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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16276
metadata.dc.type: | Tese |
Issue Date: | 3-Jul-2023 |
metadata.dc.creator: | COUTINHO, Lucienne Ellem Martins |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes |
Title: | Corpos alterados: gesto, performance e paixão entre torcedores do Paysandu |
Citation: | COUTINHO, Lucienne Ellem Martins. Corpos alterados: gesto, performance e paixão entre torcedores do Paysandu. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2023. 147 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16276. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente Tese tem como tema central a performance do torcedor apaixonado do Paysandu. No caminho que trilhei, trabalhei com a noção de “comportamento restaurado”, de Richard Schechner (2003); e com a ideia de “torcida como comunidade”, do antropólogo Roberto da Matta. Começo fazendo uma retrospectiva histórica do futebol, mostrando sua evolução, desde a Idade Antiga até os dias atuais, quando passa a ser regido por regras e caracterizado como esporte. Os dados históricos acerca da chegada do futebol em Belém do Pará foram coletados nas obras de Gaudêncio (2007) e Costa (2007). Aquino (2002) apresenta os primeiros indícios de uma prática semelhante ao que hoje se conhece como ‘futebol’; Zainaghi (1998) nos coloca em contato com os primórdios do futebol no Brasil; Leal (2000) nos fala sobre a prática do Tsuchu (século II), considerada a mais antiga forma de jogo na China; Grisard (2003) discorre sobre o manejo da bola nos jogos; Brustolin (2008) lança um olhar sobre o futebol como um dos fenômenos sociais e culturais mais importantes do século XX; Carioba (2017) reflete sobre o lado sombrio do futebol enquanto prática elitista no século XIX. O coração do trabalho – descrição etnográfica das performances dos torcedores apaixonados do Paysandu – encontra se no capítulo intitulado ‘Domingo de Payxão’. Nele, levanto hipóteses de como nasceu a paixão do “maior e melhor” time de futebol da Região Norte – o Paysandu. |
Abstract: | The present Thesis has as its central theme the performance of the Paysandu’s passionate supporters. In the path I took, I worked with the notion of “restored behavior”, by Richard Schechner (2003); and with the idea of “fans as a community”, by anthropologist Roberto da Matta. I begin by making a historical retrospective of football, showing its evolution, from ancient times to the present day, when it becomes governed by rules and characterized as a sport. Historical data about the arrival of football in Belém, state of Pará, were collected in the works of Gaudêncio (2007) and Costa (2007). Aquino (2002) presents the first signs of a practice similar to what is known today as 'soccer'; Zainaghi (1998) puts us in touch with the beginnings of football in Brazil; Leal (2000) tells us about the practice of Tsuchu (2nd century), considered the oldest form of game in China; Grisard (2003) talks about handling the ball in games; Brustolin (2008) looks at football as one of the most important social and cultural phenomena of the 20th century; Carioba (2017) reflects on the dark side of football as an elitist practice in the 19th century. The heart of the work – the ethnographic description of the Paysandu’s passionate fans’ performances – is found in the chapter entitled ‘Sunday of the Passion’ [‘Domingo da Payxão’]. In it, I hypothesize how the passion of “the biggest and the best” football team in the North Region – Paysandu – was born. |
Keywords: | Futebol Performance Paysandu |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ARTES |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Arte |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA |
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