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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16365
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Autor(es): | PENA, Luana de Nazaré Pinto |
Primeiro(a) Orientador(a): | BUENO, Michele Escoura |
Título: | A internet como espaço de atuação política para mulheres capoeiristas em tempos de isolamento |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | PENA, Luana de Nazaré Pinto. A internet como espaço de atuação política para mulheres capoeiristas em tempos de isolamento. Orientadora: Michele Escoura Bueno. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia de Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, Ano de defesa. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16365. Acesso em: . |
Resumo: | Os espaços em rede configuraram novas dinâmicas de sociabilidade, possibilitando o entrelaçamento de diferentes contextos histórico-sociais, uma multiplicidade de grupos, organizações e sujeitos com diferentes perfis de atuação e mobilização social e política, que atingiram novos patamares a partir dos contextos impulsionados pela pandemia da COVID- 19, no ano de 2020. Foi neste cenário que a capoerista paraense Sabrina Silva utilizou as lives no Facebook para difundir o movimento feminino da capoeira no Pará. Diante do exposto, o presente estudo objetivou analisar como a internet se tornou um lócus de atuação política das mulheres capoeiristas durante a pandemia no ano de 2020, a partir do estudo de caso das Lives de Sabrina Silva. Para realizar as análises, adotamos a etnografia digital como método, ela é uma adaptação da análise etnográfica para o estudo de culturas on-line, visando explorar e expandir as possibilidades por meio do constante uso das redes digitais. Em relação ao arcabouço teórico, selecionamos, entre outros, autores que trabalham questões relacionadas à capoeira, como Nestor Capoeira (1999), Letícia Reis (2000) e Luiz Augusto Leal (2005); autores que discutem as relações de movimentos sociais na atualidade, como Manuel Castells (2014) e Maria da Gloria Gohn (2011); autores que debatem questões de gênero, raça e classe, por exemplo, Anne McClintock (1995) e Kimberlé Crenshaw (2002); e teóricos que discutem a etnografia do digital, a saber, Beatriz Lins, Carolina Parreiras e Eliane Freitas (2020). Com isso, verificamos que as mídias sociais foram apropriadas por mulheres durante um período em que encontros físicos estavam suspensos, a fim de difundir uma luta tão importante para a construção da cultura brasileira, assim, evidenciando as relações de poder presentes na capoeira e suas possibilidades de expandirem as discussões sobre o tema e darem mais visibilidade a ele. |
Abstract: | Networked spaces have shaped new dynamics of sociability, enabling the intertwining of different historical-social contexts, a multiplicity of groups, organizations and subjects with different profiles of action and social and political mobilization, which have reached new heights from the contexts driven by the COVID-19 pandemic in 2020. It was in this scenario that capoerista paraense Sabrina Silva used Facebook lives to spread the female capoerista movement in Pará. In view of the above, this study aimed to analyze how the internet became a locus of political action for women capoeiristas during the pandemic in 2020, based on the case study of Sabrina Silva's Lives. To carry out the analysis, we adopted digital ethnography as a method, which is an adaptation of ethnographic analysis for the study of online cultures, aiming to explore and expand the possibilities through the constant use of digital networks, posting the material collected. With regard to the theoretical framework, we selected, among others, authors who work on issues related to capoeira, such as Nestor Capoeira (1999), Letícia Reis (2000) and Luiz Augusto Leal (2005); authors who discuss social movement relations today, such as Manuel Castells (2014) and Maria da Gloria Gohn (2011); authors who debate issues of gender, race and class, for example Anne McClintock (1995) and Kimberlé Crenshaw (2002); and theorists who discuss the digital ethnography , namely Beatriz Lins, Carolina Parreiras and Eliane Freitas (2020). As a result, it was found that social media was appropriated by women during a period when physical meetings were suspended, in order to spread a struggle so important to the construction of Brazilian culture, thus highlighting the power relations present in capoeira and its possibilities for expanding discussions on the subject and giving it more visibility. |
Palavras-chave: | Internet Capoeira Gênero Pandemia Etnografia digital Antropologia Movimentos sociais Gender Pandemic digital ethnography Anthropology Social movement |
Área de Concentração: | ANTROPOLOGIA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico. ifchbiblioteca@gmail.com |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_InternetEspaçoAtuacao | 1,64 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
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