Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16448
Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Jun-2023
Autor(es): Souza, Cintia Aliny Silva de
Afiliação do(s) Autor(es): SEDUC - Secretaria de Educação do Estado do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): Fraiha-Martins, France
Título: Da tecitura de uma experiência docente à proposta de formação de professores de química
Citar como: SOUZA, Cintia Aliny Silva de. Da tecitura de uma experiência docente à proposta de formação de professores de química. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16448. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação sobre formação de professores tem como objetivo compreender os termos em que ocorre a aprendizagem da docência por meio do intercâmbio de experiências quando a tríade Formador-Professor-Licenciando é estabelecida em uma ambiência de formação docente em química, com vistas aos aspectos formativos gerais e específicos para o ensino de química na Educação Básica. Por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e Pesquisa Narrativa procuramos responder a seguinte questão de pesquisa: em que termos ocorre a aprendizagem da docência por meio do intercâmbio de experiências entre FormadorProfessor-Licenciando estabelecido em uma ambiência de formação docente em química? Com a ATD, obteve-se a categoria de análise Novos caminhos – eu, tu, ele em nós que indica as aprendizagens que emergem no contexto formativo analisado e que contribui para a elaboração da proposta formativa que constitui o Produto Educacional. Os sujeitos de pesquisa foram escolhidos de forma intencional segundo os critérios: i) aceitar participarem da pesquisa; ii) ter participado do mesmo contexto e ambiência de formação; iii) e estar atuando como docentes de química. São 02 (dois) licenciandos, 02 (dois) professores de química do ensino médio (um deles a própria autora), 02 (dois) formadores de professores que atuam em curso de licenciatura. Quanto aos instrumentos investigativos, elegemos os diários de bordos e os relatórios da CAPES escritos pelos licenciandos, memorial de formação da pesquisadora e entrevista semiestrutura dos sujeitos de pesquisa. Os resultados revelam que a ambiência de formação estabelecida é capaz de oportunizar aos professores de química, em qualquer contexto formativo, aprendizagens da docência de caráter permanente. Ademais, essa ambiência promove o intercâmbio de experiências e saberes docentes, bem como favorece o estreitamento de espaço e tempo entre escola e universidade. É possível inferir que os participantes desenvolveram conhecimentos pedagógicos do conteúdo específico de química e atitudes reflexivas sobre si e o ensino de química, de forma individual e coletiva. Esta pesquisa gerou o Produto Educacional intitulado “Ateliê Docente: proposta de ambiência na formação de professores de química”. Tal produto tem por finalidade propor um modelo de formação de professores de química por meio do intercâmbio de experiência entre FormadorProfessor-Licenciando em uma ambiência que estimula a formação reflexiva, permanente e colaborativa.
Abstract: This dissertation on teacher training aims to understand the terms in which learning to teach occurs through the exchange of experiences when the triad Teacher-Trainee is established in a chemistry teacher training environment, with a view to general and specific training aspects for teaching chemistry in Basic Education. Using Discourse Textual Analysis (DTA) and Narrative Research, we sought to answer the following research question: in what terms does learning to teach occur through the exchange of experiences between Teacher TrainerTeacher-Trainee established in a chemistry teacher training environment? The DTA resulted in the analysis category new paths - me, you, him in us, which indicates the learning that emerges in the training context analyzed and which contributes to the development of the training proposal that makes up the Educational Product. The research subjects were chosen intentionally according to the following criteria: i) to agree to take part in the research; ii) to have participated in the same training context and environment; iii) and to be working as chemistry teachers. There are two (2) undergraduates, two (2) high school chemistry teachers (one of them the author herself) and two (2) teacher trainers who work on a degree course. As for the investigative instruments, we chose the embroidery diaries and CAPES reports written by the undergraduates, the researcher's training memorial and semi-structured interviews with the research subjects. The results show that the training environment established is capable of providing chemistry teachers, in any training context, with permanent teaching learning. In addition, this environment promotes the exchange of teaching experiences and knowledge, as well as favoring closer space and time between school and university. It is possible to infer that the participants developed pedagogical knowledge of the specific chemistry content and reflective attitudes about themselves and chemistry teaching, individually and collectively. This research generated the Educational Product entitled “Teaching Workshop: proposal for ambience in the training of chemistry teachers”. The purpose of this product is to propose a model for training chemistry teachers through the exchange of experience between Teacher Trainer-Teacher-Licensed Student in an environment that encourages reflective, permanent and collaborative training.
Palavras-chave: Formação de professores de química
Ambiência
Aprendizagem da docência
Produto educacional
Chemistry teacher training
Environment
Teaching learning
Educational product
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TecituraExperienciaDocente.pdf5,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons