Desenvolvimento de modelo matemático para simulação de transporte de resíduo plástico em estuário amazônico.

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2024-05-28

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Universidade Federal do Pará

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SANTIAGO, Matheus Pamplona. Desenvolvimento de modelo matemático para simulação de transporte de resíduo plástico em estuário amazônico. Orientador: Marcelo Rollnic. Coorientadora: Thaís Angélica da Costa Borba. 2024. xiv. 67 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia. Belém. 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16501. Acesso em:.

DOI

O crescente uso de plásticos tem gerado preocupações ambientais devido à persistência desses materiais nos ecossistemas marinhos. Estima-se que trilhões de detritos plásticos estejam atualmente nos oceanos, com milhões de toneladas adicionais ingressando anualmente por meio de rios e outras fontes terrestres. Há uma lacuna entre os modelos de entrada de plástico nos oceanos e as observações de campo, indicando a necessidade de abordagens e simulações mais precisas baseadas em dados in-situ. A Zona Costeira Amazônica (ZCA) surge como um ponto crítico para o acúmulo de resíduos plásticos, especialmente em áreas vegetadas próximas a grandes centros urbanos. Embora vários modelos numéricos tenham sido desenvolvidos para a ZCA, nenhum abordou o transporte de resíduos plásticos até o momento. Este estudo pioneiro implementou a primeira simulação matemática para o transporte de plástico em um estuário urbano da costa amazônica, especificamente na Baía do Guajará. O rio urbano da Tamandaré foi escolhido como local de lançamento devido à disponibilidade de dados in-situ para a parametrização dos plásticos que entram na Baía. O modelo hidrodinâmico (D-Flow), validado pelo grupo de modelagem ambiental do LAPMAR, e o módulo de qualidade de água (D-Waq), foram implementados com o software Delft-3D. Os resultados mostram que a Baía do Guajará é mais sensível à contaminação por plásticos durante o período seco, caracterizado por um lento transporte de massas d’água e uma reduzida capacidade de renovação do sistema. Em contraste, no período chuvoso, a tendência é para a exportação de plásticos, devido à maior capacidade de renovação do ambiente. O tempo de residência das águas do rio Tamandaré na baía varia de aproximadamente 8,28 dias no período de maior descarga a 31,76 dias no período de menor descarga, permitindo estimar que os resíduos lançados pelo Tamandaré podem alcançar o Oceano Atlântico Tropical em um intervalo de 36 a 63 dias, dependendo da estação sazonal. O estudo conclui que estuários amazônicos com marés assimétricas positivas favorecem a importação de resíduos no período de menor vazão e aumentam a exportação no período de maior vazão. Foram observadas zonas temporárias de retenção de plásticos em ambos os períodos sazonais para as regiões marginais de baixa energia e morfologia atípica, como a orla próxima ao porto de Belém (BG1) e a foz do rio Guamá (RG). Essas zonas de retenção são intensificadas no período seco e atenuadas no período chuvoso, conforme a variabilidade hidrodinâmica local. Embora o estudo tenha analisado a dinâmica resultante do aporte de plásticos em uma única maré vazante, não considerou o fluxo contínuo e o potencial acúmulo de plásticos ao longo do tempo. Este trabalho representa um passo inicial importante para melhorar a compreensão e a metodologia do transporte de plásticos na ZCA.

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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SANTIAGO, Matheus Pamplona. Desenvolvimento de modelo matemático para simulação de transporte de resíduo plástico em estuário amazônico. Orientador: Marcelo Rollnic. Coorientadora: Thaís Angélica da Costa Borba. 2024. xiv. 67 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia. Belém. 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16501. Acesso em:.