Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16281
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 19-sep-2023
Autor(es): BASTOS, Rennan Coelho
metadata.dc.description.affiliation: Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá
Primer Orientador: SEIXAS, Netília Silva dos Anjos
Primer Coorientador: MENEGAZ, Jouhanna do Carmo
Título : Sala de aula invertida (Flipped classroom) no ensino de graduação em enfermagem: manual de recomendações para implementação
Citación : BASTOS, Rennan Coelho. Sala de aula invertida (Flipped classroom) no ensino de graduação em enfermagem: manual de recomendações para implementação. Orientadora: Netília Silva dos Anjos Seixas; Coorientadora: Jouhanna do Carmo Menegaz. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16281. Acesso em:.
Resumen: O desenvolvimento desta pesquisa e consequentemente a elaboração do produto educacional resultante do processo metodológico foram motivados a partir das experiências vivenciadas na graduação como aluno e monitor de uma atividade curricular denominada “Processos Educativos em Enfermagem I”, a primeira experiência com metodologias de Sala de Aula Invertida e a implementação do novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC) na Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade federal do Pará (UFPA). Diante disso, tanto a pesquisa quanto o produto educacional tiveram como objetivo: contribuir para a implementação da Sala de Aula Invertida no ensino de graduação em Enfermagem da FAENF/UFPA. Optou-se para condução metodológica deste estudo, a realização de uma revisão de escopo (scoping review) com o objetivo de mapear práticas de implementação da Sala de aula invertida no ensino de graduação em Enfermagem com base na literatura. A apresentação dos resultados da análise de conteúdo dos estudos que compuseram a amostra para esta revisão foram extraídos considerando os critérios de inclusão estabelecidos no protocolo, a fim de responder a questão foco e os objetivos desta pesquisa. O Manual de Recomendações, Produto Educacional (PE) desta pesquisa, foi elaborada a partir dos resultados extraídos da revisão de escopo. O PE tem como objetivo oferecer aos professores de graduação um recurso pedagógico para auxiliar na implementação da SAI no ensino de Enfermagem, estimular a aprendizagem ativa, promover um ambiente de ensino criativo e dialógico, a fim de integrar teoria e prática para uma aprendizagem significativa. O Manual é composto por 20 páginas, onde estão organizadas: capa, contracapa, apresentação, sumário, introdução, modelo de operações, desenvolvimento (etapas 1, 2 e 3), recomendações gerais, sugestões de literatura e inspirações, referencias, capa final. O público-alvo do Produto Educacional ancorado a esta dissertação, docentes de graduação em Enfermagem, foram considerados para compor o painel de especialistas para avaliação e validação do Manual de Recomendações. A partir das avaliações recebeu-se como devolutiva que o conteúdo, as etapas e sua organização, as recomendações e sugestões, apresentadas no manual, auxiliam o docente no processo de implementação da SAI no ensino de Enfermagem, bem como no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Os especialistas também avaliaram a linguagem do manual como clara, coerente e objetiva e o design como atrativo e bem elaborado. Ao serem perguntados se usariam o produto e os recomendariam para outros professores, foram positivos. O processo de validação também evidenciou que o produto é inovador e fornece aos professores novos meios de promover a aprendizagem ativa, colocando o aluno no centro do processo, rompendo com a postura do professor como detentor do conhecimento, para a construção coletiva do conhecimento. Posto isso, o presente trabalho cumpriu com os objetivos propostos produzindo um potente recurso pedagógico que contribui com a utilização de metodologias ativas no ensino superior, a fim de promover aprendizagem ativa e significativa no ensino de graduação em Enfermagem.
Resumen : The development of this research and consequently the elaboration of the educational product resulting from the methodological process were motivated by experiences during graduation as a student and monitor of a curricular activity called “Educational Processes in Nursing I”, the first experience with Classroom methodologies Inverted and the implementation of the new Curricular Pedagogical Project (PPC) at the Faculty of Nursing (FAENF) of the Universidade Federal do Pará (UFPA). Given this, both the research and the educational product aimed to: contribute to the implementation of the Flipped Classroom in undergraduate Nursing education at FAENF/UFPA. For the methodological conduct of this study, it was decided to carry out a scoping review with the objective of mapping practices for implementing the Flipped Classroom in undergraduate Nursing education based on the literature. The presentation of the results of the content analysis of the studies that made up the sample for this review were extracted considering the inclusion criteria established in the protocol, in order to answer the focus question and the objectives of this research. The Recommendations Manual, Educational Product (EP) of this research, was prepared based on the results extracted from the scoping review. The PE aims to offer undergraduate teachers a pedagogical resource to assist in the implementation of SAI in Nursing teaching, stimulate active learning, promote a creative and dialogical teaching environment, in order to integrate theory and practice for meaningful learning. The Manual consists of 20 pages, which are organized: front, back cover, presentation, summary, introduction, operations model, development (steps 1, 2 and 3), general recommendations, literature suggestions and inspirations, references, final cover. The target audience of the Educational Product anchored in this dissertation, undergraduate Nursing professors, were considered to compose the panel of experts for evaluation and validation of the Recommendations Manual. From the evaluations, it was received feedback that the content, the steps and their organization, the recommendations and suggestions, presented in the manual, help the teacher in the process of implementing the SAI in Nursing teaching, as well as in the development of skills and abilities of students. The experts also evaluated the manual's language as clear, coherent and objective and the design as attractive and well-designed. When asked if they would use the product and recommend it to other teachers, they were positive. The validation process also showed that the product is innovative and provides teachers with new ways to promote active learning, placing the student at the center of the process, breaking with the teacher's stance as holder of knowledge, towards the collective construction of knowledge. That said, the present work fulfilled the proposed objectives, producing a powerful pedagogical resource that contributes to the use of active methodologies in higher education, in order to promote active and meaningful learning in undergraduate Nursing education.
Palabras clave : Sala de Aula Invertida
Enfermagem
Ensino Superior
Flipped Classroom
Nursing
Higher education
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_SalaAulaInvertida.pdf8,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_SalaAulaInvertida.pdf35,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons