Análise do aproveitamento energético em redes de distribuição de água com a utilização de bombas como turbina (BFT)

Contido em

Revista DAE

Citar como

SILVA, Victor Renan Barbosa da et al. Análise do aproveitamento energético em redes de distribuição de água com a utilização de bombas como turbina (BFT). Revista DAE, online, v. 71, n. 241, p. 65-77, jul./set. 2023. DOI: https://doi.org/10.36659/dae.2023.039. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16062. Acesso em:.

DOI

10.36659/dae.2023.039
As redes de distribuição de água (RDAs) necessitam de pressão adequada para entregar água aos usuários. Em alguns casos, a pressão é excessiva e geralmente é dissipada por válvulas redutoras de pressão (VRP), que acabam desperdiçando essa energia contida na rede. Devido à necessidade mundial de buscar tecnologias de geração de energia renovável, pesquisadores estudaram a possibilidade de substituir essas VRPs por bomba funcionando como turbinas (BFT). Trata-se de uma bomba centrífuga operando inversamente em substituição VRP. Como as RDAs operam sob condições variáveis de vazão e pressão, a predição de BFTs ainda encontra di ficuldades, o que prejudica seu controle efetivo da pressão quando substituem as VRPs. Esse trabalho analisa uma rede real com problemas na gestão das pressões. Localização distintas de VRPs para controlar a pressão da rede foram propostas em duas simulações hidráulicas. As VRPs foram substituídas por BFTs e foi avaliado qual configuração apresenta maior controle de pressão de abastecimento. A predição dessas máquinas foi realizada por um método conjunto que analisa toda a faixa de operação. Além disso, foram estimadas a quantidade de energia recuperada e as vantagens ambientais. Os resultados apontam o controle da pressão nas duas simu lações (S1 e S2). Em S1, a pressão no Nó mais crítico foi reduzida em 42,80% e a recuperação de energia foi de 52 kWh/dia. Em S2, a pressão foi reduzida em 45,21% e a recuperação de energia foi de 190,96 kWh/dia; além de controlar melhor a pressão, os resultados de recuperação de energia foram 267% superiores a S1. O método conjunto, proposto na pesquisa, simplificou o processo de seleção e predição de BFT, e foi possível concluir que essas máquinas devem ser instaladas em paralelo com as VRPs, considerando que, quando as BFTs não podem ajustar a pressão em algumas horas do dia, as válvulas ajustam.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Companhia de Saneamento Básico de São Paulo

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

SABESP

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

http://revistadae.com.br/site/artigo/2147-Analise-do-aproveitamento-energetico-em-redes-de-distribuicao-de-agua-com-a-utilizacao-de-bombas-como-turbina-BFT