Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16216
Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Mar-2023
Autor(es): RODRIGUES, Samara Sarmanho
Afiliação do(s) Autor(es): UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): LIMA JUNIOR, Walter Teixeira
Título: Comunicar no instagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região do Norte
Citar como: RODRIGUES, Samara Sarmanho Serra. Comunicar no Istagram em tempos de pandemia: um estudo de caso do Sesc na Região Norte. Orientador: Walter Teixeira Lima Júnior. 2023. 224 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16218. Acesso em:.
Resumo: A pandemia de covid-19 afetou pessoas e organizações em escala global e o isolamento social, imposto como medida de segurança, provocou grande impacto na economia mundial. A partir disso, a sociedade como um todo precisou se adaptar e as organizações precisaram levar a sua comunicação para o ambiente digital a fim de manter a interação com o seu público e minimizar os danos provocados pela pandemia. Dessa forma, as Mídias Sociais, com forte crescimento durante o período pandêmico, foram ferramentas essenciais neste processo, pois permitiram o relacionamento entre empresa e público buscando reduzir a distância causada por esta situação atípica. A problematização deste estudo diz respeito a como o Serviço Social do Comércio (Sesc) na Região Norte utilizou o Instagram como ferramenta para divulgar suas programações na área da cultura e como as suas estratégias de comunicação foram alteradas com o advento da pandemia, uma vez que as atividades deixaram de ser presenciais e passaram a ocorrer no ambiente digital. Neste sentido, a presente pesquisa de mestrado busca analisar como a pandemia de covid-19 modificou as estratégias de comunicação do Sesc na mídia social Instagram durante os anos de 2020 e 2021. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de métodos mistos (quantitativa e qualitativa) do tipo estudo de caso múltiplos, pois analisou os sete Sesc da Região Norte. Primeiramente, por meio de pesquisa exploratória, foram analisadas as publicações no feed do Instagram de forma geral e, também as relativas à área da cultura, obtendo-se dados para a realização da análise quantitativa, assim como para a análise qualitativa. O caráter qualitativo da pesquisa deu-se por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com os coordenadores de comunicação e sua posterior análise de conteúdo. O resultado encontrado foi a intensificação da utilização das mídias sociais como estratégia geral de comunicação com o público, além destas mídias servirem como ferramenta para divulgação de atividades e programações diversas da instituição. O destaque ficou para a mídia social Instagram, que foi a principal mídia social utilizada e a que trouxe mais resultados para os regionais no período estudado, inclusive para a divulgação de atividades e programações na área da cultura do Sesc.
Abstract: The covid-19 pandemic affected people and organizations on a global scale and social isolation, imposed as a safety measure, had a major impact on the world economy. From this, society as a whole needed to adapt and organizations needed to take their communication to the digital environment in order to maintain interaction with their audience and minimize the damage caused by the pandemic. In this way, Social Media, with strong growth during the pandemic period, were essential tools in this process, as they allowed the relationship between the company and the public, seeking to reduce the distance caused by this atypical situation. The problematization of this study concerns how the Social Service of Commerce (Sesc) in the North Region used Instagram as a tool to disseminate its programs in the area of culture and how its communication strategies were changed with the advent of the pandemic, since activities ceased to be face-to-face and began to take place in the digital environment. In this sense, the present master's research seeks to analyze how the covid-19 pandemic modified Sesc's communication strategies on the social media Instagram during the years 2020 and 2021. This study is characterized as mixed methods research (quantitative and qualitative) of the multiple case study type, as it analyzed the seven Sesc in the North Region. First, through exploratory research, publications in the Instagram feed were analyzed in general, and also those related to the area of culture, obtaining data for carrying out the quantitative analysis, as well as for the qualitative analysis. The qualitative character of the research took place through interviews with a semi-structured script with the communication coordinators and their subsequent content analysis. The result found was the intensification of the use of social media as a general communication strategy with the public, in addition to these media serving as a tool for publicizing the institution's various activities and programs. The highlight was the social media Instagram, which was the main social media used and the one that brought the most results for the regionals during the period studied, including the dissemination of activities and programs in the area of culture at Sesc.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional
Sesc
Instagram
Região Norte
Covid-19
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ComunicarInstagramTempos.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons