Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16143
Tipo: Dissertação
Data do documento: 2-Jun-2023
Autor(es): DUARTE, Glenda Suelem Magno
Afiliação do(s) Autor(es): Aludel Editorial
Primeiro(a) Orientador(a): CUNHA, Elaide Martins da
Título: Inovação social nos veículos jornalísticos independentes: um olhar para as narrativas sobre povos indígenas na Amazônia
Citar como: DUARTE, Glenda Suelem Magno. Inovação social nos veículos jornalísticos independentes: um olhar para as narrativas sobre povos indígenas na Amazônia. Orientadora: Elaide Martins da Cunha. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16143. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação busca analisar e compreender as manifestações da inovação no jornalismo a partir de um olhar para as produções dos seguintes veículos jornalísticos: InfoAmazonia, Agência Pública e Amazônia Real. Ambos se classificam como veículos independentes e priorizam a Amazônia em suas abordagens. A fim de compor o corpus da pesquisa e delimitar a temática investigada, selecionou-se, ao todo, 38 reportagens sobre os povos indígenas na região. Como principais referências teóricas sobre comunicação e inovação no jornalismo, a pesquisa ampara-se nos estudos de Rosseti (2013), Barbosa (2014), Longhi e Flores (2017), Pedro Varoni (2017), Martins (2018, 2021), Longhi (2020), Martins e Sousa (2020), Storch e Feil (2021), dentre outros. Adota-se a abordagem metodológica de natureza qualitativa, por meio dos métodos de pesquisa Estado da Arte, com Norma Ferreira (2002) e Sampaio e Mancini (2007) e Análise de Conteúdo, com Laurence Bardin (2011). A partir dos eixos de inovação identificados no estado da arte, utiliza-se o eixo ‘narrativa’ como categoria de análise. Com base nesta proposta, procurou-se compreender se esse e/ou outros eixos de inovação no jornalismo estão presentes nas reportagens analisadas e como eles se constituem e se delineiam nessas produções. Partiu-se da hipótese de que os veículos independentes têm uma forma própria de abordar os povos indígenas, voltada para uma narrativa de caráter social que busca valorizar o protagonismo desses povos em suas abordagens. Com isso, os principais resultados apontam para as temáticas ‘protagonismo feminino indígena’, ‘invasão de terras indígenas’, ‘política’, ‘resistência’, ‘covid-19 (saúde)’ e ‘violência’, contribuindo para o entendimento da dimensão social que a inovação desempenha no jornalismo independente.
Abstract: This dissertation seeks to analyze and understand the manifestations of innovation in journalism by looking at the productions of the following journalistic vehicles: InfoAmazonia, Agência Pública and Amazônia Real. The three of them classify themselves as independent vehicles and prioritize the Amazon in their posts. In order to compose the research corpus and delimit the investigated theme, a total of 38 reports on indigenous peoples in the region were selected. As the main theoretical references on communication and innovation in journalism, this research is based on studies by Rosseti (2013), Barbosa (2014), Longhi and Flores (2017), Pedro Varoni (2017), Martins (2018, 2021), Longhi (2020), Martins and Sousa (2020), Storch and Feil (2021), among others. A qualitative methodological approach is adopted, through State of the Art research techniques, with Norma Ferreira (2002) and Sampaio and Mancini (2007), and Content Analysis, with Laurence Bardin (2011). Among the innovation axes identified in the state of the art, we used the 'narrative' axis as a category of analysis. Based on this proposal, we sought to understand whether this and/or others axes of innovation in journalism are present in the analyzed reports and how they are constituted and delineated in these productions. It was based on the hypothesis that independent vehicles have their own way of addressing the matter of indigenous peoples, focused on a narrative of social nature that seeks to value the protagonism of these peoples in their approaches. With this, the main results point to the themes 'indigenous female protagonism', 'invasion of indigenous lands', 'politics', 'resistance', 'covid-19 (health)' and 'violence', contributing to the understanding of the social dimension of innovation in independent journalism.
Palavras-chave: Inovação social no jornalismo
Veículos independentes
Narrativas
Povos Indígenas
Amazônia
Innovation social in journalism
independent vehicles
Narratives
Indigenous peoples
Amazon
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_InovacaoSocialVeiculos.pdf5,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons