Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16073
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 13-Jun-2019 |
Autor(es): | DURAES, Murillo Rodrigo Nazareno Albuquerque |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | PESSOA, Wilton Rabelo |
Título: | Saberes populares na produção de derivados da mandioca como ferramentas para o ensino de conceitos científicos |
Citar como: | DURAES, Murillo Rodrigo Nazareno Albuquerque. Saberes populares na produção de derivados da mandioca como ferramentas para o ensino de conceitos científicos. Orientador: Prof. Dr. Wilton Rabelo Pessoa. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemáticas e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16073. Acesso em:. |
Resumo: | O alvorecer da ciência e o surgimento de novas tecnologias, a partir do início do século passado, fizeram surgir no mundo uma supervalorização do pensamento científico em relação a outras formas de se entender a realidade; assim, muitos saberes foram sendo deixados de lado ou subjugados à avaliação do certo ou errado pelos detentores da verdade. Nos últimos anos, essa visão mais dogmática vem sendo deixada de lado, e muito se tem avançado no sentido de buscar conexões entre o que se aprende nas academias e o que se sabe empiricamente. Neste aspecto, a escola, dentre suas várias funções, tem a missão de questionar paradigmas excludentes e quando necessário buscar novos elementos que tornem mais amplos e significativos os processos de ensino e aprendizagem. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo fazer uma investigação de como os saberes populares presentes na produção de derivados da mandioca, com destaque à farinha, podem servir de ferramentas para o ensino de conceitos científicos, particularmente da química, de maneira a contribuir na construção de uma sociedade que valorize mais sua cultura local e tenha maior respeito às gerações passadas. Através de uma abordagem qualitativa, que se aproxima das características etnográficas, foi inicialmente realizado um breve levantamento teórico, no qual se buscou informações acerca do que vem sendo objeto de estudo das pesquisas sobre o tema e também conhecer outros aspectos relevantes do mesmo. Realizaram-se também, visitas de campo, nas quais foram entrevistados dois agricultores familiares, produtores de farinha de mandioca, a fim de se conhecer o processo de obtenção da farinha de mandioca e perceber através das falas e práticas deles possíveis conexões entre os saberes populares e os escolares. Utilizandose a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), identificaram-se, através destas falas e práticas, possibilidades de diálogo entre os saberes com grande potencial para o ensino de conceitos chaves como: combustão; misturas; processos de separação de misturas; substâncias orgânicas e inorgânicas; hidrólise; toxidade, etc. Cabe ressaltar que ainda é necessário caminhar bastante para construção de uma escola mais igualitária e justa; contudo, a busca por novas abordagens de ensino, que valorizem a identidade local, os saberes e a linguagem do povo, é um passo importante a ser dado; e sem dúvidas, positivo. |
Abstract: | The dawning of science and the emergence of new technologies from the beginning of the last century gave rise in the world to an overvaluation of scientific thinking in relation to other forms of understanding reality; thus, much knowledge were being cast aside or subjugated to the evaluation of "right" or "wrong" by the "truth-keepers." In recent years this most dogmatic view has been overlooked, and much progress has been made in seeking connections between what one learns in academies and what one knows empirically. In this aspect, the school has among its various functions the task of questioning exclusionary paradigms and when necessary to seek new elements that make the teaching and learning processes more broad and meaningful. Thus, this research aims to investigate how the popular knowledge present in the production of cassava derivatives, especially flour, can serve as tools for the teaching of scientific concepts, particularly of chemistry, in order to contribute to the construction of a society that values its local culture more and has greater respect for the past generations. Through a qualitative approach that approximates the ethnographic characteristics, a brief theoretical survey was initially carried out in which information was sought about what has been the object of study of research on the subject and also to know other relevant aspects of it. Field visits were also carried out in which two family farms producing cassava flour were interviewed in order to know the process of obtaining cassava flour and to perceive through the lines and practices of them possible connections between the popular knowledge and the students. Using the analysis of content according to Bardin (2011) identified through these lines and practical possibilities of dialogue between knowledge with great potential for teaching key concepts such as: combustion; mixtures; separation processes of mixtures; organic and inorganic substances; hydrolysis; toxicity etc. It is important to emphasize that there is still a lot of work to be done to build a more egalitarian and just school; however, the search for new teaching approaches that value local identity, the knowledge and the language of the people is an important step to be taken; and without doubt, positive |
Palavras-chave: | Saberes populares Cultura amazônica Conhecimentos químicos Popular knowledge Amazonian culture Chemical knowledge |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_SaberesPopularesProducao.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_SaberesPopularesQuimica.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons