Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16347
Tipo: Dissertação
Data do documento: 19-Mar-2024
Autor(es): SANTOS, Matheus Miranda dos
Afiliação do(s) Autor(es): IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Primeiro(a) Orientador(a): RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira
Título: DesmitiFake! Fake news como recurso didático na formação de professores de História
Citar como: SANTOS, Matheus Miranda dos. DesmitiFake! Fake news como recurso didático na formação de professores de História. Orientador: Ronaldo de Oliveira Rodrigues. 2024. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16347. Acesso em:.
Resumo: A presente dissertação foi conformada no âmbito da linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE), do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem por objetivo desenvolver e implementar, por meio de metodologias e práticas ativas, uma sequência didática que utilize fake news como recursos didáticos na formação de professores de História. Almejando alcançar tal objetivo, foi realizada a prototipação do produto educacional na forma de sequência didática intitulada “DesmitiFake!”, disposta em dois encontros voltados para o público do curso de graduação de Licenciatura em História. Posteriormente, o aludido produto educacional foi testado e validado com a participação de discentes do curso de Licenciatura em História da Faculdade de História da UFPA, demonstrando resultados promissores quanto ao envolvimento, engajamento e aprendizado dos discentes na elaboração de estratégias educacionais que potencializem as capacidades críticas e problematizadoras a partir da utilização das fake news como recurso didático. Em seguida, foi elaborado um site destinado a hospedar todos os materiais criados para implementação da sequência didática, vislumbrando oportunizar, criar e ocupar os espaços disponibilizados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em prol de promover a disseminação de instrumentos que possibilitem subsidiar o processo de enfrentamento as fake news e permitam a aproximação do público-alvo com as potencialidades facultadas pelas TDICs. Desse modo, os resultados da pesquisa indicam artifícios teóricos e metodológicos viáveis para o enfrentamento as fake news, por meio de metodologias e práticas ativas voltadas para discentes do curso de Licenciatura em História.
Abstract: This dissertation was created within the scope of the Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE) research line of the Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), of the do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), at the Universidade Federal do Pará (UFPA). Its aim is to develop and implement, using active methodologies and practices, a didactic sequence that uses fake news as didactic resources in the training of history teachers. To achieve this goal, the educational product was prototyped in the form of a didactic sequence entitled "DesmitiFake!", which was presented in two meetings aimed at the History undergraduate course audience. Subsequently, this educational product was tested and validated with the participation of students on the History degree course at UFPA's Faculty of History, showing promising results in terms of student involvement, engagement and learning in the development of educational strategies that enhance critical and problem-solving skills using fake news as a didactic resource. Next, a website was designed to host all the materials created to implement the didactic sequence, with the aim of providing opportunities, creating and occupying the spaces made available by Digital Information and Communication Technologies (DICTs), in order to promote the dissemination of tools that can support the process of confronting fake news and bring the target audience closer to the potential provided by DICTs. In this way, the results of the research indicate viable theoretical and methodological tools for tackling fake news, through active methodologies and practices aimed at History undergraduate students.
Palavras-chave: Ensino de história
Formação de professores
Fake news
Práticas ativas
Metodologias inovadoras
History teacher training
History teaching
Active practices
Innovative methodologies.
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesmitiFakeFakeNews.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_DesmitifakeFakeNews.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons