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Tipo: Dissertação
Data do documento: 3-Out-2023
Autor(es): DAMASCENO, Rabello, Wendell Robério
Primeiro(a) Orientador(a): GODOY, Sara Gurfinkel Marques de
Título: Um estudo de caso a respeito da práxis da Educação Ambiental na E.M.E.I.F. "Dr. Ulysses Guimarães", Altamira/PA.
Citar como: RABELLO, Wendell Robério Damasceno. Um estudo de caso a respeito da práxis da Educação Ambiental na E.M.E.I.F. "Dr. Ulysses Guimarães", Altamira/PA. Orientadora: Sara Gurfinkel Marques de Godoy. 2023. xv, 122 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16522. Acesso em:.
Resumo: Os problemas ambientais e a desigualdade social vêm crescendo em ritmo frenético, principalmente em decorrência da destruição do meio ambiente e sua exploração desordenada praticada pelo homem. E as escolas de certa forma podem contribuir para a implantação de estratégias ou ferramentas que ajudem a compreender uma nova mentalidade sobre a preservação do meio ambiente, uma vez que o espaço escolar por si só, caracteriza-se pela formação ética e cidadã dos alunos, através de trabalhos de sensibilização e conscientização. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no ambiente escolar da Emeif “Dr. Ulysses Guimarães”, localizada no município de Altamira-Pa. A metodologia de pesquisa se baseará em levantamento bibliográfico de dados oficiais, e de teorias específicas da Educação Ambiental; levantamento de dados, por meio aplicação de questionários direcionados aos alunos, professores e direção escolar; análise dos dados coletados. Como resultado da pesquisa será desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha de Educação Ambiental para jovens agentes ambientais”, com foco na formação ambiental dos alunos para que futuramente desempenhem o papel de colaboradores e reprodutores de ações para a proteção do meio ambiente, trabalhando a sensibilização, educação ambiental, cidadania e conscientização. O Produto Educacional foi desenvolvido com base nos questionários aplicados durante a pesquisa, após sucinta análise e interpretação dos dados coletados. O Produto foi testado durante cinco dias na turma do 8º Ano A, logo depois do período de aplicação foi avaliado por quatro professoras para que o mesmo fosse validado. A avaliação ocorreu através de uma Ficha de Validação, ao final o Produto Educacional recebeu o conceito E (Excelente), sendo aprovado com louvor e unanimidade. Notou-se um aumento no interesse tanto dos alunos como dos professores pelas questões ambientais após a aplicação do produto educacional. Servindo de estimulo tanto para professores como para alunos, inclusive ambos se comprometeram a construir outros modelos de produtos educacionais que possam auxiliar nas aulas e no processo ensino aprendizagem.
Abstract: Environmental problems and social inequality have been growing at a frenetic pace, mainly as a result of the destruction of the environment and its disorderly exploitation by man. And schools can, in a way, contribute to the implementation of strategies ortools that help people understand a new mentality about preserving the environment, since the school environment in itself is characterized by the ethical and civic training of students, through awareness-raising work. In this sense, the aim of this research is to understand how Environmental Education has been worked on in the school environment at “Dr. Ulysses Guimarães” elementary school, located in the municipality of Altamira-Pa. The research methodology will be based on a bibliographical survey of official data and theories specific to Environmental Education; data collection, through the application of questionnaires directed at students, teachers and school management; analysis of the data collected. As a result of the research, an educational product entitled "Environmental Education Primer for young environmental agents" will be developed, focusing on the environmental training of students so that in the future they can play the role of collaborators and reproducers of actions for the protection of the environment, working on sensitization, environmental education, citizenship and awareness. The Educational Product was tested for five days in the Year 8 A class, and after the application period it was evaluated by four teachers so that it could be validated. The evaluation took place using a Validation Form distributed to each evaluating teacher. At the end, the Educational Product received an E (Excellent) grade and was unanimously approved. There was an increase in the interest of both students and teachers in environmental issues after the application of the educational product. It was a stimulus for both teachers and students, and both committed themselves to building other models of educational products that can help in the classroom and in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Sensibilização
Cidadania
Educação ambiental
Comunidade
Desenvolvimento Sustentável
Área de Concentração: ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Linha de Pesquisa: AMBIENTE E SOCIEDADE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Geociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibgeociencias@ufpa.br
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