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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16198
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 13-Abr-2023 |
Autor(es): | MONTEIRO, Michele Elane de Sá |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | FERNANDES, Rosana Pereira |
Título: | Avaliação da eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Pará |
Citar como: | MONTEIRO, Michele Elane de Sá. Avaliação da eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Pará. Orientadora: Rosana Pereira Fernandes. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16198. Acesso em:. |
Resumo: | Nos últimos vintes anos, observa-se a expansão do número de matrículas em cursos de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), oriunda da implementação de um conjunto de ações afirmativas inseridas no contexto educacional brasileiro. As ações afirmativas propiciaram uma mudança no perfil dos alunos ingressantes nas IFES, que passaram a executar ações para apoiar a permanência desse novo público nas instituições, essas ações definem-se como assistência estudantil. Esse é o contexto que se situa a presente pesquisa, a qual possui como objetivo geral avaliar a eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como recorte o período de 2017 a 2021. Para isso, a pesquisa apresenta, em seu referencial teórico, discussões sobre a avaliação de políticas públicas, assistência estudantil e o PNAES no âmbito da UFPA. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos e utilizou como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Para a coleta de dados, foram realizados os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas com os cinco gestores que compõem a equipe que coordena as ações de assistência estudantil na UFPA, bem como aplicação de questionários com 48 alunos beneficiários do PNAES. Os resultados da pesquisa indicam que o PNAES tem sido eficaz, os estudantes atendidos pelo programa possuem rendimento acadêmico satisfatório, e não se identificou, entre os alunos participantes da pesquisa, dados referentes à retenção ou evasão. Ademais, os dados indicam que embora tenha sido identificado, no âmbito da presente pesquisa, que o programa tem alcançado o resultado pretendido, a UFPA, de forma institucional, não realiza a avaliação do programa, havendo apenas avaliações pedagógicas pontuais. Como produto final da pesquisa, fez-se a proposição de minuta de projeto de monitoramento e avaliação do PNAES na UFPA. |
Abstract: | In the last twenty years, there has been an expansion in the number of enrollments in undergraduate courses at the Federal Institutions of Higher Education (IFES), resulting from the implementation of a set of affirmative actions inserted in the Brazilian educational context. Affirmative actions led to a change in the profile of students entering the IFES, who began to carry out actions to support the permanence of this new public in the institutions, these actions are defined as student assistance. This is the context in which this research is located, which has the general objective of evaluating the effectiveness of the National Student Assistance Program (PNAES) at the Federal University of Pará (UFPA), taking the period from 2017 to 2021 as a cutout. The research presents in its theoretical framework discussions on the evaluation of public policies, student assistance and on the National Student Assistance Program within the scope of UFPA. With regard to methodological procedures, the research has an applied nature, with a qualitative approach, with exploratory - descriptive objectives, the case study was used as a research strategy. For data collection, a bibliographical and documental survey was carried out, semi-structured interviews with the five managers that make up the team that coordinates student assistance actions at UFPA, and questionnaires were applied to 48 students benefiting from the PNAES. The results of the research indicate that PNAES has been effective, the students assisted by the program have satisfactory academic performance, and data referring to retention or evasion was not identified among the students participating in the research. In addition, they indicate that although it has been identified within the scope of this research that the program has achieved the intended result, the UFPA institutionally does not carry out the evaluation of the program, with only occasional pedagogical evaluations. As a final product of the research, a draft proposal for monitoring and evaluating the PNAES at UFPA was proposed. |
Palavras-chave: | Avaliação Política social Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) Assistência estudantil Universidade Federal do Pará |
Área de Concentração: | GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO |
Linha de Pesquisa: | GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO SUPERIOR |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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