Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16521
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 24-Mar-2023 |
Autor(es): | SILVA, Vanderlane Suelen da Silva e |
Primeiro(a) Orientador(a): | PEREIRA, Simone de Fátima Pinheiro |
Primeiro(a) coorientador(a): | SOUSA JUNIOR, Pedro Moreira de |
Título: | O potencial da Arrabidaea chica (pariri) como indicador naturalácido-base: uma proposta para o ensino de ciências. |
Citar como: | SILVA, Vanderlane Suelen da Silva e. O potencial da Arrabidaea chica (pariri) como indicador naturalácido-base: uma proposta para o ensino de ciências. Orientadora: Simone de Fátima Pinheiro Pereira. Coorientador: Pedro Moreira de Sousa Junior. 2023. xiv, 120 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16521. Acesso em:. |
Resumo: | A experimentação é uma boa estratégia didática que contribui para o ensino e a aprendizagem em ciências da natureza. Entre os diversos assuntos de ciências que podem ser trabalhados por meio da experimentação, vale mencionar a acidez e basicidade de substâncias, pois é um tópico que está presente no cotidiano do aluno. Sob tal panorama, os temas de ácido e bases podem ser estudados por meio de indicadores naturais, esses são extratos naturais que apresentam como base as antocianinas, sendo que elas são pigmentos da classe dos flavonóides que podem ser usadas para determinar o pH de diversas amostras. A Arrabidaea chica conhecida popularmente como Pariri é uma das várias plantas que apresentam antocianina. Assim, o presente estudo visou identificar as propriedades indicadoras ácido-base do extrato vegetal da espécie A. chica, tendo em vista sua utilização como indicador natural para teste de pH da água de consumo e na água de chuva aplicado no ensino de ciências. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: preparação do extrato alcoólico de A. chica, aplicação do extrato alcoólico da A. chica como indicador de pH com alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Conceição Malheiro em Irituia- PA e a composição do produto educacional. O produto final da pesquisa constituiu em uma cartilha que abordou sobre o pH da água de consumo e como elaborar um indicador natural de pH a partir do extrato alcoólico da A. chica. Conclui-se que o extrato da A. chica pode ser utilizado como indicador de pH apresentando uma mudança de coloração ácido-base bastante satisfatória quando aplicada nas amostras testadas. Também ficou evidente que houve um grande envolvimento dos alunos e professores com a experiência proposta e como a aproximação do conhecimento científico com o cotidiano dos alunos pode favorecer o processo ensino-aprendizagem. O produto final da pesquisa ao ser aplicado aos professores teve resposta satisfatória na Escola objeto deste estudo e poderá auxiliar outros professores de outros lugares. |
Abstract: | Experimentation is a good teaching strategy that contributes to teaching and learning in natural sciences. Among the various science subjects that can be worked on through experimentation, it is worth mentioning the acidity and basicity of substances, as it is a topic that is present in the student's daily life. Under such a scenario, the acid and base themes can be studied through natural indicators, these are natural extracts that have anthocyanins as a base, and they are pigments of the flavonoid class that can be used to determine the pH of various samples. In this sense, Arrabidaea chica popularly known as Pariri is one of several plants that contain anthocyanin. Thus, the present study aimed to identify the acid-base indicator properties of the plant extract of the A. chica species, considering its use as a natural indicator for testing the pH of drinking water and rainwater applied in science teaching. For this, the research was developed in 3 stages: preparation of the alcoholic extract of A. chica, application of the alcoholic extract of A. chica as a pH indicator with students of the 9th grade of elementary school at the Public school Maria Conceição Malheiro in Irituia-PA and the composition of the educational product. The final product of the research was a booklet that addressed the pH of drinking water and how to create a natural pH indicator from the alcoholic extract of A. chica. It is concluded that the A. chica extract can be used as a pH indicator, showing a very satisfactory acid-base color change when applied to the tested samples. It was also evident that there was a great involvement of students and teachers with the proposed experience and how the approximation of scientific knowledge with students' daily lives can favor the teaching-learning process. The final product of the research, when applied to the teachers, had a satisfactory response in the School that was the object of this study and could help other teachers from other places. |
Palavras-chave: | Arrabidaea chica pH Ensino de ciências |
Área de Concentração: | ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
Linha de Pesquisa: | RECURSOS NATURAIS E TECNOLOGIA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Geociências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibgeociencias@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PotencialArrabidaeaChica.pdf | 8,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons