Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Andreza Barroso da.-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:56:39Z-
dc.date.available2024-02-26T19:56:39Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.citationSILVA, Andreza Barroso da. Dançaeira: O Corpo Feminino Afro-amazônico nas Malandragens e Vadiagens da Capoeira para a decolonização em Dança Contemporânea. 2023. 306 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16256. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16256-
dc.description.abstractThe artistic-cultural paths and journeys along the Icoaraci-Belém and Belém-Icoaraci transits enabled the Afro-Amazonian female body, immersed in relationships with dance and capoeira, to build the epistemological praxis Dançaeira. On these paths, memories were triggered from childhood in backyards, streets, schools, artistic-cultural experiences with dance and capoeira, following a trajectory of girl-woman-mother-educator-teacher-researcher, revealing the “living ancestry” that is present from the ancestral women who live in me. I call on three sisters who wield the berimbau together with me and decolonize power in dance in the Amazon with their poetics of “RE-existence”. I present possibilities for decolonial theoretical-methodological paths in contemporary dance, following na autoethnographic flux, by Fortin, sustained by the NOS-NÓS in which the “ties bind” with the world around us, with the doings, knowledges and powers are realized from the perspective of malandragem. Capoeira songs, poetry and authorial poetry-songs, photo images and video prints of immersions during the research, authorial drawings emanate reflections of the process and the striking presence of the berimbau, which impels the voice of the female body with its sounds and touches, endorse the methodological path of the research. The interplay of the dançaeirantes dialogues took in contributions from Freire, the pedagogical Praxis; Santos and Menezes, the Epistemologies of the South and; Costa, Torres and Grosfoguel, Decoloniality, which substantiate the non-hierarchical methodology that reveals the symbolism and meanings of the seven elements of the Dançaeira in order to awaken them in you, from the Amazon to the world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-02-26T19:40:56Z No. of bitstreams: 2 Tese_CorpoAfroAmazonico.pdf: 7020128 bytes, checksum: 8d5176d6db7097a3fd6aef1f00fc72b8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-02-26T19:56:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_CorpoAfroAmazonico.pdf: 7020128 bytes, checksum: 8d5176d6db7097a3fd6aef1f00fc72b8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-26T19:56:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_CorpoAfroAmazonico.pdf: 7020128 bytes, checksum: 8d5176d6db7097a3fd6aef1f00fc72b8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectDança Contemporâneapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleDançaeira : O Corpo Feminino Afro-amazônico nas Malandragens e Vadiagens da Capoeira para a decolonização em Dança Contemporâneapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6889411521648199pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472756466541421pt_BR
dc.description.resumoOs caminhos e trajetos artístico-culturais ao longo do trânsito Icoaraci-Belém e Belém-Icoaraci, proporcionaram ao corpo feminino afro-amazônico, imerso nas relações com a dança e com a capoeira, a construção da práxis epistemológica Dançaeira. Nestes caminhos, foram acionadas memórias a partir da infância nos quintais, ruas, escolas, experiências artístico culturais com a dança e com a capoeira, seguindo uma trajetória de menina-mulher-mãe educadora-professora-pesquisadora, revelando-se então, a “ancestralidade viva” que se presentifica a partir das mulheres ancestrais que habitam em mim. Convoco três manas que empunham o berimbau, junto a mim, e decolonizam o poder em dança na Amazônia com suas poéticas de “RE-existências”. Apresento possibilidades de caminhos teórico-metodológicos decoloniais em dança contemporânea, seguindo um fluxo autoetnográfico, de Fortin, sustentado pelo NOS-NÓS em que os “nós atados” com o mundo ao redor, com os fazeres, saberes e poderes se realizam sob a perspectiva da malandragem. Cantigas de capoeira, poesias e poesias-cantigas autorais, imagens de fotos e prints de vídeos de imersões durante a pesquisa, desenhos autorais emanam reflexões do processo e, a presença marcante do berimbau, que impele a voz do corpo feminino com seus sons e toques, endossam o percurso metodológico da pesquisa. O interjogo dos diálogos dançaeirantes acolheu contribuições de Freire, a Práxis pedagógica; Santos e Menezes, as Epistemologias do Sul e; Costa, Torres e Grosfoguel, Decolonialidade, que consubstanciam a metodologia não hierarquizada, que revela simbolismos e significados dos sete elementos da Dançaeira para despertá-la em vós, a partir da Amazônia para o mundo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_CorpoAfroAmazonico.pdf6,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons