós-graduação. Para isto, participaram 58 alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado, de dois programas de uma Universidade Federal, os quais preencheram um questionário de caracterização e as escalas de Satisfação com a vida, de Afeto Positivo e de Avaliação das Estratégias de Regulação Emocional de Adultos. Os dados foram analisados quantitativamente, por meio de estatística descritiva com medida de tendência central, com o auxílio do software SPSS 20. Os resultados apontam que, apesar da diferença entre o número de participantes por programa, os alunos têm utilizado estratégias satisfatórias, visto que não houve pontuação mínima em nenhuma das subescalas – tristeza, raiva e medo. Quando associadas às categorias de estudo, verificou-se que a Satisfação com a Vida apresenta correlação positiva alta com a Alegria e com o Afeto positivo. Além disso, percebe-se que os discentes que apresentaram baixo sentimento de satisfação com a vida, não demonstram animação e engajamento em atividades do cotidiano. A ausência de estratégias adaptativas para emoções negativas tende a afetar diretamente no afeto positivo e no sentimento de bem-estar dos sujeitos. Sugere-se o desenvolvimento de novos estudos, com amostra ampliada e que acompanhe o processo formativo dos alunos, a fim de compreender as influências das estratégias utilizadas no desempenho acadêmico.
Abstract: The objective was to identify the levels of adaptation of emotion regulation strategies and the probabilities of association between emotional self-regulation for sadness, joy and anger, and affective states of graduate students. For this, 58 graduate, master and doctoral students from two programs at a Federal University participated, who filled out a characterization questionnaire and the Life Satisfaction, Positive Affect and Assessment of Emotional Regulation Strategies scales. of Adults. Data were analyzed quantitatively, using descriptive statistics with a measure of central tendency, with the help of SPSS 20 software. The results show that, despite the difference between the number of participants per program, students have used satisfactory strategies, since there was no minimum score on any of the subscales – sadness, anger and fear. When associated with the study categories, it was found that Life Satisfaction has a high positive correlation with Joy and positive Affect. In addition, it is clear that students who had a low feeling of satisfaction with life, do not show animation and engagement in everyday activities. The absence of adaptive strategies for negative emotions tends to directly affect the subjects' positive affect and feelings of well-being. It is suggested the development of new studies, with an enlarged sample and that accompany the formative process of the students, in order to understand the influences of the strategies used in the academic performance.
Palavras-chave: Aspectos emocionais
Estratégias adaptativas
Contexto acadêmico
Emotional aspects
Adaptive strategies
Academic context
Título do Periódico: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
ISSN: 2675-519X
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Ceará
Sigla da Instituição: UECE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10621
Identificador DOI: 10.47149/pemo.v5.e10621
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